Benefícios da Actividade Física na Saúde
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos:
- Conhecer os principais benefícios associados à prática regular de exercício físico.
- Compreender os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas e respectivos benefícios que essas adaptações poderão trazer em termos de saúde para a população.
As competências a atingir pelos alunos são:
- Identificar quais os benefícios na saúde que os diversos tipos de atividades/exercícios físicos podem induzir na população.
- Conseguir recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- Adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
- Tipos de actividade física
- Perspectiva da saúde pública e recomendações
- Benefícios da prática regular de actividade física
- Relação dose/resposta
- Riscos associados com a prática da actividade física
- Prevenção primária, secundária e terciária
- Como medir a saúde e respectivos indicadores
- Como medir os resultados de intervenções em saúde
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Na presente unidade curricular de Benefícios da Atividade Física na Saúde, o processo avaliativo é apresentado e discutido com os alunos na primeira aula
Desta forma, o processo de avaliação da UC de Benefícios da Atividade Física na Saúde, considerando a respetiva ponderação, compreende:
1 Seleção, preparação de um artigo original em Inglês, cuja apresentação decorrerá na ultima aula, sobre a implementação de um programa de exercício físico, em sujeitos idosos ou portadores de alguma patologia e que corresponderá a 95% da nota final e cujos itens são apresentados na primeira aula aos alunos.
2 Atitude dos alunos, a que corresponderá a 5% da nota final.
Avaliação
Na avaliação os alunos poderão optar por uma avaliação através de um trabalho, uma frequência ou exame final.
Apesar do trabalho presencial ser indispensável ao sucesso na unidade curricular, será também dada relevância ao trabalho à distância. Tal será efectuado essencialmente através da disponibilização de recursos na plataforma Moodle (lições, textos diversos, apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc). O trabalho dos alunos será orientado por objectivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos
Bibliografia
Baptista F, Silva A, Santos D, Mota J, Santos R, Vale S, Ferreira J, Raimundo A, Moreira H. Livro Verde da Actividade Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011.ISBN: 978-989-8330-02-4
Baptista F, Silva A, Santos D, Mota J, Santos R, Vale S, Ferreira J, Raimundo A, Moreira H, Livro Verde da Aptidão Física. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal, I.P.; 2011. ISBN: 978-989-8330-03-1
Heyward, Vivian H. Avaliação física e prescrição de exercício: técnicas avançadas. Porto Alegre: ARTMED; 2004.
Jonas, Steven, and Edward M. Phillips. ACSM's exercise is medicineTM: A clinician's guide to exercise prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2012.
WHO. Global recommendations on physical activity for health. Geneve: World Health Organization; 2010.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Armando Manuel Mendonça Raimundo [responsável]