2024

Comércio Internacional

Nome: Comércio Internacional
Cód.: ECN11988M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende estudar os principais determinantes dos fluxos e padrões de Comercio Internacional bem como os efeitos que as políticas comerciais têm sobre os mesmos.
Pretende-se igualmente avaliar e antecipar os efeitos no mercado e na eficiência económica de medidas de política comercial e promover a tomada de decisão sobre as estratégias de exportações e importação.
Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências: i) conhecer e compreender os determinantes dos fluxos e dos padrões internacionais de comércio; ii) compreender e antecipar os efeitos da política comercial nos fluxos internacionais de comércio; iii) definir e decidir sobre as estratégias de exportação e importação mais adequadas.

Conteúdos Programáticos

1. Comércio Mundial: padrões de especialização, tendências recentes e prospectiva.
2. A Ordem Económica Internacional e os Organismos Internacionais do Comércio. O Quadro Legal do Comércio Mundial: O GATT e a OMC
3. Análise de dados estatísticos do comércio internacional: indicadores da internacionalização das economias e das empresas.
4. A economia do comércio internacional: da abordagem clássica aos novos modelos “empíricos” do comércio.
5. Política Comercial Externa – restrições tarifárias e não tarifárias ao comércio e seus efeitos económicos.
6. Protecionismo versus Comércio Livre – Argumentos.
7. Política Comercial Estratégica: da integração empresarial à integração regional
8. Regionalismo e multilateralismo: Principais blocos regionais de Comércio.
9. Políticas públicas de incentivo às Exportações.
10. Instrumentos base de desenvolvimento da atividade de Exportação/Importação.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular são lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos transmitidos e a demonstração da sua aplicabilidade em diferentes estudos de caso. Com este objetivo, é desenvolvido, ao longo da unidade curricular, pelos alunos, um trabalho prático que consiste num artigo científico. Neste artigo científico deverão ser aplicados os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos adquiridos na unidade curricular.
Avaliação: a) Em Regime de Avaliação Contínua: Uma prova escrita com peso de 50% e um trabalho prático com peso de 50% na nota final da unidade curricular. O regime de avaliação contínua está organizado para que todo o processo de elaboração do trabalho prático a desenvolver pelos alunos e as demais aulas presenciais, bem como o ensino em formato e-learning, possibilite um processo contínuo de avaliação.
; b) Em Regime de Exame: Uma prova escrita (Exame) com peso de 100% na nota final da unidade curricular.

Bibliografia

- Baldwin, R., D. Cohen, A. Sapir e A. Venables (1999), Market Integration, Regionalism and the Global Economy, Centre for Economic Policy Research (CEPR), Londres.
- Ball, D., J. Geringer e M. Minor, J. Mcnett (2010), “International Business“, McGraw-Hill, 12th Edition.
- Feestra, R. (2015), Advanced International Trade: Theory and Evidence, Princeton University Press, 2nd Edition.
- Magretta, J. (2012), Michael Porter: O essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, Lisboa.
- Nelson, C. (2008), “Import Export: How to Take Your Business Across Borders”, McGraw Hill, 4th Edition.
- Seyoum, B. (2013), “Export-Import Theory, Practices, and Procedures”, Routledge; 3th edition.
- Siggel, E. (2007), “The Many Dimensions of Competitiveness”, CESifo Venice Summer Institute, July.
- Van den Bossche, P. e W. Zdouc (2017), The Law and Policy of the World Trade Organization: Text, Cases and Materials, Cambridge University Press, 4th Edition.