2025

Entrepreneurship and Innovation for Sustainability

Nome: Entrepreneurship and Innovation for Sustainability
Cód.: GES16050O
6 ECTS
Duração: 8 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este Blended Intensive Programme visa dotar estudantes e investigadores das competências necessárias para desenvolver e implementar modelos de negócio empreendedores sustentáveis, melhorando o conhecimento sobre Propriedade Industrial e Negociação no contexto do novo paradigma relacionado com a Economia Circular. O programa é composto por 7 módulos que combinam o conhecimento teórico com uma simulação de resolução de problemas através de um projeto final. Os primeiros seis módulos online são concluídos com 1 semana intensiva presencial, proporcionando uma compreensão abrangente do empreendedorismo e da inovação sustentáveis.

Conteúdos Programáticos

SEIS MÓDULOS ONLINE
Módulo 1. Definição e âmbito do empreendedorismo sustentável
Módulo 2. Sustentabilidade e Desenvolvimento Empresarial
Módulo 3. Proteção da Propriedade Intelectual, Regulamentação Ambiental e Conformidade
Módulo 4. Acesso ao mercado através de Estratégias de Marketing
Módulo 5. Fontes de financiamento para empreendimentos sustentáveis
Módulo 6. Da Ideia ao Plano de Negócios
1 SEMANA PRESENCIAL INTENSIVA
Workshop 1. Marketing e Vendas numa Empresa de Economia Circular
Workshop 2. Estilos de liderança e o seu impacto na sustentabilidade
Workshop 3. Introdução à Análise de Decisão e Negociação
Workshop 4. Simulação de uma ronda de investimento

Métodos de Ensino

O curso terá uma abordagem altamente prática, com curtas aulas virtuais gravadas e sessões ao vivo dadas por especialistas sobre conceitos, técnicas, ferramentas e dispositivos fundamentais (software e hardware) para enriquecer a nossa abordagem ao empreendedorismo e à sustentabilidade. As aulas práticas serão baseadas em estudos de caso reais, nos quais serão aplicados os conhecimentos adquiridos após as aulas virtuais.

Avaliação

Plano de negócios (40%) - Entrega de um business plan estruturado, elaborado em grupo, que detalhe a proposta de negócio apresentada, incluindo elementos como modelo de negócio, estratégia de inovação, análise de mercado, propriedade intelectual e fontes de financiamento.

Apresentação oral em grupo (40%) - Pitch de uma proposta de negócio inovadora, desenvolvida em equipa, demonstrando a capacidade de aplicar os conceitos abordados na unidade curricular e comunicar de forma eficaz uma proposta de valor.

Autorreflexão individual (20%) - Autoreflexão sobre a jornada empreendedora, principais conquistas e dificuldades, e feedback para próximas edições.

Bibliografia

Avery, G. C., & Bergsteiner, H. (2011). Sustainable leadership practices for enhancing business resilience and performance. Strategy & Leadership, 39(3), 5?15. https://doi.org/10.1108/10878571111128810

Bansal, P., & DesJardine, M. R. (2014). Business sustainability: It is about time. Strategic Organization, 12(1), 70?78. https://doi.org/10.1177/1476127013520265

Blank, S., & Dorf, B. (2020). The startup owner's manual: The step-by-step guide for building a great company. Wiley.

Damodaran, A. (2011). The little book of valuation: How to value a company, pick a stock and profit. Wiley.

Dean, T. J., & McMullen, J. S. (2007). Toward a theory of sustainable entrepreneurship: Reducing environmental degradation through entrepreneurial action. Journal of Business Venturing, 22(1), 50?76. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2005.09.003