2024

Sociedades e Culturas Pré-Clássicas

Nome: Sociedades e Culturas Pré-Clássicas
Cód.: HIS14616L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arqueologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Caracterização das primeiras civilizações do ponto de vista económico, social,
religioso, artístico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reconhecimento da importância das primeiras civilizações para o desenvolvimento
das bases da cultura universal.
Caracterização das primeiras civilizações do ponto de vista económico, social,
religioso, artístico.

Conteúdos Programáticos

1. Dicotomias culturais, modos de descoberta e perspectivas interpretativas

2. Enquadramento geral das Sociedades Pré-Clássicas.

3. Sincretismos. A revolução Urbana e os modos de unificação territorial em
períodos pré-históricos finais

4. A emergência das formas culturais e materiais e do processo de civilização na
Mesopotâmia e Egipto cerca do IV milénio a.C.

5. A estruturação da complexidade. Os sistemas hierárquico-políticos e sociais
na Mesopotâmia e Egipto antigos e o estabelecimento dos Impérios.

6. Formulações expressivas das ideologias narrativas e sentidos de
monumentalidade.

7. Economia, Rotas e Navegações. O protagonismo das áreas sírio-levantinas
após o século XII a.C., a extensão dos contactos mediterrânicos.

8. O Judaísmo: fundamentos históricos, culturais e religiosos.

Métodos de Ensino

O ensino será expositivo com recurso a meios tecnológicos, privilegiando-se meios audiovisuais de contato com as artes e acompanhamento orientado da aprendizagem e das estratégias promovendo o aluno como elemento ativo do processo de preparação pessoal, conjunta e de apresentação pública. O regime será presencial mas prevendo-se atividades à distância, com limites, como a eventual assistência remota a palestras. Outras atividades decorrerão por visitas (Museus, galerias locais ou viagens organizadas para os cursos).
O aluno optará entre o regime de avaliação contínua, comportando uma prova escrita individual e um trabalho crítico-descritivo em grupo, e o de exame final. Parâmetros de cálculo da nota final em avaliação contínuo: presença em aula (10%), acesso a plataformas pedagógicas ou outras atividades (10%), prova escrita (40%), trabalho crítico (40%). Possibilita-se o contributo geral destes parâmetros para a nota em avaliação de exame final (25%).

Bibliografia

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BACON, J. 2003. Atlas Ilustrado da Civilização Judaica. Lisboa.
CARREIRA, J. N. 1992. Introdução à História e Cultura Pré-Clássica. Mem Martins.
FRANKFORT, H. (1948). Kingship and Gods. Chicago.
GARELLI, P. (1985). El Proximo Oriente Asiático, 2 vols. Barcelona.
KRAMER, S. N. (1963). The Sumerians. Chicago.
LIVERANI, M. (2012). El Antiguo Oriente. Madrid.
LOPES, Mª. H. T. (1989). O Homem Egípcio e a sua Integração no Cosmos. Lisboa.
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PARREIRA, F. J. ed (2017) Épico de Gilgamesh. Lisboa.
SALES, J. C. (1997). Ideologia Real Acádica e Egípcia. Lisboa.
SOUSA, R. Ed (2011) O Livro das Origens – A Pedra de Chabaka. Lisboa.
TAVARES, A. A. (1995). As Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa.