2024
Sociedades e Culturas Pré-Clássicas
Nome: Sociedades e Culturas Pré-Clássicas
Cód.: HIS14616L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arqueologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Caracterização das primeiras civilizações do ponto de vista económico, social,
religioso, artístico
religioso, artístico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecimento da importância das primeiras civilizações para o desenvolvimento
das bases da cultura universal.
Caracterização das primeiras civilizações do ponto de vista económico, social,
religioso, artístico.
das bases da cultura universal.
Caracterização das primeiras civilizações do ponto de vista económico, social,
religioso, artístico.
Conteúdos Programáticos
1. Dicotomias culturais, modos de descoberta e perspectivas interpretativas
2. Enquadramento geral das Sociedades Pré-Clássicas.
3. Sincretismos. A revolução Urbana e os modos de unificação territorial em
períodos pré-históricos finais
4. A emergência das formas culturais e materiais e do processo de civilização na
Mesopotâmia e Egipto cerca do IV milénio a.C.
5. A estruturação da complexidade. Os sistemas hierárquico-políticos e sociais
na Mesopotâmia e Egipto antigos e o estabelecimento dos Impérios.
6. Formulações expressivas das ideologias narrativas e sentidos de
monumentalidade.
7. Economia, Rotas e Navegações. O protagonismo das áreas sírio-levantinas
após o século XII a.C., a extensão dos contactos mediterrânicos.
8. O Judaísmo: fundamentos históricos, culturais e religiosos.
2. Enquadramento geral das Sociedades Pré-Clássicas.
3. Sincretismos. A revolução Urbana e os modos de unificação territorial em
períodos pré-históricos finais
4. A emergência das formas culturais e materiais e do processo de civilização na
Mesopotâmia e Egipto cerca do IV milénio a.C.
5. A estruturação da complexidade. Os sistemas hierárquico-políticos e sociais
na Mesopotâmia e Egipto antigos e o estabelecimento dos Impérios.
6. Formulações expressivas das ideologias narrativas e sentidos de
monumentalidade.
7. Economia, Rotas e Navegações. O protagonismo das áreas sírio-levantinas
após o século XII a.C., a extensão dos contactos mediterrânicos.
8. O Judaísmo: fundamentos históricos, culturais e religiosos.
Métodos de Ensino
O ensino será expositivo com recurso a meios tecnológicos, privilegiando-se meios audiovisuais de contato com as artes e acompanhamento orientado da aprendizagem e das estratégias promovendo o aluno como elemento ativo do processo de preparação pessoal, conjunta e de apresentação pública. O regime será presencial mas prevendo-se atividades à distância, com limites, como a eventual assistência remota a palestras. Outras atividades decorrerão por visitas (Museus, galerias locais ou viagens organizadas para os cursos).
O aluno optará entre o regime de avaliação contínua, comportando uma prova escrita individual e um trabalho crítico-descritivo em grupo, e o de exame final. Parâmetros de cálculo da nota final em avaliação contínuo: presença em aula (10%), acesso a plataformas pedagógicas ou outras atividades (10%), prova escrita (40%), trabalho crítico (40%). Possibilita-se o contributo geral destes parâmetros para a nota em avaliação de exame final (25%).
O aluno optará entre o regime de avaliação contínua, comportando uma prova escrita individual e um trabalho crítico-descritivo em grupo, e o de exame final. Parâmetros de cálculo da nota final em avaliação contínuo: presença em aula (10%), acesso a plataformas pedagógicas ou outras atividades (10%), prova escrita (40%), trabalho crítico (40%). Possibilita-se o contributo geral destes parâmetros para a nota em avaliação de exame final (25%).
Bibliografia
ARRUDA, A. M. 2000. Fenícios e Mundo indígena no Centro e Sul de Portugal. Lisboa, FLUL. Dissertação.
AUBET-SEMMLER, Mª. E.; OLMO LEITE, G. 1986. Los Fenícios en la Peninsula Iberica. Barcelona.
ARAÚJO, L. M. 2011. Grandes Faraós do Antigo Egipto. Lisboa.
BACON, J. 2003. Atlas Ilustrado da Civilização Judaica. Lisboa.
CARREIRA, J. N. 1992. Introdução à História e Cultura Pré-Clássica. Mem Martins.
FRANKFORT, H. (1948). Kingship and Gods. Chicago.
GARELLI, P. (1985). El Proximo Oriente Asiático, 2 vols. Barcelona.
KRAMER, S. N. (1963). The Sumerians. Chicago.
LIVERANI, M. (2012). El Antiguo Oriente. Madrid.
LOPES, Mª. H. T. (1989). O Homem Egípcio e a sua Integração no Cosmos. Lisboa.
MOSCATI, S. (1967). LOrient avant les Grecs. Paris.
PARREIRA, F. J. ed (2017) Épico de Gilgamesh. Lisboa.
SALES, J. C. (1997). Ideologia Real Acádica e Egípcia. Lisboa.
SOUSA, R. Ed (2011) O Livro das Origens A Pedra de Chabaka. Lisboa.
TAVARES, A. A. (1995). As Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa.
AUBET-SEMMLER, Mª. E.; OLMO LEITE, G. 1986. Los Fenícios en la Peninsula Iberica. Barcelona.
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MOSCATI, S. (1967). LOrient avant les Grecs. Paris.
PARREIRA, F. J. ed (2017) Épico de Gilgamesh. Lisboa.
SALES, J. C. (1997). Ideologia Real Acádica e Egípcia. Lisboa.
SOUSA, R. Ed (2011) O Livro das Origens A Pedra de Chabaka. Lisboa.
TAVARES, A. A. (1995). As Civilizações Pré-Clássicas. Lisboa.