2022
Dinâmicas dos Processos de Ensino-Aprendizagem
Nome: Dinâmicas dos Processos de Ensino-Aprendizagem
Cód.: PSI11141M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer a estrutura e organização da escola
- Conhecer os modelos de ensino
- Compreender a importância do clima da sala de aula nas dinâmicas de ensino-aprendizagem
- Compreender os processos interpessoais e contextuais no processo de ensino-aprendizagem
- Refletir criticamente sobre diversas questões do processo de ensino-aprendizagem
- Observar e análisar de situações no âmbito das dinâmicas de ensino-aprendizagem
- Identificar diferentes processos e estratégias de intervenção
- Perspetivar e aplicar estratégias de intervenção
- Conhecer os modelos de ensino
- Compreender a importância do clima da sala de aula nas dinâmicas de ensino-aprendizagem
- Compreender os processos interpessoais e contextuais no processo de ensino-aprendizagem
- Refletir criticamente sobre diversas questões do processo de ensino-aprendizagem
- Observar e análisar de situações no âmbito das dinâmicas de ensino-aprendizagem
- Identificar diferentes processos e estratégias de intervenção
- Perspetivar e aplicar estratégias de intervenção
Conteúdos Programáticos
1. Estrutura e organização da escola
2. Ensino
2.1. Psicologia na formação de professores
2.2. O desenvolvimento profissional de professores
2.3. Perspetivas de intervenção psicológica nos processos de ensino
3. Dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem:
3.1. Dinâmicas relacionais nos processos de ensino-aprendizagem
3.4. Gestão da sala de aula
3.3. Perspetivas de intervenção psicológica nas dinâmicas de ensino-aprendizagem
2. Ensino
2.1. Psicologia na formação de professores
2.2. O desenvolvimento profissional de professores
2.3. Perspetivas de intervenção psicológica nos processos de ensino
3. Dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem:
3.1. Dinâmicas relacionais nos processos de ensino-aprendizagem
3.4. Gestão da sala de aula
3.3. Perspetivas de intervenção psicológica nas dinâmicas de ensino-aprendizagem
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: preferencialmente expositivas.
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Avaliação contínua:
a) trabalho escrito individual/ pares, de análise e reflexão sobre o papel do
psicólogo na escola tendo em conta os objetivos da lei de bases do sistema educativo. (15%);
b) trabalho em grupo (2 a 3 alunos) a apresentar nas aulas práticas: Os alunos deverão elaborar a planificação de uma intervenção em (sala de aula e/ou escola) com vista a alterar, melhorar ou criar/conceber novas dinâmicas em contextos de ensino-aprendizagem (30%)
c) Realização de uma prova de frequência (55%).
Exame: prova escrita teórica (60%); b) prova escrita prática/trabalho (40%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Avaliação contínua:
a) trabalho escrito individual/ pares, de análise e reflexão sobre o papel do
psicólogo na escola tendo em conta os objetivos da lei de bases do sistema educativo. (15%);
b) trabalho em grupo (2 a 3 alunos) a apresentar nas aulas práticas: Os alunos deverão elaborar a planificação de uma intervenção em (sala de aula e/ou escola) com vista a alterar, melhorar ou criar/conceber novas dinâmicas em contextos de ensino-aprendizagem (30%)
c) Realização de uma prova de frequência (55%).
Exame: prova escrita teórica (60%); b) prova escrita prática/trabalho (40%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Bibliografia
Coll, C., Marchesi, A., & Palacios, J. (2004). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar (vol. 2). Porto Alegre: Artmed
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill.
Gutkin, T. & Reynolds, C. (eds.) (2009). The handbook of school psychology (4ª ed.). New York: John Wiley & Sons
Santrack, J.W. (2008). Educational Psychology. New York: McGrawHill.
Seifert, K. & Sutton, R. (2009). Educational Psychology. Jacobs Foundation, Zurich, Switzerland
Woolfolk, A., Hughes, M., & Walkup, V. (2008). Psychology in education. London: Pearson Longman.
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: McGraw-Hill.
Gutkin, T. & Reynolds, C. (eds.) (2009). The handbook of school psychology (4ª ed.). New York: John Wiley & Sons
Santrack, J.W. (2008). Educational Psychology. New York: McGrawHill.
Seifert, K. & Sutton, R. (2009). Educational Psychology. Jacobs Foundation, Zurich, Switzerland
Woolfolk, A., Hughes, M., & Walkup, V. (2008). Psychology in education. London: Pearson Longman.
Equipa Docente
- Heldemerina Chimuma Domingos Samutelela Pires [responsável]