2024

Psicoterapia Dinâmica com Crianças e Adolescentes

Nome: Psicoterapia Dinâmica com Crianças e Adolescentes
Cód.: PSI11133M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Identificar os procedimentos básicos em consulta psicoterapêutica com crianças, de um ponto de vista psicodinâmico
2. Acolher um pedido de intervenção com crianças, numa perspectiva clínica.
3. Estabelecer e desenvolver uma relação terapêutica com a criança
4. Desenvolver trabalho com os pais de crianças apoiadas em psicoterapia
5. Conhecer e identificar as varias fases do trabalho psicoterapêutico
6. Ser capaz de desenvolver um caso de psicoterapia infantil, sob supervisão.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios fundamentais da Psicoterapia Psicanalítica de Crianças
2. Modelos de atendimento em psicoterapia de crianças
3. Acolhimento, atendimento e acompanhamento dos pais
3.1. Acolhimento de caso
3.2. Entrevista com os pais e anamnese
3.3. Trabalho com os pais
4. Setting terapêutico em Psicoterapia de Crianças
4.1. Relação entre espaço e relação terapêutica
4.2. Características do espaço
4.3. Matérias usados no trabalho terapêutico com crianças
5. Avaliação e Diagnóstico em Psicoterapia de Crianças
5.1. Entrevista clínica com a criança
5.2. Utilização de Provas e testes
6. Início do processo terapêutico e estabelecimento de relação terapêutica
6.1. Objectivos da terapia
6.2. Contrato terapêutico
6.3. Estabelecimento da relação
7. Variáveis do terapeuta
7.1. Transferência e contra-transferência no trabalho do terapeuta
8. Trabalho Psicoterapêutico em diferentes quadros Psicopatológicos

Métodos de Ensino

Há uma articulação completa entre componentes e aulas mais teóricas e outras mais práticas. Nas aulas teórico-práticas serão apresentados e debatidos os conceitos fundamentais assim como serão efectuadas diversas actividades de aplicação dos conceitos teóricos da unidade curricular, essencialmente através de prática simulada, role-playing e estudos de caso. Será também marcado um horário de atendimento semanal aos alunos.

A avaliação dos alunos terá duas modalidades:
A avaliação contínua será feita através da realização de trabalho práticos nas aulas (30%) e outros trabalhos realizados individualmente ou em grupo (70%);
A avaliação por exame comportará uma prova escrita (60%) e uma prova prática centrada na análise de um caso (40%).

Bibliografia

CASTRO, M.G. & STURMER, A. (2009). Crianças e Adolescentes em psicoterapia: a abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artmed.
COPPOLILLO, H. (1987). Psychodynamic Psychotherapy of Children - An introduction to the art and the techniques. Madison: I.University Press.
EIZIRIK, C., AGUIAR, R. & SCHESTATSKY, (2005). Psicoterapia de Orientação Analítica- Fundamentos teóricos e clínicos. S.Paulo: Artmed
GLENN, J. (1996). Psicanálise e Psicoterapia de Crianças. Porto Alegre: Artes Médicas.
LANYADO, M. & HORNE, A. (ed). (1999) The Handbook of Child and Adolescent Psychotherapy: Psychoanalytical Approaches. London: Routledje

Equipa Docente (2023/2024 )