Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (TPTI- Erasmus Mundus)

Mestrado

Ano Letivo 2024/2025

Apresentação

Apostando na internacionalização, na mobilidade e na resposta aos desafios do mundo global o Master Erasmus Mundus TPTI: Techniques, Patrimoine et Territoires de Industrie/Técnicas, Património e Territórios da Indústria, é um mestrado internacional que agrupa nove universidades: Paris-1 Panthéon Sorbonne, Universidade de Évora, Universidade de Pádua, Polytechnic University of Prague, University of Oviedo, University of Sfax,
University Cheikh Anta Diop of Dakar, University of Kagoshima, University of Córdoba
Esta formação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o Património Cultural, nomeadamente o Património Técnico, Industrial e Paisagístico, passando pela análise histórica e análise do território, pela investigação e gestão, pela investigação-ação e pela valorização patrimonial. Assegurada por docentes de diferentes países, com experiência nas áreas científicas desta formação, proporciona aos alunos diferentes visões sobre o Património Cultural com contextos geográficos e culturais muito diversificados, procurando formar especialistas capazes de salvaguardar e gerir o Património Cultural e pensando o Património como forma de desenvolvimento sustentado e como promoção cultural de diferentes regiões e países. Os alunos são preparados para uma carreira profissional através de estágios, da aprendizagem de diferentes línguas e da mobilidade em diferentes países europeus e não europeus. Na Universidade de Évora, este mestrado apresenta-se como uma área de especialização do mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural.
Áreas de Especialização:
  • Técnicas, Patrimónios, Territórios da Industria: História, Valorização e Didática
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Université Paris 1 Phantéon-Sorbonne
  • Università degli Studi di Padova
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (75 obrigatórios e 15 optativos em UCS)
Língua: Inglês, Francês
Regime: Presencial
Áreas CNAEF:
  • História e Arqueologia (225)

Saídas Profissionais

Instituições públicas e privadas que lidem com a salvaguarda, a conservação, a gestão, a reutilização e a valorização do Património Histórico e Cultural, como é o caso de Autarquias, Fundações, ONG, Museus, Organismos estatais, Empresas públicas e privadas, Bibliotecas, Arquivos, Corpo diplomático.

Condições Específicas de Acesso

Os critérios de avaliação das candidaturas são definidos pelo consórcio do mestrado Erasmus Mundus+ -TPTI: Techniques, Patrimoine, Territoires de l?Industrie. A avaliação das candidaturas é feita pelos membros do Comité Científico do mestrado (CSLM), representantes das várias universidades do consórcio, em data a estabelecer em função dos prazos da União Europeia - programa Erasmus+.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Valor Anual das Propinas

1000.00 €

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Ano Letivo: 2024/2025

Documentos

Contactos

Diretor: Ana Cardoso de Matos [amatos@uevora.pt]

Gestor Académico: Ana Coca
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE