2025
Componente Prática em Supervisão Clínica
Nome: Componente Prática em Supervisão Clínica
Cód.: ENF15042O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJETIVOS:
- Desenvolver uma prática profissional em Supervisão Clínica, tendo como referência os princípios éticos, as normas legais e a Deontologia Profissional;
- Desenvolver competências de Supervisão Clínica que contribuam para o desenvolvimento da Disciplina e da prática de Enfermagem de acordo com os mais elevados padrões de qualidade.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
- Demonstra uma prática profissional segura e de excelência do supervisado, baseada em evidência científica.
- Constrói um processo dinâmico, interpessoal e formal, de suporte no acompanhamento dos supervisados e de si próprios;
- Mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes, na mediação do processo de supervisão.
- Implementa modelos e instrumentos de avaliação de supervisão Clínica em Enfermagem.
- Comunica de forma clara e sem ambiguidades os conhecimentos adquiridos com os pares e outros profissionais.
- Desenvolver uma prática profissional em Supervisão Clínica, tendo como referência os princípios éticos, as normas legais e a Deontologia Profissional;
- Desenvolver competências de Supervisão Clínica que contribuam para o desenvolvimento da Disciplina e da prática de Enfermagem de acordo com os mais elevados padrões de qualidade.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
- Demonstra uma prática profissional segura e de excelência do supervisado, baseada em evidência científica.
- Constrói um processo dinâmico, interpessoal e formal, de suporte no acompanhamento dos supervisados e de si próprios;
- Mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes, na mediação do processo de supervisão.
- Implementa modelos e instrumentos de avaliação de supervisão Clínica em Enfermagem.
- Comunica de forma clara e sem ambiguidades os conhecimentos adquiridos com os pares e outros profissionais.
Conteúdos Programáticos
A componente prática presume a articulação e integração de conteúdos das diferentes unidades curriculares antecedentes. No seu todo, configura um conjunto de saberes a mobilizar e aprofundar pelo estudante nas atividades a realizar no período de prática clínica, desenvolvida em situação de supervisão.
- Conceções e Práticas em Supervisão Clínica
- Processo de Investigação em Supervisão Clínica
- Práticas e estratégias de Supervisão
- Processos organizacionais em saúde
- Técnicas de comunicação e dinamização de grupos/gestão de conflitos.
Esta UC é desenvolvida em função do contexto profissional e experiência prévia em supervisão de cada estudante, que incluí prática de supervisão clínica em diferentes contextos (formação inicial, formação formal continuada e supervisão de pares).
- Conceções e Práticas em Supervisão Clínica
- Processo de Investigação em Supervisão Clínica
- Práticas e estratégias de Supervisão
- Processos organizacionais em saúde
- Técnicas de comunicação e dinamização de grupos/gestão de conflitos.
Esta UC é desenvolvida em função do contexto profissional e experiência prévia em supervisão de cada estudante, que incluí prática de supervisão clínica em diferentes contextos (formação inicial, formação formal continuada e supervisão de pares).
Métodos de Ensino
O estudante deverá desenvolver a componente prática em contexto clínico em regime de supervisão clínica num total de 94 horas. O estudante sob orientação dos enfermeiros com competências acrescidas em supervisão clínica e do docente da escola, planeia e implementa um plano de supervisão e avalia os supervisados. O enfermeiro da unidade de saúde, é responsável pela orientação direta e avaliação do desempenho do estudante. O docente da escola é responsável pela supervisão e orientação pedagógica, competindo-lhe assegurar o cumprimento dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem do estudante.
Avaliação
A avaliação final do estudante é da responsabilidade do docente.
A avaliação da componente prática decorrerá pelo método de avaliação contínua com recurso a um instrumento de mensuração construído para o efeito e de acordo com o Regulamento 366/2018 da Ordem dos Enfermeiros que estabelece as competências do Supervisor Clínico em Enfermagem (60%).
Na última semana da componente prática o estudante deverá realizar um relatório descritivo, crítico e reflexivo sobre o estágio (40%). Para aprovação nesta UC o estudante deverá obter a classificação mínima de 9,5 valores em ambas as avaliações.
A avaliação da componente prática decorrerá pelo método de avaliação contínua com recurso a um instrumento de mensuração construído para o efeito e de acordo com o Regulamento 366/2018 da Ordem dos Enfermeiros que estabelece as competências do Supervisor Clínico em Enfermagem (60%).
Na última semana da componente prática o estudante deverá realizar um relatório descritivo, crítico e reflexivo sobre o estágio (40%). Para aprovação nesta UC o estudante deverá obter a classificação mínima de 9,5 valores em ambas as avaliações.
Bibliografia
- Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico. Coimbra: Formasau.
- Alarcão, I., & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
- Fonseca, M. Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: perspectiva do docente. Coimbra: Formasau, 2006.
- Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão.
- Ghaye, T., & Lillyman, S. (Eds.). Effective clinical supervision. Quay Books.
- Scaife, J. (2019). Supervision in clinical practice: A practitioners guide (3th ed.). Routledge.
- Alarcão, I., & Canha, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
- Fonseca, M. Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: perspectiva do docente. Coimbra: Formasau, 2006.
- Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão.
- Ghaye, T., & Lillyman, S. (Eds.). Effective clinical supervision. Quay Books.
- Scaife, J. (2019). Supervision in clinical practice: A practitioners guide (3th ed.). Routledge.
Equipa Docente
- Ana Maria Guégués da Silva Dias [responsável]
- Marta Sofia Inácio Catarino
