Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVO GERAL: A disciplina pretende proporcionar aos futuros psicólogos um quadro de referência conceptual e instrumental no trabalho com crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento. O aluno deverá conhecer o enquadramento teórico dos problemas, o diagnóstico e o tratamento de crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá:
1) Explicar o papel da psicologia: a) no enquadramento teórico para explicar o aparecimento dos desvios no desenvolvimento e as perturbações da infância, b) na elaboração de métodos de diagnóstico aplicados a crianças com problemas do desenvolvimento, e c) na elaboração de métodos de tratamento aplicados a crianças com perturbações do desenvolvimento.
2) Descrever a etiologia, o diagnóstico e o tratamento das principais perturbações do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
3) Explicar essas perturbações da perspetiva de, pelo menos, duas abordagens da psicologia.
4) Participar na elaboração de provas de diagnóstico y programas de tratamento para crianças com perturbações do desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
PARTE TEÓRICA
I.- Introdução
Introdução ao comportamento normal e anormal de crianças e adolescentes.
Perspetivas teóricas.
II.- Perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem
Discapacidade inteletual.
Perturbações do espectro do autismo (PEA).
Perturbações da comunicação e da aprendizagem.
III.- Perturbações da conduta
A hiperatividade com défice de atenção.
Perturbações da conduta.
IV.- Perturbações emocionais
Perturbações da ansiedade.
Perturbações do humor.
V.- Problemas relacionados com a saúde física e mental
Perturbações relacionadas com a saúde e uso de substâncias.
Perturbações alimentares.
Crianças negligenciadas e maltratadas (opcional).
PARTE TEÓRICO-PRÁTICA
I. Estratégias de intervenção em crianças com perturbações do desenvolvimento.
I.1. Avaliação, diagnóstico e tratamento.
I.2. Intervenção em casos de discapacidade inteletual
I.3. Intervenção em casos do espectro do autismo (PEA).
I.4. Intervenção em outras perturbações.
II. Diagnóstico e avaliação: elaboração de provas de diagnóstico.
II.1. Diagnóstico comportamental de crianças com atraso mental.
II.2. Diagnóstico comportamental de crianças com outras perturbações.
III. O tratamento comportamental: elaboração de programas de reabilitação.
III.1. Tratamento de crianças com atraso mental.
III.2. Tratamento de crianças com outras perturbações.
IV- BIBLIOGRAFIA
American Psychiatric Association [APA]. (2013). DSM-V. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Diseases. Washington: APA.
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Finkelhor, D., Ormrod, R., Turner, H. & Lamby, S.L.. (2005). The Victimization of Children and Youth: A Comprehensive, National Survey. Child Maltreatment, 10 (1), 5-25 .
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Galindo, E. (Ed.) (2001). Psicología y educación especial (2ª Ed.) México: Editorial Trillas.
Galindo, E., Galguera, M. I., Taracena, E. & Hinojosa, G. (4.ª Ed. Rev.) (2013). La modificación de conducta en la educación especial. Diagnóstico y programas. México: Editorial Trillas.
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Mash, E.J. & Wolfe, D. (2013). Abnormal child Psychology. Belmont CA:
Wadsworth Publishing Co.
Métodos de Ensino
As aulas são estruturadas para um aprofundamento de quadros teóricos e para o desenvolvimento de competências práticas. São utilizadas múltiplas metodologias de trabalho, nomeadamente, conferências, apresentações dos alunos, leituras dirigidas, estudo de caso, análise de textos e workshop aplicado.
As aulas teóricas privilegiam a exposição de temas pelos alunos, seguida de discussão de grupo. O recurso a estudos de caso é privilegiado na elaboração e utilização de técnicas de avaliação, na elaboração de planos educativos individuais e de programas de tratamento.
As aulas teórico-práticas têm como objetivo principal ensinar o aluno a elaborar provas de diagnóstico e programas de tratamento para crianças com perturbações do desenvolvimento.
Aulas teóricas e teórico-práticas
Conteúdos Programáticos | Nº de horas |
APRESENTAÇÃO, | 4 |
INTRODUÇÃO | 2 |
PERSPECTIVAS TEÓRICAS | 2 |
PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 6 |
PERTURBAÇÕES DA CONDUTA | 4 |
PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS | 4 |
PROBLEMAS RELACIONADOS COM A SAÚDE FÍSICA E MENTAL | 8 |
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO | 30 |
TOTAL | 60 |
Bibliografia
Erickson, M. T. (1982) Child Psychopathology. 2ª ed..Prenctice-Hall, New Jersey.
Husain, S.A.; Cantwell, D. (1991). Fundamentals of Child and Adolescent Psychopathology. American Psychiatric Press.Wahsington.
Marcelli, D. (2005). Infância e Psicopatologia, Lisboa: Climepsi.
Marcelli, D.; Braconnier, A. (2005). Adolescência e Psicopatologia, Lisboa: Climepsi.
Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e adolescência. Lisboa:Lidel
Equipa Docente
- Catarina Marques Silveira Vaz Velho [responsável]