2024
Laboratório de Videoarte
Nome: Laboratório de Videoarte
Cód.: VIS15818O
1 ECTS
Duração: 3 semanas/26 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Entender a videoarte nos âmbitos estético e histórico do campo das artes visuais.
2. Saber aplicar as ferramentas de edição digital de imagem em movimento em software basilares gratuitos.
3. Compreender e ensaiar o trabalho de composição, manipulação e criação de imagem em movimento em suporte digital.
4. Conhecer os formatos e resolução de imagem digital em movimento adequados a diferentes finalidades como a divulgação na Internet e a videoprojeção.
2. Saber aplicar as ferramentas de edição digital de imagem em movimento em software basilares gratuitos.
3. Compreender e ensaiar o trabalho de composição, manipulação e criação de imagem em movimento em suporte digital.
4. Conhecer os formatos e resolução de imagem digital em movimento adequados a diferentes finalidades como a divulgação na Internet e a videoprojeção.
Conteúdos Programáticos
1. Breve enquadramento histórico e estético da videoarte: o nascimento da videoarte nos anos 1960, a videoarte e activismo político, as inter-relações entre vídeo, performance e arte conceptual, as especificidades do médium, a crítica dos meios de comunicação de massas, a instalação e as ligações com o cinema e a Internet no novo milénio.
2. Tipificação dos planos, cena, sequência, ângulos e movimentos da câmara, campo, tempo, espaço, ritmo. Argumento e roteiro desenhado esquemático ou storyboard. A importância dos vetores de força no âmbito da composição e dos formatos de imagem na criação de significados.
3. Edição de vídeo digital tendo como referência peças de videoarte da história de arte: a montagem como produtora de sentido na modelação e modulação do tempo: os cortes entre os planos, as transições, a tintagem e métodos de ajustamento e correcção de cor e edição de áudio.
2. Tipificação dos planos, cena, sequência, ângulos e movimentos da câmara, campo, tempo, espaço, ritmo. Argumento e roteiro desenhado esquemático ou storyboard. A importância dos vetores de força no âmbito da composição e dos formatos de imagem na criação de significados.
3. Edição de vídeo digital tendo como referência peças de videoarte da história de arte: a montagem como produtora de sentido na modelação e modulação do tempo: os cortes entre os planos, as transições, a tintagem e métodos de ajustamento e correcção de cor e edição de áudio.
Métodos de Ensino
O programa é encadeado numa série de exercícios práticos laboratoriais previamente calendarizados.
As exposições práticas, com recurso a materiais audiovisuais e a imagens de diversos artistas ao longo da história de arte, estimula a aquisição de uma visão transversal e interdisciplinar da multimédia. A experimentação prática laboratorial no âmbito da tecnologia multimédia conduz à obtenção de competências para comunicar visualmente por meio de uma linguagem basilar clara e eficaz.
As exposições práticas, com recurso a materiais audiovisuais e a imagens de diversos artistas ao longo da história de arte, estimula a aquisição de uma visão transversal e interdisciplinar da multimédia. A experimentação prática laboratorial no âmbito da tecnologia multimédia conduz à obtenção de competências para comunicar visualmente por meio de uma linguagem basilar clara e eficaz.
Avaliação
Avaliação contínua da assistência e participação na totalidade das sessões que terá em conta: assiduidade, dedicação, empenho, capacidade imaginativa e criativa, trabalho efetuado como resposta aos exercícios propostos, evolução no decorrer das sessões, e o domínio das técnicas e conhecimentos ministrados. A avaliação final será quantitativa.
Bibliografia
ELWES, Catherine ? Video Art: A Guided Tour. London: I.B. Tauris, 2005.
HAYDEN, Malin Hedlin ? Video Art Historicized. Traditions and Negotiations. England: Ashgate Publishing Limited, 2015.
JOURNOT, Marie-Thérèse - Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.
WESTGEEST, Helen - Video Art Theory. A Comparative Approach. London: John Wiley & Sons, Inc, 2016.
HAYDEN, Malin Hedlin ? Video Art Historicized. Traditions and Negotiations. England: Ashgate Publishing Limited, 2015.
JOURNOT, Marie-Thérèse - Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.
WESTGEEST, Helen - Video Art Theory. A Comparative Approach. London: John Wiley & Sons, Inc, 2016.
Equipa Docente
- Hugo Fernando Dias Marques
- Teresa Veiga Furtado [responsável]