2024
Living, Inquiring and Knowing: outdoor practices for sustainability
Nome: Living, Inquiring and Knowing: outdoor practices for sustainability
Cód.: PAO15152O
6 ECTS
Duração: 5 semanas/156 horas
Área Científica:
Arquitectura, Arquitectura Paisagista, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências Biológicas, Ciências da Educação, Ciências da Paisagem e Ordenamento, Ciências do Ambiente e Ecologia, Cultura, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Linguística, Motricidade Humana, Música, Psicologia, Sociologia, Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
-Conhecer os pilares da Sustentabilidade
- Conhecer os fundamentos teóricos e práticos da aprendizagem transformadora ao ar livre e da pedagogia e investigação do conceito de Placemaking;
- Incorporar a sustentabilidade e os seus valores, incluindo o apoio à equidade e ao significado cultural, e promover a natureza e o bem-estar através de experiências ao ar livre;
- Abraçar a complexidade, utilizando o pensamento sistémico, o pensamento crítico, a criatividade e o enquadramento de problemas para prever futuros sustentáveis;
- Adotar uma forma de pensar relacional e criativa, considerando as ligações entre os seres humanos e mais do que os seres humanos, explorando e ligando diferentes disciplinas.
- Colaborar com comunidade, concebendo objetivos comuns e negociando acções para apoiar a vida em todas as suas dimensões, incluindo o que não é humano;
- Comunicar verbal e não verbalmente demonstrando interesse, empatia, mutualidade, atenção, ligação e cuidado numa comunidade multiespécies;
- Conceber projetos ecosociais pertinentes e viáveis, envolvendo iniciativas inclusivas (coletivas e individuais), utilizando diferentes linguagens e meios de comunicação para apoiar e desenvolver uma aprendizagem transformadora.
- Conhecer os fundamentos teóricos e práticos da aprendizagem transformadora ao ar livre e da pedagogia e investigação do conceito de Placemaking;
- Incorporar a sustentabilidade e os seus valores, incluindo o apoio à equidade e ao significado cultural, e promover a natureza e o bem-estar através de experiências ao ar livre;
- Abraçar a complexidade, utilizando o pensamento sistémico, o pensamento crítico, a criatividade e o enquadramento de problemas para prever futuros sustentáveis;
- Adotar uma forma de pensar relacional e criativa, considerando as ligações entre os seres humanos e mais do que os seres humanos, explorando e ligando diferentes disciplinas.
- Colaborar com comunidade, concebendo objetivos comuns e negociando acções para apoiar a vida em todas as suas dimensões, incluindo o que não é humano;
- Comunicar verbal e não verbalmente demonstrando interesse, empatia, mutualidade, atenção, ligação e cuidado numa comunidade multiespécies;
- Conceber projetos ecosociais pertinentes e viáveis, envolvendo iniciativas inclusivas (coletivas e individuais), utilizando diferentes linguagens e meios de comunicação para apoiar e desenvolver uma aprendizagem transformadora.
Conteúdos Programáticos
1.Educação para a sustentabilidade (EpS) em contextos de ar livre
Aprendizagem ao ar livre e EpS
Experiências inclusivos e interdisciplinares para a educação ao ar livre
2.Experiências imersivas ao ar livre
Aprendizagem com o ambiente em contextos de ar livre
Valores eco-sócio-culturais na paisagem natural e construída
Conhecer e relacionar com o mundo natural
Placemaking: criar um sentido de lugar
Memória e literacias do futuro
Práticas mente-corpo ao ar livre para o desenvolvimento e o bem-estar
Emoções na crise socio-ambiental como imaginar futuros alternativos
3.Investigação em EpS ao ar livre: fundamentos e abordagens
Abordagens holísticas do ambiente nas raízes da Europa
Percepções multidiscipinares da paisagem
4.Experiências de aprendizagem transformadoras
Pensamento crítico em comunidades multifuncionais
Narrar a paisagem: uma viagem transformadora através das artes e da natureza
Transformar em comum: para uma pedagogia da natureza comum
5.Prospetivar o futuro em ação
Aprendizagem ao ar livre e EpS
Experiências inclusivos e interdisciplinares para a educação ao ar livre
2.Experiências imersivas ao ar livre
Aprendizagem com o ambiente em contextos de ar livre
Valores eco-sócio-culturais na paisagem natural e construída
Conhecer e relacionar com o mundo natural
Placemaking: criar um sentido de lugar
Memória e literacias do futuro
Práticas mente-corpo ao ar livre para o desenvolvimento e o bem-estar
Emoções na crise socio-ambiental como imaginar futuros alternativos
3.Investigação em EpS ao ar livre: fundamentos e abordagens
Abordagens holísticas do ambiente nas raízes da Europa
Percepções multidiscipinares da paisagem
4.Experiências de aprendizagem transformadoras
Pensamento crítico em comunidades multifuncionais
Narrar a paisagem: uma viagem transformadora através das artes e da natureza
Transformar em comum: para uma pedagogia da natureza comum
5.Prospetivar o futuro em ação
Métodos de Ensino
O modelo pedagógico deste curso assenta em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, valorizando o contacto com o mundo real natural, social e cultural assim como na complementaridade de abordagens de modo a possibilitar aos estudantes uma experiência abrangente, diversificada e interdisciplinar, assegurada por um corpo docente multidisciplinar abrangente e complementar. Os três elementos-chave do modelo adoptado são: i) construir experiências de ensino-aprendizagem focadas nas competências da Sustentabilidade, através da mobilização de saberes, conhecimentos e competências diversificadas; ii) promover experiências ao ar livre tanto em contexto natural como humanamente construído com especialistas de diversas áreas do conhecimento; iii) orientar o desenvolvimento de projectos a implementar no mundo real que respondam a desafios da sustentabilidade.
