2024

Temas de Fenomenologia da Existência

Nome: Temas de Fenomenologia da Existência
Cód.: FIL14414D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Disciplina optativa. A temática da UC destina-se a acompanhar as dissertações nascentes na linha de investigação da Fenomenologia, muito especialmente na via existencial e na sua extensão de análise existencial, que têm lugar no contexto do centro de investigação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1) Introdução à investigação fenomenológica da existência e à sua aplicação prática na clínica fenomenológica
2) Desenvolvimento acompanhado e assessorado das investigações de doutoramento em curso nessa área
3) Desenvolvimento acompanhado da redação de partes da dissertação, segundo o plano apresentado.
4) Concepção, redação e apresentação pública de comunicações científicas
5) Capacidade de integração e contextualização das problemáticas investigadas no horizonte de debates filosóficos contemporâneos.

Conteúdos Programáticos

1. Fenomenologia da existência e filosofia prática: actualidade de uma tradição filosófica

2. Da Fenomenologia à terapia existencial – o nascimento da Análise existencial

3. A via meta-ontológica heideggeriana e os seus conceitos-chave

4. Análise existencial e Psicanálise: conceitos operativos e horizontes hermenêuticos em contraste.

Métodos de Ensino

Regime presencial obrigatório, podendo em algum caso devidamente justificado, haver lugar a participação online. Os estudantes deverão poder apresentar aspectos das suas investigações, em relação com a temática em questão, de forma organizada e aberta à discussão do grupo. Estas poderão ter lugar na aula ou em forma de comunicação em Colóquio, organizado no contexto do Curso ou fora dele.
Lecionação: exposição, textos e debate. Poderão integrar-se sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins.
Base da avaliação: 1) assiduidade e participação activa (25%); 2) apresentação/ redação de breve ensaio sobre temática ou de um relatório de aula de c. 5 pág. (50% - 75%); 3) apresentação complementar do estado de cada investigação ou de questão parcial da mesma e respectiva discussão em formato de comunicação num colóquio (> 25%).

Bibliografia

Assoun, P.L. (1995): Freud, la philosophie et les philosophes. Paris: PUF
Borges-Duarte, I. (2021): Cuidado e afectividade em Heidegger e na Análise existencial fenomenológica. Lisboa: Documenta
___ (2018). “A ontología fenomenológica ante o desafio clínico”. In: Vasconcelos (Org.), Ontologia e Psicanálise: diálogos possíveis, S.Paulo: DWWe, 9-24
___ (2003): “A experiência patológica do tempo. Para uma fenomenologia da forma temporal.” In: A Fenomenologia Hoje, Lisboa: C.F.U.L., 365-381
Boss, M. (1963); Psychoanalysis and Daseinanalysis, Basic Books:, Nova York
Cabestan, Ph. & Dastur, F. (2015): Daseinsanalyse: Fenomenologia e Psicanálise. RJ: Via Verita

Freud, S (1974). “The Ego and the Id”. The Standard Edition, vol. XIX. London
Heidegger, M. (2021): Seminários de Zollikon. Trad. M. Casanova. RJ: Via Verita
Ricoeur, P. (1969). "Hermenêutica e Psicanálise", in O conflito das Interpretações. Porto: Res