2024
Ensino Clínico V Processo de Cuidados de Enfermagem em Contexto Opcional
Nome: Ensino Clínico V Processo de Cuidados de Enfermagem em Contexto Opcional
Cód.: ENF14476L
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A Unidade Curricular permite o desenvolvimento de competências no processo de cuidados a pessoas doentes ou saudáveis em diferentes momentos do ciclo de vida e diferentes contextos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver o processo de cuidados a pessoas doentes ou saudáveis em diferentes momentos do ciclo de vida e diferentes contextos.
Assumir as diferentes funções inerentes ao processo de cuidados.
Sustentar concetual e empiricamente os cuidados prestados em cada fase do processo e em cada contexto.
Demonstrar competências metacognitivas que contribuam para um pensamento crítico ao serviço do processo de cuidados e do desenvolvimento pessoal e profissional.
Elaborar um relatório de estágio (RE) numa área opcional ligada ao contexto de Ensino Clínico.
Assumir as diferentes funções inerentes ao processo de cuidados.
Sustentar concetual e empiricamente os cuidados prestados em cada fase do processo e em cada contexto.
Demonstrar competências metacognitivas que contribuam para um pensamento crítico ao serviço do processo de cuidados e do desenvolvimento pessoal e profissional.
Elaborar um relatório de estágio (RE) numa área opcional ligada ao contexto de Ensino Clínico.
Conteúdos Programáticos
Processo de cuidados a pessoas doentes ou saudáveis em diferentes momentos do ciclo de vida e diferentes contextos:
o Avaliação diagnóstica com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
o Planeamento de cuidados com prescrição de intervenções terapêuticas específicas;
o Prestação de cuidados de acordo com o planeado e com a evolução da situação;
o Avaliação de resultados em saúde.
Funções inerentes ao processo de cuidados:
o Função de ajuda;
o Função de educação e guia;
o Função de diagnóstico e de vigilância do doente;
o Gestão eficaz das situações de evolução rápida;
o Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos;
o Vigilância da qualidade dos cuidados;
o Organização e distribuição de tarefas.
Análise crítica e reflexive.
Elaboração de relatório de estágio.
o Avaliação diagnóstica com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
o Planeamento de cuidados com prescrição de intervenções terapêuticas específicas;
o Prestação de cuidados de acordo com o planeado e com a evolução da situação;
o Avaliação de resultados em saúde.
Funções inerentes ao processo de cuidados:
o Função de ajuda;
o Função de educação e guia;
o Função de diagnóstico e de vigilância do doente;
o Gestão eficaz das situações de evolução rápida;
o Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos;
o Vigilância da qualidade dos cuidados;
o Organização e distribuição de tarefas.
Análise crítica e reflexive.
Elaboração de relatório de estágio.
Métodos de Ensino
A consolidação de competências tem como referência o processo de raciocínio clínico. O estudante dominando o processo de raciocínio clínico, deve ser capaz de operacionalizar de forma integrada cada uma das fases no desenvolvimento do processo de cuidados. As estratégias metodológicas integram supervisão, orientação, discussão e análise dos processos de cuidados e seminários.
Os estudantes fazem o Ensino Clínico em serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências em supervisão clínica.
A avaliação será contínua. A prática clínica será avaliada pelo supervisor clínico mediante instrumento próprio contruído para o efeito. A componente de sustentação concetual objetiva-se em dois momentos com entrega, por escrito: 1 caso clínico e 1 RE e avaliada pelo professor. A nota obtida na prestação de cuidados 60% da classificação final. A componente concetual com 40%.
Os estudantes fazem o Ensino Clínico em serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências em supervisão clínica.
A avaliação será contínua. A prática clínica será avaliada pelo supervisor clínico mediante instrumento próprio contruído para o efeito. A componente de sustentação concetual objetiva-se em dois momentos com entrega, por escrito: 1 caso clínico e 1 RE e avaliada pelo professor. A nota obtida na prestação de cuidados 60% da classificação final. A componente concetual com 40%.
Avaliação
A avaliação é contínua. A componente clínica corresponde a 70% da nota final. A componente concetual corresponde a 30% da nota final: 2 Casos Clínicos/1 Estudo da Família- 20% e Relatório de Estágio - 10%. A avaliação dos Seminários será feita através de um capítulo do Relatório. Cada componente será avaliada mediante instrumentos próprios.
Bibliografia
Coimbra, N. et al. (2021). Enfermagem de Urgência e Emergência. LIDEL edições técnicas, Lda.
Hockenberry J, Wilson D & Winkelstein L. (2014). Enfermagem da Criança e do Adolescente. (9ªed.). Loures: Lusociência.
Marques-Vieira, C., & Sousa, L. (2017). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao longo da vida. Lusodidacta.
Néné M & Sequeira C. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas Lda.
Ordem dos Enfermeiros (2012). Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Lisboa. OE.
Ordem dos Enfermeiros (2012). Regulamento do Perfil de Competências dos Enfermeiros de Cuidados Gerais. Lisboa. OE
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European psychiatric/mental health nursing in the 21st century: a person-centred evidence-based approach. Springer.
Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel.
Hockenberry J, Wilson D & Winkelstein L. (2014). Enfermagem da Criança e do Adolescente. (9ªed.). Loures: Lusociência.
Marques-Vieira, C., & Sousa, L. (2017). Cuidados de Enfermagem de Reabilitação à Pessoa ao longo da vida. Lusodidacta.
Néné M & Sequeira C. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas Lda.
Ordem dos Enfermeiros (2012). Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Lisboa. OE.
Ordem dos Enfermeiros (2012). Regulamento do Perfil de Competências dos Enfermeiros de Cuidados Gerais. Lisboa. OE
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European psychiatric/mental health nursing in the 21st century: a person-centred evidence-based approach. Springer.
Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel.
Equipa Docente
- César João Vicente da Fonseca [responsável]
- Isabel Maria Tarico Bico
- Isaura da Conceição Cascalho Serra
- Ana Maria Guégués da Silva Dias
- Celso Filipe Boto da Silva
- César João Vicente da Fonseca [responsável]
- Ermelinda do Carmo Valente Caldeira
- Florbela Maria Marmou Bia
- Isabel Maria Tarico Bico
- Isaura da Conceição Cascalho Serra
- José Manuel Afonso Moreira
- Lara Manuela Guedes de Pinho
- Lucinda Maria da Silva Marques
- Maria Antónia Fernandes Caeiro Chora
- Maria Dulce Damas da Cruz
- Maria José Abrantes Bule
- Maria Laurência Grou Parreirinha Gemito
- Maria Otília Brites Zangão
- Marta Sofia Inácio Catarino
- Paula Cristina Vaqueirinho Bilro
- Susana Isabel do Vale Martins Soeiro Delgadinho
- Telmo Duarte Canelas Pequito