2024

Ética no Contexto do Ensino Superior

Nome: Ética no Contexto do Ensino Superior
Cód.: CMS15634O
2 ECTS
Duração: 2 semanas/52 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da UC o estudante deve:
Compreender a ética aplicada no âmbito Formação e investigação
Compreender a ética aplicada no âmbito da Interculturalidade e relações interpessoais
Analisar os princípios da Ética Organizacional nas IES
Discutir a importância da integridade científica e académica nas IES

Conteúdos Programáticos

Formação e investigação
Interculturalidade e relações interpessoais
Ética Organizacional nas IES
Integridade Científica e Académica

Métodos de Ensino

Tendo em conta o contexto on-line das sessões e os conteúdos, os objetivos serão desenvolvidos em sessões de debate, baseadas em informação apresentada ou disponibilizada para consulta préevia.

Avaliação

Tendo em conta a metodologia de ensino descrita, propõe-se 1 momento de avaliação:
A avaliação por frequência será feita através de uma Ensaio Individual ou Portefólio relativo à temática da Microcredencial, à escolha do estudante.
Para que o estudante obtenha aproveitamento é obrigatório ter uma avaliação igual ou superior a 10 valores.
As provas de exame serão realizadas na forma de prova escrita contemplando todos os conteúdos lecionados.

Bibliografia

Almeida, Filipe; Peixoto, Paulo; Seixas, Ana; Esteves, Denise & Gama, Paulo (2017). Uma cultura de integridade para o Ensino Superior. Imprensa da Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316.2/3880
Rawls, John (2001). Uma Teoria da Justiça. Editorial Presença.
Santos, António D. (coord.) (2024). Desafios da Ética contemporânea. Edições Sílabo
Sève, Lucien (1997) Para uma crítica da razão bioética. Instituto Piaget.
Singer, Peter (Ed) (1993). A Companion to Ethics. Wiley-Blackwell
Tavares, Pedro Vilas-Boas; Osswald, Helena & Garcia, João Carlos (2018). Ética, Investigação e Vida Universitária. Faculdade de Letras da Universidade do Porto