2024

Desenvolvimento Económico e Social

Nome: Desenvolvimento Económico e Social
Cód.: ECN11990M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa de Desenvolvimento Económico procura aprofundar os conceitos fundamentais adquiridos na licenciatura sobre Economia do Desenvolvimento. Procura-se ainda que o aluno esteja pronto a quantificar a realidade dos Países em Vias de Desenvolvimento(PVD) e gerar a sua própria investigação através da produção de um paper.
Procuram-se estimular as seguintes competências:
Compreender as limitações do mercado como cláusula de escape à armadilha da pobreza e compreender esquemas de incentivos micro como fundamentação ao combate da pobreza.
Fomentar o espírito de investigação autónomo e o raciocínio analítico crítico através de uma análise económica aplicada quantificada.
Escrever um paper sobre as temáticas de desenvolvimento

Conteúdos Programáticos

1 Introdução: Definição de desenvolvimento económico. Pobreza e exclusão social. Os índices do Banco Mundial. Bem-estar relativo e absoluto. Equidade e eficiência. Pobreza, sub-nutrição e fome
2 Análise micro em desenvolvimento: i)teorias: Agregados familiares e desenvolvimento. O mercado da terra. Crédito e mercados rurais: micro-crédito e mercados fragmentados. Capital humano e distribuição. Redução de pobreza: eficiência e equidade. Progresso técnico e aprendizagem. Ambiente ii)aplicações empíricas: O capital humano. Direitos de propriedade e incentivos. O caso africano
3 Alguns exemplos de políticas públicas de desenvolvimento.O papel do Estado,do mercado e das Organizações Internacionais
4 O papel das instituições: Liberdades e garantias como elementos constitutivos.O fator político e económico. A teoria da empresa, custos de transação endógenos e desenvolvimento. Outras abordagens institucionalistas. Cultura e desenvolvimento. Limitações da análise económica do desenvolvimento

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será flexível de acordo com o número de alunos. Com um número usual de alunos as aulas presenciais serão do tipo teórico-prático. Ou seja, expor-se-á a matéria e procurar-se-á, de modo interativo, levar à resolução de modelos através de exercícios. Caso o número de alunos seja muito reduzido, não será de excluir um regime de leituras acompanhadas, estabelecendo objetivos semanais a atingir pelos alunos.
A unidade curricular procura ativamente envolver os alunos na investigação, e ser o início do processo de dissertação.
Daí decorre um processo de avaliação que se fomenta a investigação e a elaboração de um paper.
Para além de aulas expositivas, os alunos terão de apresentar o paper em aula no final do semestre oralmente e por escrito.
A uc rege-se pelo seguinte processo de avaliação:
Participação na aula: 15%
Paper sobre temas da aula: 50%
Exame*: 35% (com obrigatoriedade de Nota exame>= 8 valores)
(* O exame é um exame de duração de 1 semana de take-home).

Bibliografia

BANNERJEE, A, DUFLO,E(2013) A economia dos pobres,Difel
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BRANCO, M(2009) Economics vs Human Rights, Routledge
BRANCO, M(2012)Economia Política dos Direitos Humanos, Escolar Editora, Lisboa
BHARDAN, P; UDRY, C(1999),Development microeconomics, O.U.P., Oxford
BHARDAN, P; UDRY, C(2000),Readings in development economics: Micro-theory-vol.1,MIT Press
BHARDAN, P; UDRY, C(2000),Readings in development economics: empirical microeconomics-vol.2,MIT Press
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NORTH, D(2004),Institutions, institutional change and economic performance, C.U.P.
RAY, D(1998),Development Economics, P.U.P., Princeton
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SEN, A(1999),Development as freedom, Alfred Knopf ed., NY
YANG, X(2003),Economic development and the division of labor, Blac

Equipa Docente (2023/2024 )