2024

Química Farmacêutica

Nome: Química Farmacêutica
Cód.: QUI13550M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no âmbito da Química Farmacêutica. O aluno deve conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais da Química Farmacêutica, os mecanismos moleculares de ação e a interrelação entre a estrutura, as propriedades químicas, atividade farmacológica e utilidade terapêutica, os parâmetros farmacocinéticos utilizados no estudo e avaliação dos fármacos, bem como como compreender os principais métodos e estratégias de design, descoberta e desenvolvimento de novos fármacos e a complexidade deste processo. Os alunos devem também ser capaz de realizar a preparação, isolamento e análise de alguns fármacos. Os alunos devem ainda ser capaz de aplicar os conhecimentos obtidos ao estudo de novas moléculas e desenvolvimento de novos fármacos e de desenvolver o sentido crítico e a capacidade de resolução de problemas em Química Farmacêutica.

Conteúdos Programáticos

- Introdução à Química Farmacêutica: objeto de estudo e perspetiva histórica. Nomenclatura e classificação dos fármacos.
- Ciclo geral dos fármacos no organismo. Propriedades químicas e estruturais dos compostos e a sua Farmacocinética: Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos fármacos; pró-fármacos.
- Fármacos e a sua ação: mecanismos moleculares da ação dos fármacos nos principais grupos de biomoléculas. Recetores.
- Relações qualitativas e quantitativas estrutura-atividade: SAR, QSAR, 3DQSAR.
- Principais fontes de fármacos. Métodos de procura, descoberta e isolamento de novos fármacos. A contribuição da Química dos Produtos Naturais, da Química Combinatória, Química Computacional e da Síntese Química e Síntese Assimétrica.
- Desenvolvimento e produção de novos fármacos.
- Estudo de alguns fármacos: estruturas químicas, mecanismos de ação, relação estrutura-atividade, farmacodinâmica, farmacocinética e aplicações.
- Preparação, isolamento e análise de fármacos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em pesquisas realizadas individualmente. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar à resolução de exercícios, esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns tópicos. As aulas laboratoriais funcionam articulada e complementarmente com as aulas teóricas, recorrendo ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos dos conteúdos teóricos.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição, compreensão dos conhecimentos e do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina: a componente teórica (60%) será avaliada por exame (opção por duas provas de frequência); a avaliação da componente laboratorial (10%) é efetuada através da execução de trabalhos práticos e elaboração dos seus relatórios, e a avaliação é complementada com a apresentação de uma pequena monografia sobre um fármaco (30%).

Bibliografia

- G. L. Patrick, “An Introduction to Medicinal Chemistry”, 7th ed., Oxford University Press, Oxford, 2023.
- G. Thomas, “Medicinal Chemistry: an Introduction”, 2nd ed., John Wiley and Sons, Chichester, 2007.
- C. Avendano, “Introducción a la Química Farmacéutica”, 2a ed., McGaw Hill-Interamericana de Espana, Madrid, 2001.
- R. B. Silverman, M. W. Holladay, “The Organic Chemistry of Drug Design and Drug Action”, 3rd ed., Academic Press, 2014.
- E. J. Barreiro, C. A. M. Fraga, ”Química Medicinal – As bases moleculares da ação dos fármacos”, 2ª ed., ArtMed Editora, S. Paulo, 2008.
- C. Wermuth, D. Aldous, P. Raboisson, D. Rognan, “The Practice of Medicinal Chemistry”, 4th Edition, Academic Press, Oxford, 2015.
- E. Stevens, “Medicinal Chemistry”, Pearson Education, New Jersey, 2014.
- D.A. Williams, T. L. Lemke (eds.), “Foye’s Principles of Medicinal Chemistry”, 5th edition, Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA, 2002.

Equipa Docente (2023/2024 )