2025
Fisiologia do Exercício
Nome: Fisiologia do Exercício
Cód.: DES10220M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos:
- Conheçam as principais adaptações fisiológicas induzidas pelo exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que o exercício físico poderá originar.
- Interpretar e considerar as implicações que essas mesmas adaptações poderão influenciar na prescrição de exercício.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
- Conheçam as principais adaptações fisiológicas induzidas pelo exercício físico.
- Compreendam os mecanismos que estão por detrás das diversas adaptações fisiológicas que o exercício físico poderá originar.
- Interpretar e considerar as implicações que essas mesmas adaptações poderão influenciar na prescrição de exercício.
- Consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados;
- Adquiram a capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
1. Bioenergética da actividade muscular
2. Adaptações agudas e crónicas ao exercício físico
2.1. Cardio-vasculares
2.2. Respiratórias
2.3. Hormonais
2.4. Musculares esqueléticas
2.5. Renais
3. Regulação térmica e metabólica
4. Exercício físico em ambientes diversos
2. Adaptações agudas e crónicas ao exercício físico
2.1. Cardio-vasculares
2.2. Respiratórias
2.3. Hormonais
2.4. Musculares esqueléticas
2.5. Renais
3. Regulação térmica e metabólica
4. Exercício físico em ambientes diversos
Métodos de Ensino
A UC organiza-se em aulas T, aulas TP e tutoriais conforme regulamento escolar da UE. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.
Nas aulas teórico práticas, os alunos devem participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das actividades em grupo e elaborar relatórios do trabalho individual. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício em situações reais.
A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle.
Nas aulas teórico práticas, os alunos devem participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das actividades em grupo e elaborar relatórios do trabalho individual. Estas aulas serão também uma oportunidade para os alunos aperfeiçoarem a sua capacidade de prescrever exercício em situações reais.
A avaliação inclui questões colocadas nas aulas, bem como a organização e apresentação pelos alunos de artigos científicos relevantes e sua discussão com o docente. A avaliação escrita será efectuada através de frequência ou exame final.
Para além do trabalho presencial, haverá um trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle.
Bibliografia
- Albert, M. Entrenamiento muscular excéntrico en deportes y ortopedia. Editorial Paidotribo. Barcelona. España.
- Astrand, P.O. & Rodahl, K. (1986). Textbook of work physiology. McGraw-Hill. New York. EEUU.
- Balke, B.Variation in altitude and its effects on exercise performance. In H.B. Falls (Ed), Exercise physiology. Academic Press. New York. EEUU.
- Brooks, G.A. & Fahey, T.D. (1985). Exercise physiology. Human bioenergetics and its applications. Wiley. New York. EEUU.
- Manso, J.M., Valdivielso, M.N. & Caballero, J.A. Pruebas para la valoración de la capacidad motriz en el deporte. Gymnos Editorial. Madrid. España.
- Myers, J.N., Herbert, W.G. & Humphrey, R. (2004). Pesquisas do ACSM para a Fisiologia do exercício clínico. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. Brasil.
- Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.
- Astrand, P.O. & Rodahl, K. (1986). Textbook of work physiology. McGraw-Hill. New York. EEUU.
- Balke, B.Variation in altitude and its effects on exercise performance. In H.B. Falls (Ed), Exercise physiology. Academic Press. New York. EEUU.
- Brooks, G.A. & Fahey, T.D. (1985). Exercise physiology. Human bioenergetics and its applications. Wiley. New York. EEUU.
- Manso, J.M., Valdivielso, M.N. & Caballero, J.A. Pruebas para la valoración de la capacidad motriz en el deporte. Gymnos Editorial. Madrid. España.
- Myers, J.N., Herbert, W.G. & Humphrey, R. (2004). Pesquisas do ACSM para a Fisiologia do exercício clínico. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. Brasil.
- Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.
Equipa Docente (2024/2025 )
- José Alberto Frade Martins Parraça [responsável]