2024
Farmacologia em Enfermagem
Nome: Farmacologia em Enfermagem
Cód.: ENF14519L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A Unidade Curricular pretende desenvolver conhecimentos sobre farmacologia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJETIVOS:
O estudante deverá ser capaz de:
- Conhecer termos e conceitos básicos de farmacologia;
- Compreender os mecanismos de ação e o perfil farmacocinético dos medicamentos;
- Identificar as principais substâncias ativas segundo os grupos farmacoterapêuticos;
- Conhecer o processo de vigilância e adesão ao medicamento;
- Promover uma cultura de segurança na utilização da medicação.
COMPETÊNCIAS:
- Relaciona os princípios gerais da farmacocinética e farmacodinâmica com o efeito terapêutico do medicamento;
- Relaciona as principais substâncias ativas com a classificação farmacoterapêutica;
- Desenvolve capacidades para garantir uma cultura de segurança, adesão, e uso racional da medicação.
O estudante deverá ser capaz de:
- Conhecer termos e conceitos básicos de farmacologia;
- Compreender os mecanismos de ação e o perfil farmacocinético dos medicamentos;
- Identificar as principais substâncias ativas segundo os grupos farmacoterapêuticos;
- Conhecer o processo de vigilância e adesão ao medicamento;
- Promover uma cultura de segurança na utilização da medicação.
COMPETÊNCIAS:
- Relaciona os princípios gerais da farmacocinética e farmacodinâmica com o efeito terapêutico do medicamento;
- Relaciona as principais substâncias ativas com a classificação farmacoterapêutica;
- Desenvolve capacidades para garantir uma cultura de segurança, adesão, e uso racional da medicação.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução à Farmacologia. Conceito de farmacocinética e de farmacodinâmica.
II. Principais grupos terapêuticos de medicamentos: anti-infeciosos; sistema nervoso central, aparelho cardiovascular, sangue, aparelho respiratório, aparelho digestivo, aparelho geniturinário; hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas; aparelho locomotor; medicação antialérgica; corretivos da volémia e das alterações hidroeletrolíticas; antineoplásicos e imunomoduladores.
III. Uso racional do medicamento. Sistema Nacional de Farmacovigilância.
IV. Segurança na utilização da medicação. Medicamentos com nome ortográfico, fonético ou aspeto semelhantes; Medicamentos de alerta máximo; Processo de Gestão da Medicação; Reconciliação da medicação.
II. Principais grupos terapêuticos de medicamentos: anti-infeciosos; sistema nervoso central, aparelho cardiovascular, sangue, aparelho respiratório, aparelho digestivo, aparelho geniturinário; hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas; aparelho locomotor; medicação antialérgica; corretivos da volémia e das alterações hidroeletrolíticas; antineoplásicos e imunomoduladores.
III. Uso racional do medicamento. Sistema Nacional de Farmacovigilância.
IV. Segurança na utilização da medicação. Medicamentos com nome ortográfico, fonético ou aspeto semelhantes; Medicamentos de alerta máximo; Processo de Gestão da Medicação; Reconciliação da medicação.
Métodos de Ensino
As aulas serão teóricas e teórico-práticas, com componentes expositivas e interativas.
Relativamente à metodologia de avaliação prevê-se a realização de uma frequência de carácter individual (100%). Se os estudantes manifestarem interesse, desdobra-se a avaliação dos conteúdos em dois Mini Testes (50%+50%). Aprovados os alunos com classificação final igual ou superior a 9.5 valores (avaliação contínua ou exame).
Relativamente à metodologia de avaliação prevê-se a realização de uma frequência de carácter individual (100%). Se os estudantes manifestarem interesse, desdobra-se a avaliação dos conteúdos em dois Mini Testes (50%+50%). Aprovados os alunos com classificação final igual ou superior a 9.5 valores (avaliação contínua ou exame).
Bibliografia
Bertram G. Katzang, Anthony J. Trevor (2017). Farmacologia básica e clínica. 13ªed. Mc Graw-Hill, isbn: 9788580555967. 1216p.
Brunton, L., Chabner, B. & Knollman, B. (2011). Goodman and Gilman?s - The Pharmacological Basis of Therapeutics; Pergamon Press
Deglin, J. Hopfer; Vallerand, A. Hazard. (2016). Guia farmacológico para enfermeiros, (14ª ed.), Loures: Luscociência. 1707 p.
Despacho n.o 1400-A/2015 de 10 de fevereiro de 2015. Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020. Diário da República, 2o série-N.o 28.
Garret, J., Osswald, W. & Guimarães, S. (2005). Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas; Porto Ed.
Katsung, B., Masters, S. & Trevor, A. (2012). Katzung?s - Basic & Clinical Pharmacology; McGrawHill Ed.
Walsh,C. & Schwart-Bloom,R. (2004). Levine?s Pharmacology: Drug Actions and Reactions; Little Brown Comp. Ed.
Wecker, L., Crespo, L., Dunaway, G., Fainglod, C. & Watts, S. (2009). Brody?s - Human Pharmacology: Molecular to Clinical; Mosby Ed.
Brunton, L., Chabner, B. & Knollman, B. (2011). Goodman and Gilman?s - The Pharmacological Basis of Therapeutics; Pergamon Press
Deglin, J. Hopfer; Vallerand, A. Hazard. (2016). Guia farmacológico para enfermeiros, (14ª ed.), Loures: Luscociência. 1707 p.
Despacho n.o 1400-A/2015 de 10 de fevereiro de 2015. Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020. Diário da República, 2o série-N.o 28.
Garret, J., Osswald, W. & Guimarães, S. (2005). Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas; Porto Ed.
Katsung, B., Masters, S. & Trevor, A. (2012). Katzung?s - Basic & Clinical Pharmacology; McGrawHill Ed.
Walsh,C. & Schwart-Bloom,R. (2004). Levine?s Pharmacology: Drug Actions and Reactions; Little Brown Comp. Ed.
Wecker, L., Crespo, L., Dunaway, G., Fainglod, C. & Watts, S. (2009). Brody?s - Human Pharmacology: Molecular to Clinical; Mosby Ed.