2025

Prática de Ensino Supervisionada em Biologia e Geologia

Nome: Prática de Ensino Supervisionada em Biologia e Geologia
Cód.: PED15823M
60 ECTS
Duração: 30 semanas/1560 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Desenvolver a integração dos diversos saberes (do conteúdo específico, pedagógico e didático) na prática profissional
2. Desenvolver competências de intervenção pedagógica na prática real de ensino no 3º ciclo e ensino secundário
3. Desenvolver a capacidade de identificar e analisar as aprendizagens reveladas pelos alunos, reconhecer os seus problemas e dificuldades mais comuns, e perspetivar formas de contribuir para a sua superação
4. Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração com os pares em projectos de intervenção integrados na escola e no seu contexto
5. Compreender a dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas.
6. Desenvolver uma atitude de autoquestionamento e de desenvolvimento profissional.
7. Desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, na e para a ação educativa com vista à regulação da própria prática.

Conteúdos Programáticos

1. Dimensão do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.
2. Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade.
3. Dimensão profissional, social e ética.
4. Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida.

Métodos de Ensino

Trata-se de uma unidade curricular anual, que inclui momentos de observação participante para contacto e compreensão do contexto educativo e lecionação de sequências de aulas em turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário. As atividades da PES envolvem a prática pedagógica, a aprendizagem profissional em articulação com os temas a trabalhar no desenvolvimento do currículo, o estudo autónomo e a prática reflexiva a partir de notas de campo ou diários e de discussão participada, sustentada na investigação realizada na área da didática assim como em estudos publicados assentes em pesquisas de investigação-ação.

Avaliação

A avaliação formativa é a modalidade preferencial, sendo participada por alunos e orientadores em momentos de supervisão cooperada, culminando com a elaboração do relatório da PES. A avaliação sumativa tem duas componentes: classificação do desempenho da PES desenvolvida nas escolas - 65%; classificação resultante da apreciação pelo Júri do Relatório da PES e da sua discussão pública – 35%.

Bibliografia

Cañal, P. (2011). Biología y geología. Graó
Cid, M. & Fialho, I. (2013). Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs.), Turma mais e sucesso escolar. UÉvora
Coll, C. (2010). Desarrollo, aprendizaje y enseñanza en la educación secundaria. Graó
Flores, M. A. (2017). Práticas e discursos sobre currículo e avaliação. De Facto
Galvão, C. et al. (2006). Avaliação de competências em ciências: sugestões para professores dos ensinos básico e secundário. ASA.
Morgado, M., Bonito, J. et al. (2020). Contestação e dúvida ambiental sobre a exploração do lítio em Portugal. In I. Abrantes et al. (Eds.), Uma visão holística da Terra e do espaço nas suas vertentes humanas e naturais. U. Coimbra.
Pedrosa, M. H. (2019). Questionar, ensinar e aprender. In I. Martins (Org.), Percursos de investigação em educação no CIDTFF (pp. 509-548). U. Aveiro
Saez, M. B., & Rayon, L. (2021). Retos y desafíos de la formación pedagógica en las sociedades actuales. Grao.