2024

Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos

Nome: Avaliação Psicológica em Contextos Clínicos
Cód.: PSI11135M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC pretende desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências na área da avaliação psicológica que possam ser relevantes em diversos contextos clínicos de actuação dos psicólogos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Do ponto de vista dos conhecimentos teóricos: 


s        Conhecer os objectivos e o tipo de questões que se colocam em avaliação psicológica clínica


s        Conhecer os diferentes tipos de métodos utilizados em avaliação psicológica clínica


s        Conhecer os fundamentos de uma perspectiva psicodinâmica em avaliação psicológica


s        Conhecer os fundamentos teóricos subjacentes, as características e a forma de utilização de diferentes tipos de instrumentos de avaliação em Psicologia Clínica


 


Do ponto de vista das competências a desenvolver: 


s        Reflectir sobre a importância de avaliar diversos aspectos do funcionamento mental, relevantes para uma compreensão global da dinâmica interna dos sujeitos, e sobre as características e metodologias da avaliação psicológica em contextos clínicos


s        Saber cotar / codificar diversos instrumentos de avaliação


s        Saber interpretar diversos instrumentos de avaliação


s        Aprofundar competências de conceptualização de caso em avaliação psicológica 


s        Aprofundar competências de inferência e raciocínio clínico

Conteúdos Programáticos

I- Introdução: A avaliação psicológica em contextos clínicos


1- Definição, processo, objectivos e questões e frequentes


2- A conceptualização de um caso


3- Métodos em avaliação psicológica


4- Complementaridade entre diferentes tipos de métodos


5- Utilização de diferentes métodos para avaliação dos mesmos constructos


6- Interpretação quantitativa versus interpelação qualitativa


7- Métodos diferentes para diferentes sujeitos


8- Uma bateria fixa ou uma bateria flexível de provas


9- Múltiplos instrumentos unidimensionais ou um instrumento multi-dimensional


10- O papel da teoria em avaliação psicológica e a avaliação psicológica psicodinâmica


 


II- Avaliação cognitiva e do nível intelectual


 


III- Avaliação da Psicopatologia


 


IV- Avaliação da personalidade


1- O modelo de Sidney Blatt sobre o desenvolvimento da personalidade e sobre a psicopatologia e a depressão


2- O Questionário de Experiências Depressivas e o Questionário de Experiências Depressivas para Adolescentes na avaliação da personalidade anaclítica (relacionamento) e da personalidade intorjectiva (auto-definição)


3- Implicações clínicas


 


V- Avaliação das experiências infantis de cuidado, das representações ojectais e da vinculação amorosa


1- Avaliação das experiências infantis de cuidado


2- Avaliação das representações objectais


3- Avaliação da vinculação ao par amoroso


 


VI- Avaliação dos mecanismos de defesa


 


VII- Avaliação do Self


1- Avaliação do auto-conceito e da auto-estima


2- Avaliação da coesão do Self (dos objectos do Self)


3- Avaliação da diferenciação, articulação e integração do conceito de Self


 


VIII- Redacção de relatórios de avaliação psicológica em contextos clínicos 


 


IX- Estudo de casos

Métodos de Ensino

O docente combinou uma metodologia de ensino expositivo com actividades práticas de codificação e interpretação de protocolos e de estudo de casos. 

Avaliação

A avaliação da unidade curricular será realizada através do sistema de avaliação mista, que pressupõe a realização de um teste, de um trabalho prático em grupo e a participação dos alunos ao longo do semestre, através da realização de tarefas em trabalho autónomo e nas aulas teorico-práticas.


O teste tem uma ponderação de 35% na nota final, o trabalho prático em grupo tem uma moderação de 30% na nota final, a participação têm uma ponderação de 35%. O trabalho prático a realizar em grupo consiste na realização de um estudo de caso e deve ser entregue na época de exames em data a combinar com os alunos. As datas de realização e entrega das tarefas da componente de participação serão combinadas com os alunos. O teste será realizado na última aula teórica do semestre.


Uma classificação inferior a 8 valores em qualquer uma dos três elementos de avaliação implica a reprovação na unidade curricular.


Caso os alunos não obtenham aproveitamento no sistema de avaliação contínua, poderão realizar a avaliação por exame que pressupõe a elaboração de um trabalho prático individual de estudo de caso, o mesmo do sistema de avaliação contínua (a entregar na data do exame) e de um teste, respectivamente com a ponderação de: 40% e 60% da nota final.


Uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos dois elementos da avaliação por exame implica a reprovação na unidade curricular.


 A avaliação de recurso e em época especial pressupõem as mesmas condições e os mesmos elementos da avaliação em época normal.

Bibliografia

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