2024

Avaliação pedagógica no ensino superior: da regulação à classificação

Nome: Avaliação pedagógica no ensino superior: da regulação à classificação
Cód.: PED15604O
3 ECTS
Duração: 12 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Clarificar conceções e práticas de avaliação pedagógica
O2. Compreender as funções e características da avaliação pedagógica
O3. Compreender os princípios da avaliação pedagógica
O4. Compreender a articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem
O5. Compreender o que são critérios de avaliação, para que servem e como se constroem
O6. Compreender o processo de construção de rubricas e o seu potencial regulador da aprendizagem
O7. Compreender o papel do feedback na regulação do ensino e da aprendizagem
O8. Compreender o impacto de diferentes tipos de feedback no processo de aprendizagem
O9. Compreender as características do feedback de qualidade
O10. Compreender a necessidade do planeamento da avaliação pedagógica
O11. Compreender a necessidade de diversificar instrumentos e tarefas de avaliação em função da natureza das aprendizagens, do contexto e características dos estudantes
O12. Conhecer regras a aplicar na construção e correção de instrumentos de avaliação da aprendizagem

Conteúdos Programáticos

C1. Conceitos no âmbito da avaliação pedagógica
C2. Funções e características da avaliação pedagógica
C3. Princípios da avaliação pedagógica
C4. Articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem
C5. Critérios de avaliação ? o que são? para que servem? como se constroem?
C6. Rubricas: características e utilidade
C7. Feedback e regulação do ensino e da aprendizagem
C8. Tipos de feedback
C9. Características do feedback de qualidade
C10. Planeamento da avaliação pedagógica
C11. Instrumentos e técnicas de avaliação
C12. Da construção de instrumentos de avaliação à correção dos resultados

Métodos de Ensino

Procura-se proporcionar aos formandos experiências pedagógicas que estes possam vir a replicar nas suas próprias aulas (isomorfismo pedagógico), privilegiando uma abordagem teórico-prática, com oportunidades de exploração de exemplos reais, eventualmente trazidos pelos formandos sobre a sua prática, tirando partido da diversidade de áreas científicas a que pertencem. Valorizam-se modelos pedagógicos centrados no formando, promotores da autonomia, espírito crítico e criatividade, comunicação e colaboração. Privilegia-se a diversidade pedagógica, com a realização de tarefas individuais, em pequeno e grande grupo, a discussão e o debate de ideias, a análise critica de cenários e a resolução de problemas, mobilizando recursos diversificados, incluindo questionários de autorregulação, rubricas, textos, vídeos e ferramentas digitais. As sessões a distância serão dinamizadas com recurso à plataforma ZOOM.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos formandos é qualitativa, resultando em menção final de aprovado/a ou reprovado/a.
A aprovação depende do cumprimento cumulativo de quatro condições:
1. Assiduidade (o número máximo de faltas em sessões presenciais e síncronas é de duas sessões);
2. Participação ativa nas sessões (realização das tarefas propostas);
3. Resposta a um questionário sobre conceções e práticas de avaliação, aplicado em dois momentos, na primeira e na última sessão;
4. Preenchimento de questionário anónimo de avaliação da formação.

Bibliografia

Almeida, L., Gonçalves, S., Ramos do Ó, J., Rebola, F., Soares, S., & Vieira, F. (2022). Inovação pedagógica no Ensino Superior: Cenários e caminhos de transformação. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. https://www.a3es.pt/sites/default/files/Inovacao_Pedagogica_no_Ensino_Superior_Cenarios_e_Caminhos_de_Transformacao.pdf
Cid, M., Fialho, I., & Borralho, A. (2023). Avaliação pedagógica no ensino superior: possibilidades de melhoria e inovação. Universidade de Évora. https://www.ipisucesso.uevora.pt/wp-content/uploads/2024/02/ebook_AVALIACAO-PEDAGOGICA-NO-ENSINO-SUPERIOR_possibilidades-de-melhoria-e-inovacao_f.pdf
Fialho, I., Cid, M., Coppi, M. (2023). Pedagogical Assessment in Higher Education: The Importance of Training. Educ. Sci., 13(12), 1248. https://doi.org/10.3390/educsci13121248
Hattie, J., & Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81?112. https://doi.org/10.3102/003465430298487.