2024

Fundamentos da Enfermagem do Estilo de Vida: Um Novo Paradigma de Saúde

Nome: Fundamentos da Enfermagem do Estilo de Vida: Um Novo Paradigma de Saúde
Cód.: ENF15797O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante tenha desenvolvido as competências que lhe permitam:
1. Compreender os Fundamentos da Enfermagem no Estilo de Vida: um Novo Paradigma de Saúde
2. Compreender o conceito de Enfermagem no Estilo de Vida.
3. Identificar os pilares da Enfermagem no Estilo de Vida.
4. Reconhecer o Papel da Enfermagem na Promoção da Saúde:
5. Identificar o papel do enfermeiro na Promoção de Saúde e Estilo de Vida
6. Reconhecer a efetividade de Intervenções de Enfermagem na Promoção da Saúde e Estilo de Vida

Conteúdos Programáticos

1. Enfermagem no Estilo de Vida
1.1. Conceito de Enfermagem de Estilo de Vida
1.2. Da prevenção à Enfermagem no Estilo de Vida
1.3. O impacto das doenças crónicas em Portugal
1.4. Relação entre Estilo de Vida e Doenças Crónicas
2. Pilares da Enfermagem no Estilo de Vida
2.1 Os seis pilares de Enfermagem no Estilo de Vida: Alimentação Saudável, Exercício Físico, Saúde Mental, Relacionamentos Saudáveis, Sono e Minimização de Substâncias e Comportamentos Nocivos
3. O papel do enfermeiro na Promoção de Saúde e Estilo de Vida
3.1. Importância do enfermeiro na Medicina do Estilo de vida
3.2. A efetividade de Intervenções de Enfermagem na Promoção da Saúde e Estilo de Vida
3.3. Enfermagem Integrativa: a integração de práticas baseadas na evidencia promotoras de um estilo de vida saudável

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
? A Metodologia de Ensino será expositiva interativa (T), ilustrada com exemplos práticos (TP) em contexto presencial (Worshops) e online (sessões assíncronas).
? Os recursos pedagógicos utilizados serão: ferramentas autor para conceção e desenho de conteúdos pedagógicos para exploração online e/ou offline (authoring tools); Simuladores pedagógicos para avaliação intermédia e monitorização de competências; videogramas, exercícios, questionários e testes com feedback formativo para uso online e/ou offline.

Avaliação

Metodologias de avaliação:
A avaliação ocorre no final desta formação e corresponde à apresentação de uma comunicação, numa conferência temática de discussão sobre o tema que os estudantes vão definir e organizar e que integrará o ciclo de conferências da PG Enfermagem do Estilo de Vida: Intervenção Integrativa.
O aproveitamento à UC depende da obtenção de uma classificação ?9,5 valores.

Bibliografia

Bodai, B., et al. (2018). Lifestyle medicine: A brief review of its dramatic impact on health and survival. The Permanente Journal, 22, 17-025. https://doi.org/10.7812/TPP/17-025
Downes, L., Buchholz, S., & Fogg, L. (2021). Impact of a nutrition education program on health behaviors in a university workplace wellness program. Journal of the American Association of Nurse Practitioners, 33(12), 1198-1206. https://doi.org/10.1097/JXX.0000000000000553
Fallows, E. (2023). Lifestyle medicine: A cultural shift in medicine that can drive integration of care. Future Healthcare Journal, 10(3), 226-231.
Martins, P. M. (2020). Vou Fazer Quimioterapia! E Agora? Projecto Foco. ISBN 9789895477562
Stubbe, C. (2023). Nursing?s role in lifestyle medicine. American Nurse Journal, 18(12), 23-27. https://doi.org/10.51256/anj122323

Equipa Docente