2025

Espécies Exóticas Invasoras numa Perspetiva Europeia - Invasive alien species in an european perspective

Nome: Espécies Exóticas Invasoras numa Perspetiva Europeia - Invasive alien species in an european perspective
Cód.: PAO15981O
6 ECTS
Duração: 6 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Após a conclusão do curso, o aluno deve ser capaz de
1. descrever e relacionar os conceitos básicos de ecologia de espécies invasoras (EEI), causas de invasões e seu impacto nas funções do ecossistema
2. avaliar rotas, vetores e vias de entrada para invasões (vias de introdução e disseminação)
3. comparar e contrastar hipóteses de invasão e a dinâmica das invasões
4. descrever métodos de avaliação de risco na gestão de EEI num contexto europeu e global
5. categorizar e avaliar métodos para a deteção e monitorização de EEI, incluindo novas técnicas emergentes
6. classificar e contrastar diferentes estudos de caso para o controlo e gestão de EEI em ambientes terrestres e aquáticos
7. avaliar como as EEI podem ser monitorizadas através da utilização de ferramentas inteligentes, com o envolvimento ativo do público através da Ciência Cidadã
8. interpretar a compreensão social da legislação nacional e europeia e a sua implementação sobre EEI a sociedade
9. demonstrar como

Conteúdos Programáticos

Introdução geral aos conceitos de ecologia, biodiversidade e espécies exóticas invasoras (EEI)
Causas, vetores e rotas de entrada das invasões
Hipóteses científicas e dinâmicas das invasões
Impacto das invasões na função dos ecossistemas
Importância das EEI no mundo
Estudos de caso de organismos de diferentes países e habitats europeus
Gestão das EEI: prevenção, controlo e mitigação
Deteção e monitorização das EEI utilizando vários métodos
Previsão e avaliação de riscos
O efeito das alterações climáticas e da sociedade (ex: perceção pública) na disseminação e estabelecimento das EEI
Ramificações sociais das EEI
Ciência cidadã como parte da solução
Políticas e quadro legal que regulam as invasões ? a nível nacional e europeu
Conectividade entre partes interessadas
Desenvolvimento de estratégias de comunicação sobre EEI

Métodos de Ensino

A unidade curricular adota metodologias de ensino e aprendizagem integradas e diversificadas, articuladas com um modelo pedagógico que enfatiza tanto a fundamentação teórica quanto a aplicação prática dos conteúdos. O curso é estruturado em módulos ? abordando desde a base teórica das espécies invasoras, passando pela sua gestão e os impactos na sociedade ? com o objetivo de desenvolver competências específicas e transversais, alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teóricas proporcionam uma compreensão sólida dos conceitos de ecologia, biodiversidade e dinâmicas de invasões, enquanto as sessões de laboratório e as excursões garantem a vivência prática dos métodos de avaliação de risco, monitorização e controlo de espécies invasoras. A participação obrigatória em atividades presenciais, como laboratórios, seminários e excursões, assegura a integração dos conhecimentos e o desenvolvimento do pensamento crítico, incentivando a discussão e a troca de experiências entre os formandos. Complementarmente, os exercícios e seminários promovem a reflexão sobre a aplicação dos conceitos estudados, estimulando a análise comparativa de estudos de caso e a compreensão das implicações sociais e legais das invasões. A avaliação é realizada através de exames escritos, práticos e orais, permitindo uma verificação abrangente das competências adquiridas ao longo do curso. Assim, a articulação das metodologias de ensino e aprendizagem com o modelo pedagógico adotado não só reforça a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem, mas também prepara os estudantes para enfrentar os desafios da gestão de espécies invasoras, contribuindo para a promoção de soluções inovadoras e sustentáveis em contextos tanto europeus quanto globais.

Avaliação

Exames escritos, práticos e orais
Módulo 1 Contexto teórico das espécies exóticas invasoras. Objetivos de aprendizagem 1-3, classificações Reprovado, Aprovado, Aprovado com distinção
Módulo 2 Gestão de espécies exóticas invasoras. Objetivos de aprendizagem 4-6, graus Reprovado, Aprovado, Aprovado com distinção
Módulo 3 Espécies exóticas invasoras e sociedade. Objetivos de aprendizagem 7-9, graus Reprovado, Aprovado, Aprovado com distinção
Durante a semana presencial os alunos irão ter um exame escrito composto por 40 perguntas de escolha múltipla com a duração de uma hora. No fim da semana irá ocorrer uma segunda oportunidade para os que não completarem o exame com sucesso ou que queiram melhorar a nota. Esta prova final de avaliação de conhecimentos corresponderá a 50% da nota total. A avaliação oral será efetuada no decurso de um painel debate onde cada grupo de alunos escolherá e apresentará as principais conclusões de um artigo científico à sua escolha sobre a temática das espécies exóticas e invasoras numa perspetiva europeia. Esta avaliação valerá 25% da nota final da disciplina. Durante a semana presencial irão ocorrer 4 aulas práticas com a apresentação de um relatório final e cuja média valerá 25% da nota final. Avaliação final quantitativa numa escala de 0 a 20.

Bibliografia

https://lifeinvasaqua.com/wp-content/uploads/2020/11/LIBRO-ESPECIES-INVASORAS-INGLES-FINAL-3.pdf
Invasive Species Management, A Handbook of Principles and Techniques, 2009. Mick N. Clout and Peter A. Williams (Eds). ISBN: 9780199216338
Invasion Ecology, J.L. Lockwood, M.F. Hoopes, M.P. Marchetti. Blackwell Publishing, Malden, MA (2007), 304pp., ISBN: 978-1-4051-1418-9
Citizen Science: Innovation in Open Science, Society and Policy, 2018. Susanne Hecker, Muki Haklay, Anne Bowser, Zen Makuch, Johannes Vogel, and Aletta Bonn (Eds.). Research, Science and Innovation, European Commission. Open Access PDF, 582 pp., ISBN: 9781787352339
The Science of Citizen Science. 2021. Katrin Vohland, Anne Land-Zandstra, Luigi Ceccaroni, Rob Lemmens, Josep Perelló, Marisa Ponti, Roeland Samson, Katherin Wagenknecht (Eds.). 529 pp., ISBN: 978-3-030-58277-7
Castri et al. (eds.) related with biological invasions named "Biological Invasions in Europe and the Mediterranean Basin". DOI:978-94-009-1876-4