2025

Cogumelos silvestres comestíveis

Nome: Cogumelos silvestres comestíveis
Cód.: BIO14815O
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Identificar as principais espécies de cogumelos silvestres comestíveis, distinguindo-as das congéneres tóxicas, conhecer as propriedades dessas espécies e reconhecer as boas práticas de colheita e gestão dos recursos micológicos. Especificamente: 1) Adquirir noções básicas de micologia, em particular sobre o ciclo de vida e modos de nutrição dos fungos produtores de cogumelos; 2) Identificar as principais espécies de cogumelos silvestres comestíveis com interesse comercial, distinguindo-as das espécies não comestíveis e tóxicas; 3) Conhecer o habitat e sazonalidade preferencial das espécies de cogumelos silvestres comestíveis e das suas congéneres não comestíveis e tóxicas; 4) Saber como proceder na colheita e manuseamento de cogumelos silvestres, de acordo com as boas praticas de colheita e acondicionamento; 5) Saber como efetuar registos de colheita e produtividade de espécies de cogumelos silvestres comestíveis; 6) Adquirir noções sobre a gestão de recursos micológicos em povoamento

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Micologia: Sistemática, Ciclos de vida, Modos de nutrição, propriedades nutracêuticas.
2. Identificação de Cogumelos (macrofungos): o que são, como se identificam, onde habitam, tóxicos e não-tóxicos.
3. Colheita de cogumelos silvestres: identificação e registo (campo e laboratório), boas práticas.
4. Gestão dos recursos micológicos: Importância nos povoamentos florestais, Sucessão ecológica, produtividade.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas com ensino presencial. Nas aulas teóricas e teórico-práticas serão apresentados os conceitos, a estrutura da matéria e proceder-se-à à orientação do processo de aprendizagem. As aulas práticas decorrerão em laboratórios e “no campo”, sempre que possível, através de visitas de estudo a locais de reconhecido interesse.
Cada sessão teórica será composta por períodos de exposição e discussão, com o objetivo de estimular a reflexão crítica e a participação dos formandos no processo de ensino-aprendizagem. Serão utilizados meios audiovisuais, incluindo animações comentadas, ilustrativas dos temas abordados. Nas aulas teórico-práticas serão analisadas situações concretas e discutidas em conjunto com os discentes, que serão motivados para colaborarem na sugestão de casos a abordar. Nas aulas práticas (laboratório e campo) os discentes poderão observar e aprender a reconhecer as espécies de cogumelos comestíveis e suas congéneres toxicas.

Avaliação

A avaliação é baseada numa prova teórica de resposta a questões de escolha múltipla e a uma prova prática (identificação de exemplares de cogumelos silvestres), ambas numa escala de 0 a 20 valores. A prova teórica terá uma ponderação de 50% e a avaliação da componente prática uma ponderação de 50%. Para aprovação é necessário obter avaliação igual a 10 ou superior. Caso não obtenham aprovação poderão repetir as provas em data a acordar.

Bibliografia

Mueller G, Foster M, Bills G. 2004. Biodiversity of Fungi - Inventory and Monitoring Methods. Academic Press.
Santos-Silva C. & Louro R. 2022. O Micobiota do Parque Natural da Serra de S. Mamede/ Mycobiota of Natural Park of S. Mamede Mountain. Santos-Silva C. (coord.). Colecção “Conhecer está na nossa Natureza” PNSSM- I. Universidade de Évora Ed., 166 pp. ISBN 978-972-778-223-9.
Santos-Silva C. (coord.) Vem conhecer os cogumelos uma riqueza do Alentejo - http://www.cogumelo.uevora.pt

Equipa Docente