2024

Expansão e Dinâmicas Coloniais

Nome: Expansão e Dinâmicas Coloniais
Cód.: HIS02398L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A abordagem proposta deverá permitir ao aluno fazer uma análise critica do processo expansionista, de fixação e de colonização nos diversos aspetos das sociedades coloniais e refletir sobre o pioneirismo da política portuguesa extraeuropeia. A metodologia aplicada deverá capacitar o aluno para que no futuro disponha de ferramentas científicas para dar continuidade ao seu processo académico-profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos científicos
1. Modelos de expansão e ocupação territorial na formação dos impérios coloniais nos espaços extra-europeus: exemplos de impérios pré-contacto europeu e pré-contacto islâmico assim como impérios concomitantes e/ou pós-contacto europeu e islâmico.
2. Compreender e contextualizar numa perspectiva diacrónica os quadros gerais da colonização europeia.
3. Analisar comparativamente os principais impérios coloniais europeus na Época Moderna (séculos XV-XVIII).
4. Identificar os sistemas estratégicos, políticos, económicos e religiosos da colonização europeia.

Competências:
1. Fomentar o gosto dos discentes pela investigação histórica, pelo espírito crítico e pela interdisciplinaridade, tendo em conta uma necessária e contínua formação com recurso a uma informação atualizada das teorias e conhecimentos
2. Usar corretamente os conceitos próprios
3. Desenvolver competências nos domínios da expressão oral e escrita

Conteúdos Programáticos

1. Evolução dos antigos conceitos de “colónia”, “colonialismo”, “imperialismo”, colonização, pós-colonial(ismo) e estudos pós-coloniais; evolução de “novos” conceitos”, como: world history, global history e connected histories.
2. Exemplos de antecedentes históricos da Expansão europeia: cultura Maia, China Imperial; Império Aqueménida, Império Sassânida, Califado Omída, al-Ândalus, impérios do Sahel e da África Ocidental (séculos VIII-XIX), Califado Abássida, entre outros.

3. Origem e evolução dos principais impérios coloniais da Época Moderna e das políticas coloniais destes últimos:
Portugal; Espanha; França, Holanda e Inglaterra
4. Apresentação cronologicamente, e numa perspectiva histórico-contextual, dos diferentes modelos de expansão territorial e a consequente formação dos impérios coloniais europeus nos diferentes espaços extraeuropeus.
5. Análise dos diferentes agentes do colonialismo europeu/ocidental; perfil sociológico dos colonizadores.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será teórico-prática. Estimular-se-ão o pensamento analítico e a participação ativa dos alunos, preparando-os para uma análise dos legados e impactos do colonialismo
Cada aula será centrada em um tema específico com suporte diversificado (textos académicos, mapas históricos, documentos originais e outros materiais pertinentes)
Haverá utilização de recursos digitais/interativos (mapas históricos on-line e arquivos digitais de fontes primárias) para proporcionar aos alunos uma experiência mais prática e facilitar a análise crítica dos dados históricos
Será promovida a reflexão crítica sobre os impactos sociais, culturais e económicos da colonização (povos colonizados e Europa)
Atividades de investigação(visitas a arquivos/museus/centros de documentação) proporcionarão uma experiência prática e uma visão direta dos materiais.

Avaliação

1. Avaliação contínua
Será composta por dois momentos obrigatórios, cada um valendo 50%
1.º momento: Trabalho Escrito (50%)
- análise crítica de um texto, indicado pelo docente no início do semestre (cerca de 3000 palavras). Este trabalho será precedido por uma breve exposição oral, permitindo ao professor acompanhar eventuais dificuldades e sugerir melhorias antes da entrega
2.º momento: Teste Escrito (50%)
O teste será realizado de forma individual e terá lugar na penúltima ou última aula do semestre
2. Regime de exame final
O exame final será realizado através de um teste escrito, que determinará o total da nota final. Caso o aluno não obtenha aprovação, poderá recorrer ao exame de recurso, bem como às outras épocas de avaliação (especial e extraordinária, conforme previsto no RAUE, artigos 110.º e 111.º), realizando igualmente um teste escrito, que será responsável pelo total da nota final.

Bibliografia

Bethencourt, F., & Chaudhuri, K. (Dirs.). (1998). História da expansão portuguesa (Vols. 1-5). Círculo de Leitores.
Bethel, L. (Coord.). (1998). América Latina Colonial (Vols. 1-2). Edusp.
Elliott, J. (2014). El Atlántico español y el atlántico luso?. Cabildo de Gran Canaria.
Goldstone, J. (2010). História global da ascensão do Ocidente: 1500-1858. Ed. 70.
Gruzinski, S. (2014). As quatro partes do mundo?. Edusp.
Hespanha, A. M. (2020). Filhos da terra: ?. Tinta-da-China.
Lobato, M., & Manso, M. D. (Coords.). (2013). Mestiçagens e identidades intercontinentais nos espaços lusófonos. NICPRI.
Pérez García, M., & Sousa, L. de (Eds.). (2018). Global history and new polycentric approaches:. Palgrave Macmillan.
Subrahmanyam, S. (2017). Europe?s India: Words, People, Empires, 1500-1800. Harvard University Press.
Thomaz, L. F. (2021). A expansão portuguesa: Um prisma de muitas faces. Gradiva.