Avançar para o conteúdo principal

Teresa Veiga Furtado

Professor Auxiliar (Departamento de Artes Visuais e Design)

Fotografia
Doutoramento: Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - 2014)
Mestrado: Master of Arts (Royal College of Art - 1998)
Licenciatura: Belas-Artes (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - 1992)
Assembleia da Escola de Artes (Membro)
Assembleia de Departamento de Artes Visuais e Design (Conselheiro)
CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística (Membro Integrado Doutorado)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia (Adjunto)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Pós-Graduação em Artes Visuais e Género (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Práticas Artísticas (Diretor)
Conselho Científico da Escola de Artes (Membro)
Departamento de Artes Visuais e Design (Adjunto)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Artes Visuais (Diretor)
Artes Visuais e Multimédia
Nasceu em 1967 e vive e trabalha em Lisboa e Évora. É artista, Professora Auxiliar no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UÉ) e membro associado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). As suas áreas de investigação são as Artes Visuais – Multimédia, Estudos de Género, bem como Arte Social e Colaborativa. Em 1992 licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em 1998 concluiu o Master Degree Course in Printmaking no Royal College of Art, Londres. Em 2014 concluiu Tese de Doutoramento em Sociologia, na NOVA FCSH, intitulada "Videoarte de Mulheres: Nossos Corpos, Nós Mesmas. Corpo, Identidade e Autodeterminação nas Obras de Videoartistas Influenciadas pelos Feminismos", tendo sido aprovada com Muito Bom por Unanimidade. Em 2009 realiza com Kotomi Nishiwaki uma peça de vídeo performativo para o Festival Temps d'Images. Desde 2008 que participa na co-organização de conferências internacionais como Cross Media Arts 2016 – 1st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity", Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, 2016, e "Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência", Out. 2017 na NOVA FCSH. Realizou também curadoria de exposições como "Vídeo e Género", no âmbito do ciclo "Gender Trouble", no Teatro Maria Matos, Lisboa, em 2012, e "Género na Arte", com Aida Rechena, no MNAC-CHIADO, 2017-2018, à qual foi atribuída um dos Prémios Arco-íris Igualdade na Cultura – 2017, pela Associação ILGA PORTUGAL – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, tendo ainda recebido o Prémio APOM – Associação Portuguesa de Museologia 2018. Realiza desde 2018, com Aida Rechena, oficinas de arte colaborativa em Casas de Abrigo.

Membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - linha de investigação Artes Visuais e Design. Áreas de investigação: Artes Visuais – Multimédia, Estudos de Género, e Arte Social e Colaborativa.

Membro colaborador do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/UNL. Linha de investigação: Desigualdades Sociais e Acção Pública - Género e Sexualidade.

 





















1992 Bolseira ERASMUS na Fachhochschule Kiel, Alemanha
1994 Bolseira de Mestrado (1994/96), Royal College of Art, Londres
1995 Bolseira de Mestrado (1995-97), Fundação Calouste Gulbenkian
2006 Bolseira de Doutoramento (Ref: SFRH/BD/25820/2005), FCT/MCTES
FURTADO, Teresa - Female stereotyped-based "personae" in women's video art, p. 223-234. In MACEDO, Ana Gabriela; SOUSA, Carlos Mendes; MOURA, Vitor (org.) - XI Colóquio de Outono. Estudos Performativos. Global Performance - Political Performance. Edições Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), 2010. ISBN 978-989-8139-58-0.
FURTADO, Teresa - O território feminino da videoarte: o espelho não exclusivo, p. 295-301. In MAGALHÃES, Maria José; TAVARES, Manuela (coord.) - Quem tem medo dos feminismos? - Congresso Feminista 2008 - Actas, Vol. II. Funchal: Editora Nova Delphi, 2010. ISBN 978-989-8407-02-3.
Furtado, Teresa Veiga. Act Out: Performative Video by Nordic Women Artists, ed. 1ª, ISBN: 978-972-8661-54-0. Évora: Licorne, 2010.
FURTADO, Teresa - Personae «Masculinas» na videoarte de mulheres. In ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Porto: Edições Afrontamento. Nº 20, (2009), 65-79. ISSN 0874-5560-20.

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato à UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumnus
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar