relação entre o ambiente e a saúde é um tema cada vez mais relevante na prática clínica. Identifica-se uma preocupação global com a possibilidade de mudanças climáticas, microplásticos, poluição do ar e clima extremo afetando a saúde humana. Os enfermeiros são cada vez mais instigados a agir e implementar medidas para reduzir os impactos ambientais e para proteger a população, bem como envolvê-la em ações contra os efeitos negativos das mudanças climáticas e ambientais na saúde. Esta microcredencial visa capacitar os profissionais de enfermagem para integrar conceitos de ambientes saudáveis no seu dia a dia, promover estilos de vida equilibrados e prevenir riscos ambientais para a saúde.
Ao longo da unidade curricular, os participantes irão explorar fatores de desequilíbrio ambiental e as suas consequências, analisar estratégias para reduzir a exposição a substâncias tóxicas e aprofundar o conceito de Grounding como ferramenta para o bem-estar físico e emocional. Serão discutidas abordagens práticas inovadoras para mitigar riscos ambientais e reforçar a promoção da saúde, com base em boas práticas e evidências científicas.
Esta formação é dirigida a profissionais que desejam ampliar as suas competências na área da saúde ambiental e contribuir
ativamente para a melhoria da qualidade de vida na pessoa e comunidade.
Ambientes Saudáveis
Curso de Formação
Ano Letivo 2025/2026
Apresentação
Unidade Orgânica:
Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus
Duração:
8 Semanas/3 ECTS ( obrigatórios em UCS)
Língua:
Português
Regime:
B-learning
Áreas CNAEF:
- Enfermagem (723)
Para Quem
Enfermeiros
Vagas e Candidaturas
Propinas
Informação não disponível.
Comissão de Curso
Horários
Informação não disponível.
Documentos
Contactos
Diretor:
Marta Sofia Inácio Catarino [marta.catarino@uevora.pt]
Gestor Académico: Raquel Maria Pitadas de Matos
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE
