Teresa Veiga Furtado
Prof. Associado (Departamento de Artes Visuais e Design)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Artes Plásticas;
Estudos de género;
Arte Social;
Arte Colaborativa.
"Act Out: Performative video by Nordic Women Artists", 2008, Universidade de Évora;
"Cross Media Arts 2016 1st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity", 2016, Fórum Eugénio de Almeida, Évora;
"Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência", 2017, NOVA FCSH, Lisboa.
Curadoria de exposições:
"Act Out: Performative Video by Nordic Women Artists", 2008, Universidade de Évora;
"Vídeo e Género", no âmbito do ciclo "Gender Trouble", 2012, Teatro Maria Matos, Lisboa;
"Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade, resistência", co-curadoria com Aida Rechena, no MNAC-CHIADO, 2017-2018.
Membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Linha de investigação Artes Visuais e Design na área da Arte Multimédia, Estudos de Género, e Arte Social e Arte Colaborativa.
Membro colaborador:
– Cieba — centro de estudos e de investigação em belas-artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA-FBAUL). Linha de investigação:Arte Multimédia.
– Instituto de Tecnologias Interactivas do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia do Instituto Superior Técnico (ITI-LARSyS/IST). Linha de investigação: Game art.
– Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA FCSH). Linha de investigação: Desigualdades Sociais e Acção Pública - Género e Sexualidade.
Prática Artística Pessoal: https://home.uevora.pt/~tvf
Prática Artística Comunitária: https://www.cabazdigital.uevora.pt (Laboratórios Multimédia pela Igualdade de Género);https://www.participart.uevora.pt/index.html
Prática Artística Coletiva: https://www.instagram.com/digitalias2022/ (Digitálias, Coletivo Artístico de Mulheres com ASM-ETAV)
Membro da Direção da ASM-ETAV, Associação Ser Mulher - Estrutura técnica territorializada de apoio e atendimento a vítimas de violência, Évora.
1992 | Bolseira ERASMUS na Fachhochschule Kiel, Alemanha |
1994 | Bolseira de Mestrado (1994/96), Royal College of Art, Londres |
1995 | Bolseira de Mestrado (1995-97), Fundação Calouste Gulbenkian |
2006 | Bolseira de Doutoramento (Ref: SFRH/BD/25820/2005), FCT/MCTES |
Prémios Arco-íris Igualdade na Cultura 2017, pela Associação ILGA PORTUGAL;
Prémio APOM Associação Portuguesa de Museologia 2018.
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.