2024
Aspirina®: do princípio químico à sua ação
Nome: Aspirina®: do princípio químico à sua ação
Cód.: QUI14835O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências Farmacêuticas, Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer, adotar e implementar os princípios básicos de boas práticas de segurança em laboratórios.
Reconhecer e fundamentar a importância da Aspirina® na terapêutica clínica.
Conhecer e compreender os fundamentos químicos da obtenção do princípio ativo da Aspirina®.
Planificar o processo laboratorial de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina®.
Sintetizar, extrair, purificar e analisar o princípio ativo da Aspirina® obtido em laboratório.
Caracterizar farmacologicamente a Aspirina®, nomeadamente em termos farmacocinéticos e farmacodinâmicos.
Relacionar e integrar a obtenção do princípio ativo da Aspirina® nos 12 Princípios da Química Verde e na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Adquirir uma visão global entre os fundamentos teóricos nas áreas da Química e das Ciências Farmacêuticas, a Prática Laboratorial e o Impacto Social da Aspirina®.
Pesquisar e comunicar em ciência: elaboração e apresentação de uma comunicação.
Reconhecer e fundamentar a importância da Aspirina® na terapêutica clínica.
Conhecer e compreender os fundamentos químicos da obtenção do princípio ativo da Aspirina®.
Planificar o processo laboratorial de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina®.
Sintetizar, extrair, purificar e analisar o princípio ativo da Aspirina® obtido em laboratório.
Caracterizar farmacologicamente a Aspirina®, nomeadamente em termos farmacocinéticos e farmacodinâmicos.
Relacionar e integrar a obtenção do princípio ativo da Aspirina® nos 12 Princípios da Química Verde e na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Adquirir uma visão global entre os fundamentos teóricos nas áreas da Química e das Ciências Farmacêuticas, a Prática Laboratorial e o Impacto Social da Aspirina®.
Pesquisar e comunicar em ciência: elaboração e apresentação de uma comunicação.
Conteúdos Programáticos
Boas Práticas de Segurança em Laboratórios.
História e Química da Aspirina®.
Aspetos fundamentais sobre os processos de síntese, purificação e extração.
Aspetos fundamentais sobre a análise e caracterização de compostos orgânicos.
Farmacologia e Farmacoterapia da Aspirina®: mecanismo de ação, indicações terapêuticas, eficácia, efetividade e segurança.
Aspirina® e Sustentabilidade.
Pesquisa e Comunicação em Ciência: Princípios fundamentais.
História e Química da Aspirina®.
Aspetos fundamentais sobre os processos de síntese, purificação e extração.
Aspetos fundamentais sobre a análise e caracterização de compostos orgânicos.
Farmacologia e Farmacoterapia da Aspirina®: mecanismo de ação, indicações terapêuticas, eficácia, efetividade e segurança.
Aspirina® e Sustentabilidade.
Pesquisa e Comunicação em Ciência: Princípios fundamentais.
Métodos de Ensino
No início de cada tópico programático serão lecionados os conceitos relativos aos conteúdos seguindo uma metodologia interativa.
Posteriormente, os processos de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina® serão efetuados em laboratório.
Em todas as fases, os alunos devem participar ativamente e em colaboração na investigação, na preparação e realização do trabalho experimental, no tratamento e interpretação dos resultados e na preparação de um projeto de grupo (poster científico).
Posteriormente, os processos de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina® serão efetuados em laboratório.
Em todas as fases, os alunos devem participar ativamente e em colaboração na investigação, na preparação e realização do trabalho experimental, no tratamento e interpretação dos resultados e na preparação de um projeto de grupo (poster científico).
Avaliação
A avaliação é baseada na elaboração e apresentação de um trabalho realizado em grupo, poster científico (50%), e na realização de teste escrito individual (50%), a serem efetuados após finalização da componente letiva.
A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.
Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.
A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.
Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.
Bibliografia
C. Galacho Nova Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos: Regulamento CLP. Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, v 39, nº138
(2015) 47-56.
Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
K. Schror. (2022). Acetylsalicylic Acid. Walter de Gruyter GmbH, Berlin/Boston. (3rd ed).
Ritter J., Flower R., Henderson G., Loke Y.K., MacEwan D. & Rang H. (2018). Rang & Dale's Pharmacology, Elsevier (9 ed.).
DiPiro J.T., & Yee G.C., & Haines S.T., & Nolin T.D., & Ellingrod V.L., & Michael Posey L.L.(Eds.), (2023). DiPiros Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, 12e. McGraw Hill.
(2015) 47-56.
Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
K. Schror. (2022). Acetylsalicylic Acid. Walter de Gruyter GmbH, Berlin/Boston. (3rd ed).
Ritter J., Flower R., Henderson G., Loke Y.K., MacEwan D. & Rang H. (2018). Rang & Dale's Pharmacology, Elsevier (9 ed.).
DiPiro J.T., & Yee G.C., & Haines S.T., & Nolin T.D., & Ellingrod V.L., & Michael Posey L.L.(Eds.), (2023). DiPiros Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, 12e. McGraw Hill.