2024

Biomateriais

Nome: Biomateriais
Cód.: QUI02599M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Estudo de algumas aplicações dos biomateriais em medicina e ortodontologia considerando os principais tipos de biomaterial, as suas propriedades e a sua interacção com o organismo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular apresentar um panorama das aplicações dos biomateriais em medicina e ortodontologia considerando os principais tipos de biomaterial, as suas propriedades e a sua interacção com o organismo. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de conhecer e compreender alguns tipos de biomaterial utilizados em medicina e ortodontologia, de descrever algumas das dificuldades encontradas na sua utilização devido por exemplo a degradação química ou mecânica ou a interacção directa com o próprio organismo e de avaliar os factores que poderão condicionar a escolha do tipo de material a utilizar em diferentes aplicações.

Conteúdos Programáticos

Resumo histórico de biomateriais.
Introdução à ciência de materiais - tipos de material (metais, cerâmicos, polímeros, compósitos) e as suas propriedades; princípios e métodos de caracterização mecânica, estrutural e superficial.
Fundamentos de biomateriais - tipos de material (Ti, ligas, amalgamas, fosfatos de cálcio, carbono, poliHEMA, UHMWPE, PMMA, PEG/PEO, PLA/PGA, PTFE, bisGMA, ionómeros, silicones, quitosan, colagénio, outros); hidrogéis; suportes para engenharia de tecidos; filmes superficiais.
Interacções biomaterial-tecido - biofilme; adsorção de proteínas; biocompatibilidade; toxicologia; osteo-integração; degradação.
Aplicações - substituição de articulações, ossículos, tendões e ligamentos; implantes cardiovasculares; lentes de contacto e implantes oftálmicos; ortodontologia; engenharia de tecidos; sistemas de libertação lenta; Libertação controlada de fármacos por biomateriais; biosensores. Ética e perspectivas futuras

Métodos de Ensino

A unidade curricular está organizada em aulas presenciais teóricas conforme o regulamento escolar da Universidade de Évora. Nestas aulas colectivas serão apresentados e discutidos os tópicos curriculares da disciplina com o apoio, sempre que for conveniente, de demonstrações práticas ou informáticas. Os alunos têm também espaço para fora da sala de aula trabalharem individualmente ou em grupo no estudo de matérias complementares ao programa.
A avaliação é composta por vários momentos de avaliação, que envolve uma componente de avaliação contínua alicerçada nas trocas de ideias e discussões mantidas no decorrer das aulas presenciais. Outros momentos de avaliação são: uma curta monografia (10 a 15 páginas) individualmente ou em grupo (2 alunos), escrito em português ou inglês com resumo em português e inglês, sobre um dos temas abordados nas aulas; um exame escrito que incidirá sobre os assuntos leccionados na segunda parte da unidade curricular.

Bibliografia

Biomaterials. 2ª Edição. S.V. Bhat, Alpha Science International, 2005.
Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine. 2ª Edição. B. Ratner, A.S. Hoffman, F.J. Schoen e J.E. Lemons, Elsevier, 2004.
The Chemistry of Medical and Dental Materials. J.W. Nicholson, Royal Society of Chemistry, 2002.
Nanoparticles and Nanodevices in Biological Applications. Stefano Bellucci (Ed.), 2009 Springer-Verlag Berlin Heidelberg.