2024

Aspirina®: do princípio químico à sua ação

Nome: Aspirina®: do princípio químico à sua ação
Cód.: QUI14835O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas, Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Conhecer, adotar e implementar os princípios básicos de boas práticas de segurança em laboratórios.
• Reconhecer e fundamentar a importância da Aspirina® na terapêutica clínica.
• Conhecer e compreender os fundamentos químicos da obtenção do princípio ativo da Aspirina®.
• Planificar o processo laboratorial de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina®.
• Sintetizar, extrair, purificar e analisar o princípio ativo da Aspirina® obtido em laboratório.
• Caracterizar farmacologicamente a Aspirina®, nomeadamente em termos farmacocinéticos e farmacodinâmicos.
• Relacionar e integrar a obtenção do princípio ativo da Aspirina® nos 12 Princípios da Química Verde e na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
• Adquirir uma visão global entre os fundamentos teóricos nas áreas da Química e das Ciências Farmacêuticas, a Prática Laboratorial e o Impacto Social da Aspirina®.
• Pesquisar e comunicar em ciência: elaboração e apresentação de uma comunicação.

Conteúdos Programáticos

• Boas Práticas de Segurança em Laboratórios.
• História e Química da Aspirina®.
• Aspetos fundamentais sobre os processos de síntese, purificação e extração.
• Aspetos fundamentais sobre a análise e caracterização de compostos orgânicos.
• Farmacologia e Farmacoterapia da Aspirina®: mecanismo de ação, indicações terapêuticas, eficácia, efetividade e segurança.
• Aspirina® e Sustentabilidade.
• Pesquisa e Comunicação em Ciência: Princípios fundamentais.

Métodos de Ensino

• No início de cada tópico programático serão lecionados os conceitos relativos aos conteúdos seguindo uma metodologia interativa.
• Posteriormente, os processos de síntese, extração, purificação e análise do princípio ativo da Aspirina® serão efetuados em laboratório.
• Em todas as fases, os alunos devem participar ativamente e em colaboração na investigação, na preparação e realização do trabalho experimental, no tratamento e interpretação dos resultados e na preparação de um projeto de grupo (poster científico).

Avaliação

• A avaliação é baseada na elaboração e apresentação de um trabalho realizado em grupo, poster científico (50%), e na realização de teste escrito individual (50%), a serem efetuados após finalização da componente letiva.

• A avaliação pressupõe a frequência de, pelo menos, 75% da componente teórica e prática.

• Na avaliação final será utilizada uma escala quantitativa de 0-20 valores.

Bibliografia

• C. Galacho Nova Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos: Regulamento CLP. Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, v 39, nº138
(2015) 47-56.

• Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

• K. Schror. (2022). Acetylsalicylic Acid. Walter de Gruyter GmbH, Berlin/Boston. (3rd ed).

• Ritter J., Flower R., Henderson G., Loke Y.K., MacEwan D. & Rang H. (2018). Rang & Dale's Pharmacology, Elsevier (9 ed.).

• DiPiro J.T., & Yee G.C., & Haines S.T., & Nolin T.D., & Ellingrod V.L., & Michael Posey L.L.(Eds.), (2023). DiPiro’s Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, 12e. McGraw Hill.