2025
Gestão da Qualidade e Sustentabilidade
Nome: Gestão da Qualidade e Sustentabilidade
Cód.: GES14878L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem:
1. Compreender os conceitos e a evolução da gestão da qualidade.
2. Conhecer os princípios da Gestão pela Qualidade Total e Melhoria Contínua.
3. Compreender os processos de normalização, acreditação e certificação.
4. Perceber a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
5. Conhecer e aplicar os modelos e as ferramentas da qualidade na resolução de problemas, para a tomada de decisões.
6. Compreender os pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental.
7. Perceber os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
8. Avaliar o impacto das práticas sustentáveis nas organizações.
Competências:
Organizar, planificar e gerir o tempo e a informação.
Analisar crítica e autocriticamente a informação.
Participar ativamente na construção de conhecimento.
Comunicar eficazmente oralmente e por escrito.
Apresentar capacidade de integrar e liderar equipas.
Ter abordagens organizadas na resolução de problemas e na tomada de decisão.
1. Compreender os conceitos e a evolução da gestão da qualidade.
2. Conhecer os princípios da Gestão pela Qualidade Total e Melhoria Contínua.
3. Compreender os processos de normalização, acreditação e certificação.
4. Perceber a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
5. Conhecer e aplicar os modelos e as ferramentas da qualidade na resolução de problemas, para a tomada de decisões.
6. Compreender os pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental.
7. Perceber os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
8. Avaliar o impacto das práticas sustentáveis nas organizações.
Competências:
Organizar, planificar e gerir o tempo e a informação.
Analisar crítica e autocriticamente a informação.
Participar ativamente na construção de conhecimento.
Comunicar eficazmente oralmente e por escrito.
Apresentar capacidade de integrar e liderar equipas.
Ter abordagens organizadas na resolução de problemas e na tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 Gestão da Qualidade:
1. Conceitos e Evolução
2. Gestão pela Qualidade Total e Melhoria Contínua
3. Normalização, Acreditação e Certificação
4. Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
5. Modelos e Ferramentas da Qualidade
Módulo 2 Sustentabilidade:
1. Pilares da Sustentabilidade: Economico, Social e Ambiental
2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1. Conceitos e Evolução
2. Gestão pela Qualidade Total e Melhoria Contínua
3. Normalização, Acreditação e Certificação
4. Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
5. Modelos e Ferramentas da Qualidade
Módulo 2 Sustentabilidade:
1. Pilares da Sustentabilidade: Economico, Social e Ambiental
2. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Métodos de Ensino
Nas sessões letivas desta UC propõem-se privilegiar os métodos de ensino-aprendizagem com grande enfoque na participação e reflexão crítica sobre as problemáticas desenvolvidas, na perspetiva de dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas, e de competências científicas e comportamentais, necessárias ao exercício de desempenho em qualquer profissão.
Recorre-se às seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
Expositivas;
Participativas (discussão de artigos científicos/estudos de caso; pesquisas de conteúdos na Web; utilização de plataformas informáticas e de simuladores);
Ativas (Trabalhos de Grupo);
Estudo Autónomo, assíncrona à distância (leituras recomendadas, visualização de vídeos, resolução de exercícios).
Nesta UC também se pretende organizar seminários/palestras, por convite a profissionais em representação de empresas e instituições, de modo que os alunos contactem com a realidade organizacional, impossível de ser alvo de análise em sala de aula.
Recorre-se às seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
Expositivas;
Participativas (discussão de artigos científicos/estudos de caso; pesquisas de conteúdos na Web; utilização de plataformas informáticas e de simuladores);
Ativas (Trabalhos de Grupo);
Estudo Autónomo, assíncrona à distância (leituras recomendadas, visualização de vídeos, resolução de exercícios).
Nesta UC também se pretende organizar seminários/palestras, por convite a profissionais em representação de empresas e instituições, de modo que os alunos contactem com a realidade organizacional, impossível de ser alvo de análise em sala de aula.
Avaliação
De acordo com o previsto no Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUE) e respeitando as regras em vigor no Departamento de Gestão, será dada aos alunos a possibilidade de optarem, para efeitos de avaliação, pelo regime de Avaliação Contínua ou pelo regime de Avaliação Final (Exame).
O Regime de Avaliação Contínua (AC) desta unidade curricular resultará de duas provas de avaliação escritas individuais referentes a cada módulo (50%); um trabalho de Grupo, com discussão e apresentação oral (30%); e atividades em sala (20%).
O Regime Avaliação Final (Exame) resultará de uma prova de avaliação escrita individual (50%) e um trabalho escrito individual de pesquisa bibliográfica, que deve incorporar temáticas dos módulos 1 e 2 (50%).
O Regime de Avaliação Contínua (AC) desta unidade curricular resultará de duas provas de avaliação escritas individuais referentes a cada módulo (50%); um trabalho de Grupo, com discussão e apresentação oral (30%); e atividades em sala (20%).
O Regime Avaliação Final (Exame) resultará de uma prova de avaliação escrita individual (50%) e um trabalho escrito individual de pesquisa bibliográfica, que deve incorporar temáticas dos módulos 1 e 2 (50%).
Bibliografia
António, N. S., Teixeira, A., & Rosa, Á. (2019). Gestão da qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, 3.ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
Goetsch, D. L., & Davis, S. B. (2021). Quality management for organizational excellence: Introduction to total quality. Ninth edition. Boston: Pearson.
Machado, C., Davim, J. P. (Coord.) (2023). Indústria 5.0 - Pessoas, Tecnologia e Sustentabilidade, Lisboa: Actual Editora.
Pires, A. R. (2016), Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços, 2.ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo
Pires, A.R., Saraiva, M. & Rosa A. (Editores), (2019). TMQ Techniques, Methodologies and Quality Qualidade no Futuro. Número Especial -10 anos. Lisboa, Editora Sílabo.
Ribeiro, M. G., Rego, A., & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança para a Sustentabilidade - A Voz de Quem Lidera em Portugal, Lisboa: Actual Editora.
Rosa, M. J., Moura e Sá, P., & Sarrico, C. S. (Org.) (2014). Qualidade em Ação: Da teoria para a
Goetsch, D. L., & Davis, S. B. (2021). Quality management for organizational excellence: Introduction to total quality. Ninth edition. Boston: Pearson.
Machado, C., Davim, J. P. (Coord.) (2023). Indústria 5.0 - Pessoas, Tecnologia e Sustentabilidade, Lisboa: Actual Editora.
Pires, A. R. (2016), Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços, 2.ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo
Pires, A.R., Saraiva, M. & Rosa A. (Editores), (2019). TMQ Techniques, Methodologies and Quality Qualidade no Futuro. Número Especial -10 anos. Lisboa, Editora Sílabo.
Ribeiro, M. G., Rego, A., & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança para a Sustentabilidade - A Voz de Quem Lidera em Portugal, Lisboa: Actual Editora.
Rosa, M. J., Moura e Sá, P., & Sarrico, C. S. (Org.) (2014). Qualidade em Ação: Da teoria para a
Equipa Docente
- Maria Margarida Serra Marques Martins de Moura Saraiva [responsável]