As metodologias adotadas visam uma integração teórico-prática e interdisciplinar na abordagem das temáticas e dos problemas da sustentabilidade.
Pressupõem o envolvimento dos estudantes no questionamento e na tomada de decisão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de trabalhos de:
Pesquisa, comunicação e debate em grupo, tanto em geografia física como digital;
Atividades experienciais em contextos reais de contacto entre cultura-natureza;
Exercícios práticos para a integração / reflexão dos conceitos abordados;
Conceção de projetos interdisciplinares de ação para a sustentabilidade.
As metodologias adotadas visam uma integração teórico-prática e interdisciplinar na abordagem das temáticas e dos problemas da sustentabilidade.
Pressupõem o envolvimento dos estudantes no questionamento e na tomada de decisão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de trabalhos de:
Pesquisa, comunicação e debate em grupo, tanto em geografia física como digital;
Atividades experienciais em contextos reais de contacto entre cultura-natureza;
Exercícios práticos para a integração / reflexão dos conceitos abordados;
Conceção de projetos interdisciplinares de ação para a sustentabilidade.
Avaliação
A avaliação continua compreende as seguintes componentes:
1.Participação (20%)
2.Portfólio (80%)
2.1.Sínteses temáticas e reflexões sobre experiências de aprendizagem, particularmente nas atividades imersivas e plano de projeto exploratório de ação para a Sustentabilidade (30%).
2.2.Apresentação oral e escrita do projeto de Educação para a Sustentabilidade (50%).
Este curso não tem avaliação final ou a avaliação final compreende os elementos da avaliação continua reformulados mediante feedback formativo.
1.Participação (20%)
2.Portfólio (80%)
2.1.Sínteses temáticas e reflexões sobre experiências de aprendizagem, particularmente nas atividades imersivas e plano de projeto exploratório de ação para a Sustentabilidade (30%).
2.2.Apresentação oral e escrita do projeto de Educação para a Sustentabilidade (50%).
Este curso não tem avaliação final ou a avaliação final compreende os elementos da avaliação continua reformulados mediante feedback formativo.
Bibliografia
Bianchi, G., Pisiotis, U., & Cabrera Giraldez, M. (2022). GreenComp The European sustainability competence framework (No. JRC128040). Joint Research Centre (Seville site).
Callicott, J. B. (2013). Thinking like a Planet : the Land Ethic and the Earth Ethic, New York, Oxford University Press.
Folque, M. A. (2018). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (eds), Early Childhood Care and Education for Sustainability: International perspectives (pp.67-81). Routledge.
Gray, T. (2018). Outdoor learning: Not new, just newly important. Curriculum Perspectives, 38, 145-149.
Pellaud, F., & Eastes, R. E. (2020). Éduquer à la condition terrestre. Éducation relative à l'environnement. Regards-Recherches-Réflexions, 15(2).
Humberstone, B., Prince, H., & Henderson, K. A. (Eds.). (2015). Routledge international handbook of outdoor studies. Routledge.
Lotz-Sisitka, H. (2015). Transformative, transgressive social learning: rethinking higher education pedagogy in times of systemic global dysfunction. Current Opinion in Environmental Sustainability, 16, 73-80.
Tsing, A. (2010). Arts of inclusion, or how to love a mushroom. Manoa, 22(2), 191-203.
Valente M, Ilhéu M. (2021). Romances com a Terra - Diálogos sobre Educação/ Lovers of the Earth - Dialogues on Education. Caleidoscópio.
Wolsko, C., Lindberg, K., & Reese, R. (2019). Nature-based physical recreation leads to psychological well-being: Evidence from five studies. Ecopsychology, 11(4), 222-235.
Callicott, J. B. (2013). Thinking like a Planet : the Land Ethic and the Earth Ethic, New York, Oxford University Press.
Folque, M. A. (2018). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (eds), Early Childhood Care and Education for Sustainability: International perspectives (pp.67-81). Routledge.
Gray, T. (2018). Outdoor learning: Not new, just newly important. Curriculum Perspectives, 38, 145-149.
Pellaud, F., & Eastes, R. E. (2020). Éduquer à la condition terrestre. Éducation relative à l'environnement. Regards-Recherches-Réflexions, 15(2).
Humberstone, B., Prince, H., & Henderson, K. A. (Eds.). (2015). Routledge international handbook of outdoor studies. Routledge.
Lotz-Sisitka, H. (2015). Transformative, transgressive social learning: rethinking higher education pedagogy in times of systemic global dysfunction. Current Opinion in Environmental Sustainability, 16, 73-80.
Tsing, A. (2010). Arts of inclusion, or how to love a mushroom. Manoa, 22(2), 191-203.
Valente M, Ilhéu M. (2021). Romances com a Terra - Diálogos sobre Educação/ Lovers of the Earth - Dialogues on Education. Caleidoscópio.
Wolsko, C., Lindberg, K., & Reese, R. (2019). Nature-based physical recreation leads to psychological well-being: Evidence from five studies. Ecopsychology, 11(4), 222-235.