Avançar para o conteúdo principal

Teresa Veiga Furtado

Professor Auxiliar (Departamento de Artes Visuais e Design)

Fotografia
Doutoramento: Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - 2014)
Mestrado: Master of Arts (Royal College of Art - 1998)
Licenciatura: Belas-Artes (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - 1992)
Assembleia da Escola de Artes (Membro)
Assembleia de Departamento de Artes Visuais e Design (Conselheiro)
CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística (Membro Integrado Doutorado)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia (Adjunto)
Comissão Executiva e de Acompanhamento da Pós-Graduação em Artes Visuais e Género (Diretor)
Comissão Executiva e de Acompanhamento do Mestrado em Práticas Artísticas (Diretor)
Conselho Científico da Escola de Artes (Membro)
Departamento de Artes Visuais e Design (Adjunto)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Artes Visuais (Diretor)
Artes Visuais e Multimédia
Nasceu em 1967 e vive e trabalha em Lisboa e Évora. É artista, Professora Auxiliar no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UÉ) e membro associado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). As suas áreas de investigação são as Artes Visuais – Multimédia, Estudos de Género, bem como Arte Social e Colaborativa. Em 1992 licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em 1998 concluiu o Master Degree Course in Printmaking no Royal College of Art, Londres. Em 2014 concluiu Tese de Doutoramento em Sociologia, na NOVA FCSH, intitulada "Videoarte de Mulheres: Nossos Corpos, Nós Mesmas. Corpo, Identidade e Autodeterminação nas Obras de Videoartistas Influenciadas pelos Feminismos", tendo sido aprovada com Muito Bom por Unanimidade. Em 2009 realiza com Kotomi Nishiwaki uma peça de vídeo performativo para o Festival Temps d'Images. Desde 2008 que participa na co-organização de conferências internacionais como Cross Media Arts 2016 – 1st International Conference on Social Arts and Transdisciplinarity", Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, 2016, e "Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência", Out. 2017 na NOVA FCSH. Realizou também curadoria de exposições como "Vídeo e Género", no âmbito do ciclo "Gender Trouble", no Teatro Maria Matos, Lisboa, em 2012, e "Género na Arte", com Aida Rechena, no MNAC-CHIADO, 2017-2018, à qual foi atribuída um dos Prémios Arco-íris Igualdade na Cultura – 2017, pela Associação ILGA PORTUGAL – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, tendo ainda recebido o Prémio APOM – Associação Portuguesa de Museologia 2018. Realiza desde 2018, com Aida Rechena, oficinas de arte colaborativa em Casas de Abrigo.

Membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora - linha de investigação Artes Visuais e Design. Áreas de investigação: Artes Visuais – Multimédia, Estudos de Género, e Arte Social e Colaborativa.

Membro colaborador do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/UNL. Linha de investigação: Desigualdades Sociais e Acção Pública - Género e Sexualidade.

 





















1992 Bolseira ERASMUS na Fachhochschule Kiel, Alemanha
1994 Bolseira de Mestrado (1994/96), Royal College of Art, Londres
1995 Bolseira de Mestrado (1995-97), Fundação Calouste Gulbenkian
2006 Bolseira de Doutoramento (Ref: SFRH/BD/25820/2005), FCT/MCTES
FURTADO, Teresa - Female stereotyped-based "personae" in women's video art, p. 223-234. In MACEDO, Ana Gabriela; SOUSA, Carlos Mendes; MOURA, Vitor (org.) - XI Colóquio de Outono. Estudos Performativos. Global Performance - Political Performance. Edições Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), 2010. ISBN 978-989-8139-58-0.
FURTADO, Teresa - O território feminino da videoarte: o espelho não exclusivo, p. 295-301. In MAGALHÃES, Maria José; TAVARES, Manuela (coord.) - Quem tem medo dos feminismos? - Congresso Feminista 2008 - Actas, Vol. II. Funchal: Editora Nova Delphi, 2010. ISBN 978-989-8407-02-3.
Furtado, Teresa Veiga. Act Out: Performative Video by Nordic Women Artists, ed. 1ª, ISBN: 978-972-8661-54-0. Évora: Licorne, 2010.
FURTADO, Teresa - Personae «Masculinas» na videoarte de mulheres. In ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Porto: Edições Afrontamento. Nº 20, (2009), 65-79. ISSN 0874-5560-20.

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato à UÉ
conhecer a UÉ, cursos em oferta, documentação útil, ...
Estudante UÉ
atividades académicas, notícias e eventos, calendário escolar, ...
Docente e Investigador
unidades de investigação, repositório de publicações, atividades, eventos,...
Alumnus
atividades alumni, integração na vida da UÉ, ...
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar