2024

Movimento Consciente: O Poder do Exercício na Saúde

Nome: Movimento Consciente: O Poder do Exercício na Saúde
Cód.: ENF15764O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Compreender o impacto do exercício físico na saúde e na gestão de doenças crónicas, reconhecendo a sua importância na enfermagem integrativa.
2. Avaliar e adaptar programas de exercício físico, considerando as necessidades, limitações e objetivos individuais dos doentes.
3. Utilizar estratégias motivacionais e técnicas de acompanhamento para promover a adesão ao exercício e mudanças sustentáveis no estilo de vida.
4. Adaptar as estratégias de promoção do exercício às necessidades individuais, considerando as suas condições de saúde e contexto sociocultural.
5. Avaliar criticamente o impacto das intervenções baseadas no exercício na saúde e bem-estar dos pacientes, ajustando as abordagens conforme necessário.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos do Movimento e Saúde
1.1. Importância do movimento na promoção da saúde
1.2. Conceito de exercício integrado na prática da enfermagem
2. Exercício e Doença Crónica
2.1. Benefícios do exercício na prevenção e gestão de doenças crónicas
2.2. Princípios de prescrição de exercício para diferentes patologias
3. Avaliação e Monitorização da Condição Física
3.1. Métodos de avaliação da capacidade física
3.2. Planeamento e adaptação do exercício para doentes
4. Entrevista Motivacional e Acompanhamento
4.1. Estratégias para promover adesão ao exercício
4.2. Monitorização e ajustes nos programas de exercício
5. O Corpo e o Autocuidado
5.1. Corpo, mente e bem-estar: a conexão entre movimento e saúde emocional
5.2. Técnicas de mobilidade, alongamento e relaxamento

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (workshops) e online (sessões assíncronas).
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Metodologias de avaliação:
? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.

Avaliação

A metodologia de ensino será expositiva interativa (T), complementada por exemplos práticos (TP) aplicados em contexto presencial (workshops) e online (sessões assíncronas).
Serão utilizados diferentes recursos pedagógicos, incluindo:
? Materiais didáticos interativos, desenvolvidos para apoiar a aprendizagem online e offline.
? Casos práticos e simulações, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais da prática clínica.
? Vídeos explicativos, exercícios e questionários, com feedback formativo para reforço do conhecimento.
Metodologias de avaliação:
? A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
? O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.

Bibliografia

? Dossey, B. M., & Keegan, L. (2016). Holistic nursing: A handbook for practice. Jones & Bartlett Learning.
? Kreitzer, M. J., & Koithan, M. (2014). Integrative nursing. Oxford University Press.
? American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription.
? Organização Mundial da Saúde. (2019). Diretrizes para a promoção da saúde global.
? National Center for Complementary and Integrative Health. (n.d.). National Center for Complementary and Integrative Health. https://www.nccih.nih.gov/

Equipa Docente