2024
Promoção da Saúde Mental
Nome: Promoção da Saúde Mental
Cód.: ENF15796O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as seguintes competências:
1. Compreenda a importância da promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.
2. Explore e aplique diferentes intervenções não farmacológicas na prática de enfermagem, potenciando a promoção de estilos de vida saudáveis.
3. Compreenda a interligação entre os fatores cognitivos, emocionais, neurofisiológicos e comportamentais na regulação do stress e da ansiedade, aplicando estratégias baseadas em intervenções integrativas para a promoção de hábitos saudáveis e bem-estar.
1. Compreenda a importância da promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.
2. Explore e aplique diferentes intervenções não farmacológicas na prática de enfermagem, potenciando a promoção de estilos de vida saudáveis.
3. Compreenda a interligação entre os fatores cognitivos, emocionais, neurofisiológicos e comportamentais na regulação do stress e da ansiedade, aplicando estratégias baseadas em intervenções integrativas para a promoção de hábitos saudáveis e bem-estar.
Conteúdos Programáticos
1. Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença Mental
? Conceitos fundamentais de saúde mental e bem-estar.
? Estratégias de promoção da saúde mental em diferentes contextos.
? Prevenção da doença mental: identificação precoce e intervenção.
2. Consciência de si e autorregulação emocional
? Inteligência emocional e autoconsciência nos cuidados.
? Impacto do stress na saúde física e mental.
? Técnicas de regulação emocional para profissionais e utentes.
? Avaliação do stress e estratégias de coping.
3. Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis para a Redução da Ansiedade
? Estratégias para a promoção do bem-estar e redução da ansiedade.
4. Intervenções Não Farmacológicas na Saúde Mental
? Técnicas de relaxamento
? Aplicação prática
5. Positividade Tóxica: Riscos e Reflexões Críticas
? Definição e impacto da positividade tóxica.
? Diferença entre otimismo saudável e negação emocional.
? Como evitar a positividade tóxica na prática clínica.
? Conceitos fundamentais de saúde mental e bem-estar.
? Estratégias de promoção da saúde mental em diferentes contextos.
? Prevenção da doença mental: identificação precoce e intervenção.
2. Consciência de si e autorregulação emocional
? Inteligência emocional e autoconsciência nos cuidados.
? Impacto do stress na saúde física e mental.
? Técnicas de regulação emocional para profissionais e utentes.
? Avaliação do stress e estratégias de coping.
3. Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis para a Redução da Ansiedade
? Estratégias para a promoção do bem-estar e redução da ansiedade.
4. Intervenções Não Farmacológicas na Saúde Mental
? Técnicas de relaxamento
? Aplicação prática
5. Positividade Tóxica: Riscos e Reflexões Críticas
? Definição e impacto da positividade tóxica.
? Diferença entre otimismo saudável e negação emocional.
? Como evitar a positividade tóxica na prática clínica.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (aulas práticas) e online (sessões assíncronas). Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Exercícios práticos, permitindo o reforço e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Exercícios práticos, permitindo o reforço e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
Avaliação
Metodologias de avaliação:
A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores
A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores
Bibliografia
Carver, M.L. & O?Malley, M. (2015). Progressive muscle relaxation to decrease anxiety in clinical simulations. Teaching and Learning in Nursing, 10, 57-62
Ordem dos Enfermeiros. (2023). Guia orientador de boas práticas de promoção da literacia em saúde mental. Ordem dos Enfermeiros.
Organização Mundial da Saúde. (2019). Diretrizes da OMS sobre política de saúde e apoio sistémico para a otimização de programas de agentes comunitários de saúde. Organização Mundial da Saúde.
Payne, R. (2003). Técnicas de relaxamento ? um guia prático para profissionais de saúde. Loures: Lusociência.
Sequeira, C., & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções. Lidel. ISBN: 978-989-752-413-4
Ordem dos Enfermeiros. (2023). Guia orientador de boas práticas de promoção da literacia em saúde mental. Ordem dos Enfermeiros.
Organização Mundial da Saúde. (2019). Diretrizes da OMS sobre política de saúde e apoio sistémico para a otimização de programas de agentes comunitários de saúde. Organização Mundial da Saúde.
Payne, R. (2003). Técnicas de relaxamento ? um guia prático para profissionais de saúde. Loures: Lusociência.
Sequeira, C., & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em saúde mental: Diagnósticos e intervenções. Lidel. ISBN: 978-989-752-413-4
Equipa Docente
- Carla Vitória Serrano Santanita
- Celso Filipe Boto da Silva
- Maria de Fátima Santos Rosado Marques [responsável]
- Maria de Fátima Santos Rosado Marques [responsável]