Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc)- PROGRAMA INTERUNIVERSITÁRIO

Doutoramento

Apresentação

Este programa de doutoramento em Sociologia é proposto por um consórcio que envolve quatro universidades públicas de referência no País (a ULisboa, a UNL, a UÉvora e a UAlg) e 6 escolas de grande prestígio (o ICS, a FCSH, o ISCSP, o ISEG, o IIFA e a Fac. de Economia da UAlg). O Programa beneficia do património teórico e empírico acumulado através da história da sociologia, mas forja igualmente uma nova orientação face a cruciais desafios societais contemporâneos. Estes espelham-se no título e nas palavras-chave escolhidos. Sociedades Abertas, na medida em que os quadros sociais do passado entram em erosão por novas e imprevisíveis formas de combinar o local e o global, o nacional e o internacional, o privado e o público, as práticas e os valores, as biografias individuais e os padrões coletivos, os quais vêm perturbar os contextos integradores que antes existiam e exigir outros novos. Inclusivas, depois, para sublinhar o papel das instituições sociais, regiões territoriais, grupos e redes (formais, informais) na coesão de um tecido social fragilizado, dividido e heterogéneo. Esta visão geral pode ser detalhada em objetivos ou temas mais específicos, cuja natureza e contornos serão abordados ao longo do Programa: políticas públicas e inovação social; mobilidades, projetos de vida e dinâmicas sociais; ciência, reflexividade e transferência de conhecimento; estrutura, instituições e desigualdades.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
  • Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
  • Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão
  • Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais
  • Universidade do Algarve - Faculdade de Economia
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 8 Semestres/240 ECTS (44 obrigatórios e 16 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Pós-laboral

Saídas Profissionais

O programa está aberto a jovens estudantes que recentemente concluíram os seus cursos de 2º ciclo ou mestrado integrado; mas também a estudantes mais velhos, já ativos no mercado de trabalho e que pretendem voltar à Universidade, não só para atualizar os seus conhecimentos, como para adquirir novas competências profissionais.

Condições Específicas de Acesso

Admitidos como candidatos: a) Titulares de grau de mestre ou equivalente legal em Sociologia ou qualquer área das ciências sociais e humanas; b) Excecionalmente, titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, com currículo escolar ou científico relevante na área acima referida, reconhecido pela Comissão do Programa de Doutoramento, que ateste capacidade para a realização do ciclo de estudos; c) Excecionalmente, detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pela Comissão do Programa de Doutoramento como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Os candidatos serão seriados de acordo com as classificações finais atribuídas às candidaturas pelo Júri de Seleção, baseadas no mérito individual, e expressas na escala de 0 a 20 valores, tendo em consideração os seus curricula académico e científico, a sua experiência profissional, o seu projecto e motivações para seguir o Programa de Doutoramento.    

Vias de Acesso e Candidaturas

Estudantes de Países da UE
Vagas Atuais: 15
Estudantes Internacionais
Vagas Atuais: nd

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

1375 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível

Documentos

Contactos

Diretor: José Manuel Vieira Soares de Resende [jmvsr@uevora.pt]

Gestor Académico: Maria João Doutor Zorro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE