2024

Medicina Desportiva e Saúde

Nome: Medicina Desportiva e Saúde
Cód.: DES10227M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Promoção de exercício e saúde, avaliação cientifica e compreensão da sua influência na performance desportiva.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos:
- Conheçam as principais competências dos diversos profissionais que exercem actividade no âmbito da medicina desportiva.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas lesões e traumatismos que o exercício físico poderá originar.
- Pretende-se que os alunos conhecer diversas estratégias disponíveis no âmbito da prevenção de ocorrência de lesões.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Que adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.

Conteúdos Programáticos

1. Definição
1.1. O exame médico desportivo
2. Lesões traumáticas agudas provocadas no âmbito da prática da actividade física
2.1.1. Avaliação e diagnóstico
2.1.2. Prevenção e terapêutica
3. Lesões crónicas especificas de actividades desportivas
4. Lesões provocadas pelo "over training"
5. Papel terapêutico e preventivo do exercício
6. Primeiros socorros

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

A avaliação inclui actividades efectuadas nas aulas e organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e discussão com o docente. A avaliação inclui várias modalidades: apresentação de um trabalho, frequência e exame final.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos. As competências mais práticas serão adquiridas presencialmente.

Bibliografia

Brukner, P., & Khan, K. (2010). Clinical sports medicine: McGraw Hill.
Juhn, M. S. (2003). Popular sports supplements and ergogenic aids. Sports Medicine, 33(12), 921-939.
Prentice, W. E., & Kaminski, T. W. (2004). Rehabilitation techniques for sports medicine and athletic training: McGraw-Hill New York:.
Roy, S., & Irvin, R. (1983). Sports medicine: prevention, evaluation, management, and rehabilitation: Prentice-Hall.
Terjung, R. L., Clarkson, P., Eichner, E., Greenhaff, P., Hespel, P., Israel, R., et al. (2000). American College of Sports Medicine roundtable. The physiological and health effects of oral creatine supplementation. Medicine and science in sports and exercise, 32(3), 706.
Whaley, M. H., Brubaker, P. H., Otto, R. M., & Armstrong, L. E. (2006). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription: Lippincott Williams & Wilkins.

Equipa Docente (2023/2024 )