2024
Embriologia Médica
Nome: Embriologia Médica
Cód.: BIO15215I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Aprendizagem
Em termos de objectivos gerais, pretende-se que o aluno tenha, simultaneamente, uma perspectiva geral do desenvolvimento embrionário dos vertebrados e um conhecimento das variações patenteadas por cada espécie da esfera da Medicina Veterinária clássica.
Neste contexto, e em termos de competências finas, pretende-se que o aluno domine a terminologia imanente à Embriologia Veterinária; seja capaz de diferenciar as etapas do desenvolvimento embrionário e fetal, bem como as alterações congénitas mais frequentes; que consiga descrever as variações ocorridas entre espécies durante o desenvolvimento e conducentes a diferenças no que toca, por exemplo, às membranas fetais, ao desenvolvimento diferencial do estômago dos ruminantes, e; à glândula mamária. Adicionalmente, pretende-se que os alunos consigam estabelecer a ligação entre o domínio do desenvolvimento embrionário e fetal dos vertebrados e o indivíduo adulto, e compreender a utilização desta ligação na prática clínica da reprodução, n
Neste contexto, e em termos de competências finas, pretende-se que o aluno domine a terminologia imanente à Embriologia Veterinária; seja capaz de diferenciar as etapas do desenvolvimento embrionário e fetal, bem como as alterações congénitas mais frequentes; que consiga descrever as variações ocorridas entre espécies durante o desenvolvimento e conducentes a diferenças no que toca, por exemplo, às membranas fetais, ao desenvolvimento diferencial do estômago dos ruminantes, e; à glândula mamária. Adicionalmente, pretende-se que os alunos consigam estabelecer a ligação entre o domínio do desenvolvimento embrionário e fetal dos vertebrados e o indivíduo adulto, e compreender a utilização desta ligação na prática clínica da reprodução, n
Conteúdos Programáticos
Introdução à História da Embriologia;
Gametogénese;
Fertilização;
Clivagem;
Gastrulação;
Sinalização celular e funcionamento genético no decurso do desenvolvimento;
Células estaminais;
Estabelecimento do plano corporal básico;
Cavidades celómicas;
Membranas fetais;
Variantes de implantação e placentação de acordo com a espécie.
Mortalidade embrionária em espécies domésticas.
Sistema cardiovascular. Características embriológicas e pós-natais da hematopoiese.
Sistema nervoso;
Sistemas muscular e esquelético;
Sistema digestivo;
Sistema respiratório,
Sistema urinário;
Sistema reprodutivo;
Estruturas da cabeça e pescoço;
Sistema endócrino;
Olho e ouvido;
Sistema integumentar;
Determinação da idade do embrião e do feto;
Reprodução medicamente assistida em espécies domésticas;
Factores genéticos, cromossómicos e ambientais que afectam adversamente o desenvolvimento pré-natal.
Gametogénese;
Fertilização;
Clivagem;
Gastrulação;
Sinalização celular e funcionamento genético no decurso do desenvolvimento;
Células estaminais;
Estabelecimento do plano corporal básico;
Cavidades celómicas;
Membranas fetais;
Variantes de implantação e placentação de acordo com a espécie.
Mortalidade embrionária em espécies domésticas.
Sistema cardiovascular. Características embriológicas e pós-natais da hematopoiese.
Sistema nervoso;
Sistemas muscular e esquelético;
Sistema digestivo;
Sistema respiratório,
Sistema urinário;
Sistema reprodutivo;
Estruturas da cabeça e pescoço;
Sistema endócrino;
Olho e ouvido;
Sistema integumentar;
Determinação da idade do embrião e do feto;
Reprodução medicamente assistida em espécies domésticas;
Factores genéticos, cromossómicos e ambientais que afectam adversamente o desenvolvimento pré-natal.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas baseadas na exposição oral sustentada por meios audiovisuais (PPT, vídeos e modelos computorizados). Apresentação, quando apropriado de casos clínicos com análise, diagnóstico e aconselhamento no contexto da embriologia clínica. As aulas teórico-práticas serão maioritariamente dinamizadas pela apresentação (em grupo) pelos alunos de artigos científicos representativos do estado da arte e de casos clínicos, com um espaço para discussão, cabendo ao professor dinamizar o decurso destes procedimentos. A avaliação será realizada por frequências (2 testes escritos de escolha múltipla e perguntas de pequeno e médio desenvolvimento) ou exame único (igualmente escrito) com um valor de 70%. A componente teórico-prática será globalmente valorizada em 30%, sendo subdividida na apresentação de um artigo e de um caso clínico por grupo (20%) e na resposta a perguntas específicas relativas aos artigos e casos clínicos (incluídas como uma secção independente nos testes escritos -10%).
Bibliografia
McGeady, T.A. et al. Veterinary Embryology, 2nd Ed. Wiley (2017).
Hyttel, P. et al. Essentials of domestic animal embryology. Saunders Elsevier (2016).
Hyttel, P. et al. Essentials of domestic animal embryology. Saunders Elsevier (2016).