2024
Literacia e Autocuidado
Nome: Literacia e Autocuidado
Cód.: ENF14483L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A Unidade Curricular permite conhecer a importância da literacia em saúde para a promoção do autocuidado.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer a importância da literacia em saúde para a promoção do autocuidado.
Promove a capacitação em saúde e o autocuidado dos cidadãos.
Reconhecer a importância da comunicação e literacia em saúde na promoção da cidadania e no combate às desigualdades sociais.
Conceber instrumentos inovadores apropriados para a comunicação de informações de saúde.
Analisar modelos e estruturas conceituais de comunicação e marketing em saúde.
Colaborar na definição e implementação de estratégias que promovam a procura e apropriação de informação em saúde pela população.
Promove a capacitação em saúde e o autocuidado dos cidadãos.
Reconhecer a importância da comunicação e literacia em saúde na promoção da cidadania e no combate às desigualdades sociais.
Conceber instrumentos inovadores apropriados para a comunicação de informações de saúde.
Analisar modelos e estruturas conceituais de comunicação e marketing em saúde.
Colaborar na definição e implementação de estratégias que promovam a procura e apropriação de informação em saúde pela população.
Conteúdos Programáticos
1. A literacia em saúde e o autocuidado.
2. A comunicação e o marketing em saúde.
3. A procura, o acesso e apropriação da informação em saúde.
4. As decisões informadas em saúde e a promoção do autocuidado.
5. O exercício da cidadania na saúde.
2. A comunicação e o marketing em saúde.
3. A procura, o acesso e apropriação da informação em saúde.
4. As decisões informadas em saúde e a promoção do autocuidado.
5. O exercício da cidadania na saúde.
Métodos de Ensino
A exposição através de aula magistral introduz as temáticas, de forma a promover o primeiro contacto com os conteúdos programáticos. As temáticas serão apresentadas recorrendo a técnicas que promovem a comunicação e exploração dos conteúdos, visando desenvolver as competências de comunicação, pesquisa bibliográfica em bases de dados e análise crítica da evidência científica, tão relevantes na formação dos estudantes. Serão realizadas sessões tutoriais de orientação e apoio aos estudantes em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha. A avaliação contínua envolve a realização de dois trabalhos de aprofundamento temático, em grupo e individual sobre uma experiência de literacia em saúde, acionada em determinado contexto. A nota final resulta da média aritmética dos dois momentos de avaliação formal. O estudante que não realize um dos momentos de avaliação contínua previstos opta automaticamente pelo regime de exame, aplicando-se o disposto no Regulamento da UÉ.
Bibliografia
Abdel-Latif, M. (2020). The enigma of health literacy and COVID-19 pandemic. Public health, 185, 9596. https://doi.org/10.1016/j.puhe.2020.06.030.
Simões J., Augusto G., Fronteira, I. & Hernández-Quevedo, C. (2017). Portugal Health System Review. Health Systmes in Transition. European Observatory of Health Systems and Policies; 19(2): 1-184. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0007/337471/HiT-Portugal.pdf?ua=1.
Ilwoo, J., Jennifer, O., Taehwan, P. & Amber, H. (2021). Harnessing an Integrated Health Communication (IHC) Framework for Campaigns: A Case of Prescription Drug Decision Making, Health Communication, DOI: 10.1080/10410236.2021.1986885.
Wagner, A., Reifegerste, D. (2021). The Part Played by People in Times of COVID-19: Interpersonal Communication about Media Coverage in a Pandemic Crisis, Health Communication, DOI: 10.1080/10410236.2021.1989786.
Simões J., Augusto G., Fronteira, I. & Hernández-Quevedo, C. (2017). Portugal Health System Review. Health Systmes in Transition. European Observatory of Health Systems and Policies; 19(2): 1-184. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0007/337471/HiT-Portugal.pdf?ua=1.
Ilwoo, J., Jennifer, O., Taehwan, P. & Amber, H. (2021). Harnessing an Integrated Health Communication (IHC) Framework for Campaigns: A Case of Prescription Drug Decision Making, Health Communication, DOI: 10.1080/10410236.2021.1986885.
Wagner, A., Reifegerste, D. (2021). The Part Played by People in Times of COVID-19: Interpersonal Communication about Media Coverage in a Pandemic Crisis, Health Communication, DOI: 10.1080/10410236.2021.1989786.