2025
Educação e desenvolvimento de comunidades
Nome: Educação e desenvolvimento de comunidades
Cód.: PED15961O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer as linhas essenciais do debate contemporâneo em torno da ideia de desenvolvimento sustentável.
2. Identificar os impactos da Educação nos processos de desenvolvimento comunitário.
3. Conhecer as agendas de educação para o desenvolvimento das instituições globais.
4. Capacitar os formandos para pensarem e agirem nos diversos modos educativos (formal, não formal e informal) em prol do desenvolvimento comunitário.
2. Identificar os impactos da Educação nos processos de desenvolvimento comunitário.
3. Conhecer as agendas de educação para o desenvolvimento das instituições globais.
4. Capacitar os formandos para pensarem e agirem nos diversos modos educativos (formal, não formal e informal) em prol do desenvolvimento comunitário.
Conteúdos Programáticos
1. Educação, desenvolvimento, equidade e sustentabilidade.
2. A agenda das nações unidas para o desenvolvimento sustentável.
3. As tensões entre o global e o local: cosmopolitismo e identidade comunitária.
4. A teoria das capacidades de Nussbaum e o desenvolvimento humano.
5. A educação e o desenvolvimento comunitário: teorias e estratégias de intervenção.
6. Um novo contrato social para a educação.
2. A agenda das nações unidas para o desenvolvimento sustentável.
3. As tensões entre o global e o local: cosmopolitismo e identidade comunitária.
4. A teoria das capacidades de Nussbaum e o desenvolvimento humano.
5. A educação e o desenvolvimento comunitário: teorias e estratégias de intervenção.
6. Um novo contrato social para a educação.
Métodos de Ensino
Esta é uma Unidade Curricular de natureza fundamentalmente teórica. A opção por uma tipologia de aulas teórico-práticas, num modelo pedagógico presencial, tem que ver, justamente com as opções metodológicas que presidirão ao trabalho concreto em sala com os estudantes. Utilizar-se-ão exposições teóricas, mas fundamentalmente discussões temáticas, leitura e discussão dos textos propostos pelo docente ou aportados pelos alunos.
As aulas de natureza teórico-prática permitem assim uma utilização mais versátil e mais produtiva do tempo podendo-se numa mesma aula utilizar recursos metodológicos de natureza variada.
Naturalmente que as metodologias de trabalho incluem o recurso supletivo a trabalho cooperativo realizado sobre plataforma digital de forma assíncrona, respeitando assim circunstâncias, ritmos e dinâmicas próprias dos formandos e possibilitando um trabalho mais individualizado do docente.
As aulas de natureza teórico-prática permitem assim uma utilização mais versátil e mais produtiva do tempo podendo-se numa mesma aula utilizar recursos metodológicos de natureza variada.
Naturalmente que as metodologias de trabalho incluem o recurso supletivo a trabalho cooperativo realizado sobre plataforma digital de forma assíncrona, respeitando assim circunstâncias, ritmos e dinâmicas próprias dos formandos e possibilitando um trabalho mais individualizado do docente.
Avaliação
A avaliação pressupõe a presença a um mínimo de 75% das aulas e consistirá na avaliação das
participações dos estudantes nas aulas (devidamente registadas em fichas de observação de participação FOP - 30%) e na realização e discussão de um trabalho individual sobre uma das possíveis estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento comunitário (TI - 70%). Ambas os instrumentos de avaliação serão avaliados de 0 a 20 valores.
De acordo com o regulamento académico da universidade de Évora os formandos poderão ser submetidos a uma prova de avaliação final (AF), bem como uma avaliação de recurso também por prova da mesma natureza AFR).
A avaliação final, segundo os casos será calculada da seguinte forma:
Avaliação contínua:
AF = 0,30X FOP + 0,70 X TI
Nas provas de avaliação final a avaliação será igual à classificação obtida nas respetivas provas numa escala de 0 a 20.
participações dos estudantes nas aulas (devidamente registadas em fichas de observação de participação FOP - 30%) e na realização e discussão de um trabalho individual sobre uma das possíveis estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento comunitário (TI - 70%). Ambas os instrumentos de avaliação serão avaliados de 0 a 20 valores.
De acordo com o regulamento académico da universidade de Évora os formandos poderão ser submetidos a uma prova de avaliação final (AF), bem como uma avaliação de recurso também por prova da mesma natureza AFR).
A avaliação final, segundo os casos será calculada da seguinte forma:
Avaliação contínua:
AF = 0,30X FOP + 0,70 X TI
Nas provas de avaliação final a avaliação será igual à classificação obtida nas respetivas provas numa escala de 0 a 20.
Bibliografia
AAVV. (2001). Globalização, desenvolvimento e equidade. Lisboa: Publicações D. Quixote.
ICFE. (2022). Reimaginar os nossos futuros juntos. um novo contrato social para a educação. Paris: UNESCO.
L. R. (2023). Educação e desenvolvimento comunitário. Funchal: Imprensa Académica.
Nussbaum, M. (2011). Creating Capacities. The human development aproach. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
ICFE. (2022). Reimaginar os nossos futuros juntos. um novo contrato social para a educação. Paris: UNESCO.
L. R. (2023). Educação e desenvolvimento comunitário. Funchal: Imprensa Académica.
Nussbaum, M. (2011). Creating Capacities. The human development aproach. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Equipa Docente
- Luís Miguel dos Santos Sebastião [responsável]
