2024
Laboratório de Fotomontagem Digital
Nome: Laboratório de Fotomontagem Digital
Cód.: VIS15817O
1 ECTS
Duração: 4 semanas/26 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Entender a fotomontagem nos âmbitos estético e histórico do campo das artes visuais.
2. Saber aplicar as ferramentas de edição de imagem digital em softwares basilares gratuitos.
3. Compreender e ensaiar o trabalho de composição, manipulação e criação de imagem em suporte digital.
4. Conhecer os formatos e resolução de imagem digital adequados a diferentes finalidades como a impressão profissional, a impressão doméstica e a divulgação na Internet.
2. Saber aplicar as ferramentas de edição de imagem digital em softwares basilares gratuitos.
3. Compreender e ensaiar o trabalho de composição, manipulação e criação de imagem em suporte digital.
4. Conhecer os formatos e resolução de imagem digital adequados a diferentes finalidades como a impressão profissional, a impressão doméstica e a divulgação na Internet.
Conteúdos Programáticos
1. Abordagem concisa do papel da fotomontagem na história da arte: Construtivismo, Dada, Surrealismo, Nova visão, Arte Pop e arte pós-moderna contemporânea.
2. Composição: tema principal e elementos secundários; peso gráfico; peso semântico; simetrias; estabilidade; dinamismo; simplicidade; ponto; linha; plano; formas; ponto de vista e enquadramento; perspetiva; ritmo; regra dos terços; espaço negativo.
3. Edição da imagem digital: correcção de problemas comuns; cortar e transformar; trabalhar com camadas e seleções; cores e valores de claro-escuro e a sua correcção por meio de camadas de ajustamento; combinação de múltiplas imagens; filtros; tipografia, e; estilos.
2. Composição: tema principal e elementos secundários; peso gráfico; peso semântico; simetrias; estabilidade; dinamismo; simplicidade; ponto; linha; plano; formas; ponto de vista e enquadramento; perspetiva; ritmo; regra dos terços; espaço negativo.
3. Edição da imagem digital: correcção de problemas comuns; cortar e transformar; trabalhar com camadas e seleções; cores e valores de claro-escuro e a sua correcção por meio de camadas de ajustamento; combinação de múltiplas imagens; filtros; tipografia, e; estilos.
Métodos de Ensino
O programa é encadeado numa série de exercícios práticos laboratoriais previamente calendarizados. As exposições práticas, com recurso a materiais audiovisuais e a imagens de diversos artistas ao longo da história de arte, permitem adquirir uma visão transversal e interdisciplinar da multimédia. A experimentação prática laboratorial no âmbito da tecnologia multimédia conduz à obtenção de competências para comunicar visualmente por meio de uma linguagem basilar clara e eficaz.
Avaliação
Avaliação contínua da assistência e participação na totalidade das sessões que terá em conta: assiduidade, dedicação, empenho, capacidade imaginativa e criativa, trabalho efetuado como resposta aos exercícios propostos, evolução no decorrer das sessões, e o domínio das técnicas e conhecimentos ministrados. A avaliação final será quantitativa.
Bibliografia
ADES, Dawn ? Photomontage. London: Thames & Hudson, 1993.
BUSCH Dennis; KLANTEN, Robert; HELLIGE, Hendrik, eds - The Age of Collage. Contemporary Collage in Modern Art. UK: Gestalten, 2013.
BECKER, Lutz - Cut & Paste: European Photomontage 1920 ? 1945. Italy: Gangemi Editore/ Estorick Collection of Modern Italian Art.
BUSCH Dennis; KLANTEN, Robert; HELLIGE, Hendrik, eds - The Age of Collage 2. Contemporary Collage in Modern Art. UK: Gestalten, 2016
BUSCH Dennis; KLANTEN, Robert; HELLIGE, Hendrik, eds - The Age of Collage. Contemporary Collage in Modern Art. UK: Gestalten, 2013.
BECKER, Lutz - Cut & Paste: European Photomontage 1920 ? 1945. Italy: Gangemi Editore/ Estorick Collection of Modern Italian Art.
BUSCH Dennis; KLANTEN, Robert; HELLIGE, Hendrik, eds - The Age of Collage 2. Contemporary Collage in Modern Art. UK: Gestalten, 2016
Equipa Docente
- Hugo Fernando Dias Marques
- Teresa Veiga Furtado [responsável]