2025

Conceções e Práticas em Supervisão Clínica

Nome: Conceções e Práticas em Supervisão Clínica
Cód.: ENF15043O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS:
- Desenvolver competências de supervisão clínica;
- Refletir sobre o papel da relação pedagógica no processo supervisivo;
- Analisar dilemas éticos na supervisão clínica e desenvolver estratégias para abordá-los.
- Compreender a importância da formação em supervisão e os seus contributos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
- Demonstra competências práticas no processo supervisivo, reconhecendo-o como uma relação pedagógica;
- Revela competências na construção de uma relação pedagógica eficaz na supervisão clínica;
- Demonstra conhecimento da deontologia profissional relacionada com a supervisão clínica.

Conteúdos Programáticos

Modulo I – Conceção em supervisão
- Enquadramento histórico da supervisão clínica;
- Evolução e diferenciação dos conceitos de supervisão e supervisão clínica;
- Processo supervisivo enquanto relação pedagógica.
Modulo II - Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
- Didática da formação em contexto de prática clínica;
- Estratégias didático-pedagógicas e recursos;
- Formação ao longo da vida.
Módulo III - Ética e Deontologia:
- Enquadramento conceptual de Ética e Bioética;
- A Deontologia Profissional;
- Dilemas éticos e processo de tomada de decisão em equipa;
- Ética e Deontologia na Supervisão Clínica.

Métodos de Ensino

Dada a inerente natureza teórico-prática e instrumental dos conteúdos programáticos, será privilegiada uma abordagem inicialmente teórica, seguida da ilustração com casos práticos específicos derivados de contextos de unidades de saúde. Além disso, será realizada uma análise crítica de documentos pertinentes à temática da Unidade Curricular, e serão promovidas atividades de trabalho colaborativo em grupo. A estratégia pedagógica primordial consistirá na promoção e desenvolvimento de competências previamente definidas para esta Unidade Curricular, através da aplicação de metodologias interativas que promovem a participação ativa e fomentam os processos reflexivos.
Paralelamente, serão disponibilizados recursos de apoio tutorial visando facultar orientação individualizada aos estudantes no processo de aprendizagem e estudo.

Avaliação

A avaliação será contínua e contemplará a participação ativa do estudante nas diversas atividades propostas. A nota final da disciplina será determinada com base na média ponderada de dois componentes distintos:
- Avaliação de um trabalho desenvolvido em grupo (50%);
- Avaliação através de uma prova escrita (50%).
Os estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 9,5 ficam sujeitos a avaliação por época normal e de recurso de acordo com o regulamento da UE.

Bibliografia

• Alarcão, I., & Tavares, J. (2018). Supervisão da prática pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª ed.). Almedina.
• Deodato, S. (2015). Deontologia Profissional de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
• McColgan K., & Rice C. (2012). An online training resource for clinical supervision. Nursing Standard. 26, 24, pp35-39.
• Melnyk B., Gallagher-Ford L., & Fineout-Overholt E. (2017). Implementing the Evidence-Based Practice (EBP) competencies in healthcare: a practical guide for improving quality, safety, and outcomes. Indianapolis: Sigma Theta Tau International.
• Mestrinho, M. (2012). Modelos de Formação em Enfermagem e Desenvolvimento Curricular: Transição para um novo profissionalismo docente. Pensar enfermagem, vol 16, (1), pp 2-30.
• Neves, M. (2016). O Admirável Horizonte da Bioética. Lisboa: Glaciar.
• Pires, R, Santos, M., Pereira, F, & Rocha, I. (2016). Most Relevant Clinical Supervision Strategies In Nursing Practice. icH&Hpsy. EPSBS