2024
Temas de Filosofia e Psicologia
Nome: Temas de Filosofia e Psicologia
Cód.: FIL14422D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Filosofia, Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Otativa.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fomentar o diálogo com a Psicologia e o aprofundamento de algumas temas abordados pelas áreas científicas da Filosofia e da Psicologia.
Promover o pensamento transdisciplinar
Promover o pensamento com base no estudo de casos e nas evidências científicas.
Promover a prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.
Desenvolver competências de apresentação, comunicação e trabalho cooperativo.
Promover o pensamento transdisciplinar
Promover o pensamento com base no estudo de casos e nas evidências científicas.
Promover a prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem estruturado.
Desenvolver competências de apresentação, comunicação e trabalho cooperativo.
Conteúdos Programáticos
Diálogos entre a Filosofia e a Psicologia: alguns problemas e temáticas
1. Emoções e afetividade. Perspetivas interdisciplinares das emoções. Processos psicológicos nas emoções.
2. Perspetivas psicológicas sobre o Bem-estar. Perspetiva eudaimónica e bem-estar psicológico. Perspetiva hedónica e bem-estar subjetivo.
3. Cuidado Profissional e Psicoterapias. Tradições e fundamentos filosóficos na prática das psicoterapias contemporâneas. O movimento Integrativo das psicoterapias.
4. Mente-Corpo-Cérebro. O sono e os sonhos. A memória.
1. Emoções e afetividade. Perspetivas interdisciplinares das emoções. Processos psicológicos nas emoções.
2. Perspetivas psicológicas sobre o Bem-estar. Perspetiva eudaimónica e bem-estar psicológico. Perspetiva hedónica e bem-estar subjetivo.
3. Cuidado Profissional e Psicoterapias. Tradições e fundamentos filosóficos na prática das psicoterapias contemporâneas. O movimento Integrativo das psicoterapias.
4. Mente-Corpo-Cérebro. O sono e os sonhos. A memória.
Métodos de Ensino
Partindo da leitura de textos, da discussão e análise de casos clínicos e de experiências empíricas pretende-se promover o diálogo e o questionamento dos estudantes sobre temáticas da Filosofia e da Psicologia no âmbito desta unidade curricular optativa que sejam relevantes o trabalho dos estudantes que a escolherem.
Poderão integrar-se sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação em encontros científicos.
A avaliação terá em conta: a assiduidade e participação ativa presencial ou online, consoante as situações (25%) e a elaboração de um breve ensaio (desenvolvido e acompanhado ao longo das semanas de aulas) sobre uma questão no âmbito da UC que seja relevante para o trabalho de investigação de doutoramento em curso de cada estudante (50%) e a sua apresentação e discussão no grupo/turma (25%) num momento intermédio do seu processo de desenvolvimento
Poderão integrar-se sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação em encontros científicos.
A avaliação terá em conta: a assiduidade e participação ativa presencial ou online, consoante as situações (25%) e a elaboração de um breve ensaio (desenvolvido e acompanhado ao longo das semanas de aulas) sobre uma questão no âmbito da UC que seja relevante para o trabalho de investigação de doutoramento em curso de cada estudante (50%) e a sua apresentação e discussão no grupo/turma (25%) num momento intermédio do seu processo de desenvolvimento
Bibliografia
Barrett, L.F, Lewis, M., & Haviland-Jones, J.M. (Eds.). (2016). Handbook of Emotions (4th ed.) New York. Guilford Press.
Ryff, C.D. (2014). Psychological well-being revisited: Advances in the science and practice of Eudaimonia. Psychotherapy and Psychosomatics, 83(1), 10-28.
Silva, A. Ferreira, J. Conceição, N. Vaz-Velho, C.& Vasco, A.B. (no prelo). Termination in Psychotherapy: Contribution of an integrative metamodel. Journal of Psychotherapy Integration.
Varela, F. V., Thompson, E., & Rosh, E (2017). The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. London. MIT Press.
Vaz-Velho, C. (2018). O Cuidado na prática profissional: Apontamentos de uma psicóloga clínica. In M. A. Folque, M. D. Magalhães & C. Vaz-Velho (Eds.), O Cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento humano (pp 64-71). CIEP - Universidade de Évora.
Ryff, C.D. (2014). Psychological well-being revisited: Advances in the science and practice of Eudaimonia. Psychotherapy and Psychosomatics, 83(1), 10-28.
Silva, A. Ferreira, J. Conceição, N. Vaz-Velho, C.& Vasco, A.B. (no prelo). Termination in Psychotherapy: Contribution of an integrative metamodel. Journal of Psychotherapy Integration.
Varela, F. V., Thompson, E., & Rosh, E (2017). The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. London. MIT Press.
Vaz-Velho, C. (2018). O Cuidado na prática profissional: Apontamentos de uma psicóloga clínica. In M. A. Folque, M. D. Magalhães & C. Vaz-Velho (Eds.), O Cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento humano (pp 64-71). CIEP - Universidade de Évora.