2024

Química Verde: do Conhecimento à Ação

Nome: Química Verde: do Conhecimento à Ação
Cód.: QUI14836O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: E-learning

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Adquirir conhecimentos e competências que permitam identificar, selecionar e implementar metodologias com uma componente tendencialmente crescente em química verde (QV) e consonantes com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)
• Reconhecer e fundamentar a importância da Química na Sociedade Atual
• Reconhecer a importância do Desenvolvimento Sustentável e a sua interligação com Química
• Identificar e ilustrar os 12 PQV
• Descrever e aplicar as Métricas da QV
• Promover o espírito crítico relativo ao ciclo de vida produtos e processos
• Desenvolver um recurso educacional que englobe conteúdos programáticos e metas curriculares das disciplinas de FQ ou FQA, a agenda 2030 e a QV e o seu enquadramento no âmbito das aprendizagens essenciais que contribuem para o desenvolvimento de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, PA
• Realizar e promover pesquisas orientadas de informação na Web e utilizar de forma eficaz ferramentas do moodle

Conteúdos Programáticos

• Química “Vantagens e Desvantagens”: Reflexão da importância Química, como Ciência, e do seu impacto na Sociedade
• Perspetivas Atuais de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
• Química e a Agenda 2030 da ONU de Desenvolvimento Sustentável: exemplos
• Historial e Evolução da Química Verde
• Os Doze Princípios da Química Verde
• Algumas Métricas da Química Verde
• Casos de Sucesso em Química Verde
• Desenvolvimento de um Recurso Educacional ou afim

Métodos de Ensino

• Este curso de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning, tendo por base metodologias construtivistas dando grande relevo à construção colaborativa de conhecimento.
• No âmbito de cada tópico serão obrigatórias leituras, visualização de vídeos e de outros recursos educacionais abertos. Haverá sempre um fórum de discussão onde os formandos desenvolverão ideias sobre os recursos propostos.
• Serão realizados trabalhos individuais e em grupo, de diferentes tipos, em torno de cada tópico.
• Este curso privilegia a comunicação e a interação assíncronas, no entanto, também estão programados momentos síncronos.

Avaliação

• A avaliação é baseada na realização de atividades individuais, a serem efetuadas no decorrer do curso, nomeadamente, elaboração de um texto para o Blog "Química para Todos" (15%), elaboração e apresentação de uma flash talk (15%), elaboração de um post a página de facebook do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Évora (15%) e elaboração de um mini-trabalho escrito (15%), e, ainda, em atividades em grupo, nomeadamente, elaboração de um recurso educacional aberto (40%) a ser apresentado após finalização da componente letiva.

• A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.

• Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.

Bibliografia

• Anastas, P., Warner, J. (1998). Green Chemistry - Theory and Practice. Oxford University Press Oxford.
• Clark, J., Macquarrie, D. (edts) (2002). Handbook of Green Chemistry and Technology. Blackwell Science Ltd. Oxford.
• EPA United States Environmental Protection Agency | Green Chemistry. https://www.epa.gov/greenchemistry
• ACS American Chemical Society | Green Chemistry Institute. https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry.html
• EPA | https://www.epa.gov/greenchemistry
• Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

Equipa Docente