2025

Fundamentos de Gestão de Projetos em TI

Nome: Fundamentos de Gestão de Projetos em TI
Cód.: INF16094O
1 ECTS
Duração: 2 semanas/26 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como objetivo introduzir aos estudantes os conceitos básicos de gestão de projetos nas TI.
No final desta unidade curricular, os alunos devem:
1. ter adquirido uma base sólida em conceitos de gestão de projetos;
2. ter conhecimento básico das metodologias chave (agile, waterfall, híbrida);
3. conseguir identificar e definir principais elementos da gestão de projetos
4. Conseguir gerir pequenos projetos com recurso à plataforma OpenProject;

Conteúdos Programáticos

O programa irá dividir-se em 5 Módulos:
1. Introdução à Gestão de Projetos de TI e Conceitos Fundamentais
2. Metodologias de Gestão de Projetos de TI (Parte I)
3. Metodologias de Gestão de Projetos de TI (Parte II)
4. Introdução ao OpenProject para Gestão de Projetos
5. OpenProject na Prática: Planeamento e Controlo Básico de Projetos

Métodos de Ensino

A combinação estratégica de sessões síncronas interativas, recursos assíncronos flexíveis e tarefas práticas de aplicação direta permite que os recém-licenciados, mesmo sem experiência prévia em TI, atinjam os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, desenvolvendo tanto o conhecimento teórico básico quanto a capacidade prática de gerir pequenos projetos de TI com o OpenProject.

O recurso a metodologias de Aprendizagem Baseada em Projectos (Project Based Learning ? PBL), desloca o foco do ensino para o aluno; o projeto estrutura o processo de aprendizagem: parte-se de uma questão orientadora, organiza-se o trabalho colaborativo em equipas, planeiam-se etapas de pesquisa e, por fim, apresentam-se soluções. O professor atuará como facilitador, oferecendo feedback formativo e recursos quando necessário, enquanto os estudantes assumirão responsabilidade pelo seu percurso, desenvolvendo competências de pensamento crítico, criatividade e comunicação.

Avaliação

O método de avaliação do curso é a avaliação contínua, devendo os participantes realizar 3 tarefas práticas extra sessões com um peso de 25% para cada uma das duas primeiras e 50% para a última.

Bibliografia

PMI. (2017). Agile Practice Guide. Project Management Institute.
Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2020). Software Engineering: A Practitioner's Approach (9th ed.). McGraw-Hill Education.
Rees, S. (2018). The Project Manager's Book of Forms: A Companion to the PMBOK Guide (4th ed.). John Wiley & Sons.
OpenProject. (n.d.). OpenProject User Guide. Acedido em https://docs.openproject.org/user-guide/