2024
Química Verde: do Conhecimento à Ação
Nome: Química Verde: do Conhecimento à Ação
Cód.: QUI14836O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos e competências que permitam identificar, selecionar e implementar metodologias com uma componente tendencialmente crescente em química verde (QV) e consonantes com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
Reconhecer e fundamentar a importância da Química na Sociedade Atual
Reconhecer a importância do Desenvolvimento Sustentável e a sua interligação com Química
Identificar e ilustrar os 12 PQV
Descrever e aplicar as Métricas da QV
Promover o espírito crítico relativo ao ciclo de vida produtos e processos
Desenvolver um recurso educacional que englobe conteúdos programáticos e metas curriculares das disciplinas de FQ ou FQA, a agenda 2030 e a QV e o seu enquadramento no âmbito das aprendizagens essenciais que contribuem para o desenvolvimento de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, PA
Realizar e promover pesquisas orientadas de informação na Web e utilizar de forma eficaz ferramentas do moodle
Reconhecer e fundamentar a importância da Química na Sociedade Atual
Reconhecer a importância do Desenvolvimento Sustentável e a sua interligação com Química
Identificar e ilustrar os 12 PQV
Descrever e aplicar as Métricas da QV
Promover o espírito crítico relativo ao ciclo de vida produtos e processos
Desenvolver um recurso educacional que englobe conteúdos programáticos e metas curriculares das disciplinas de FQ ou FQA, a agenda 2030 e a QV e o seu enquadramento no âmbito das aprendizagens essenciais que contribuem para o desenvolvimento de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, PA
Realizar e promover pesquisas orientadas de informação na Web e utilizar de forma eficaz ferramentas do moodle
Conteúdos Programáticos
Química Vantagens e Desvantagens: Reflexão da importância Química, como Ciência, e do seu impacto na Sociedade
Perspetivas Atuais de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
Química e a Agenda 2030 da ONU de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
Historial e Evolução da Química Verde
Os Doze Princípios da Química Verde
Algumas Métricas da Química Verde
Casos de Sucesso em Química Verde
Desenvolvimento de um Recurso Educacional ou afim
Perspetivas Atuais de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
Química e a Agenda 2030 da ONU de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
Historial e Evolução da Química Verde
Os Doze Princípios da Química Verde
Algumas Métricas da Química Verde
Casos de Sucesso em Química Verde
Desenvolvimento de um Recurso Educacional ou afim
Métodos de Ensino
Este curso de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning, tendo por base metodologias construtivistas dando grande relevo à construção colaborativa de conhecimento.
No âmbito de cada tópico serão obrigatórias leituras, visualização de vídeos e de outros recursos educacionais abertos. Haverá sempre um fórum de discussão onde os formandos desenvolverão ideias sobre os recursos propostos.
Serão realizados trabalhos individuais e em grupo, de diferentes tipos, em torno de cada tópico.
Este curso privilegia a comunicação e a interação assíncronas, no entanto, também estão programados momentos síncronos.
No âmbito de cada tópico serão obrigatórias leituras, visualização de vídeos e de outros recursos educacionais abertos. Haverá sempre um fórum de discussão onde os formandos desenvolverão ideias sobre os recursos propostos.
Serão realizados trabalhos individuais e em grupo, de diferentes tipos, em torno de cada tópico.
Este curso privilegia a comunicação e a interação assíncronas, no entanto, também estão programados momentos síncronos.
Avaliação
A avaliação é baseada na realização de atividades individuais, a serem efetuadas no decorrer do curso, nomeadamente, elaboração de um texto para o Blog "Química para Todos" (15%), elaboração e apresentação de uma flash talk (15%), elaboração de um post a página de facebook do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Évora (15%) e elaboração de um mini-trabalho escrito (15%), e, ainda, em atividades em grupo, nomeadamente, elaboração de um recurso educacional aberto (40%) a ser apresentado após finalização da componente letiva.
A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.
Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.
A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.
Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.
Bibliografia
Anastas, P., Warner, J. (1998). Green Chemistry - Theory and Practice. Oxford University Press Oxford.
Clark, J., Macquarrie, D. (edts) (2002). Handbook of Green Chemistry and Technology. Blackwell Science Ltd. Oxford.
EPA United States Environmental Protection Agency | Green Chemistry. https://www.epa.gov/greenchemistry
ACS American Chemical Society | Green Chemistry Institute. https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry.html
EPA | https://www.epa.gov/greenchemistry
Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
Clark, J., Macquarrie, D. (edts) (2002). Handbook of Green Chemistry and Technology. Blackwell Science Ltd. Oxford.
EPA United States Environmental Protection Agency | Green Chemistry. https://www.epa.gov/greenchemistry
ACS American Chemical Society | Green Chemistry Institute. https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry.html
EPA | https://www.epa.gov/greenchemistry
Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
Equipa Docente
- Paula Cristina Gonçalves Pereira Galacho [responsável]