2024
Enfermagem à Pessoa Idosa
Nome: Enfermagem à Pessoa Idosa
Cód.: ENF14475L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
- Compreender o impacto de Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
- Interpretar o modelo de promoção do bem-estar das Pessoas idosas
- Justificar os fundamentos da intervenção de enfermagem na promoção do Bem-estar
- Interpretar fenómenos de saúde-doença relevantes para o bem-estar da pessoa idosa
- Analisar os fatores associados aos fenómenos da fragilidade e da dependência- Conhecer a condição de fragilidade
Competências:
-Mostra conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde das pessoas idosas.
-Aplica conhecimentos e mostrar compreensão sobre situações particulares do EA e do Envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Faz julgamentos e propõe decisões sobre situações relacionadas com o EA e com o envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Comunica ideias, opiniões sobre o envelhecimento
- Mostra capacidade de autoaprendizagem pela seleção de documentos e experiências que partilha.
- Compreender o impacto de Envelhecimento nas sociedades contemporâneas
- Interpretar o modelo de promoção do bem-estar das Pessoas idosas
- Justificar os fundamentos da intervenção de enfermagem na promoção do Bem-estar
- Interpretar fenómenos de saúde-doença relevantes para o bem-estar da pessoa idosa
- Analisar os fatores associados aos fenómenos da fragilidade e da dependência- Conhecer a condição de fragilidade
Competências:
-Mostra conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as situações de saúde das pessoas idosas.
-Aplica conhecimentos e mostrar compreensão sobre situações particulares do EA e do Envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Faz julgamentos e propõe decisões sobre situações relacionadas com o EA e com o envelhecimento marcado pela doença e dependência
- Comunica ideias, opiniões sobre o envelhecimento
- Mostra capacidade de autoaprendizagem pela seleção de documentos e experiências que partilha.
Conteúdos Programáticos
1 Envelhecimento da população
1.1 Impacto do envelhecimento
1.2 Determinantes do Envelhecimento Ativo
2 Contributos das perspetivas biológica, social e psicológica
3-Perspetiva holística sobre o Envelhecimento e Bem-estar
3.1 Relação entre Bem-estar e envelhecimento
3.2 Enfermagem para o Bem-estar
3.2.1Transições no curso de vida
3.2.2 Teoria da promoção do bem-estar (focos e intervenções)
3.2.3 Funcionalidade: Avaliação multidimensional
3.2.4. Cuidados de enfermagem focando as atividades cognitivas, mobilidade, sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e alimentação, nomeadamente aspectos dietéticos e regimes alimentares.
4 Experiência de doença e envelhecimento
4.1 Fatores que interferem com a doença aguda e crónica
4.2 Cuidados de enfermagem: Cuidar dos desequilíbrios da saúde-doença, focando as atividades cognitivas, mobilidade, o sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e a alimentação. Gestão terapêutica. Dependência.
1.1 Impacto do envelhecimento
1.2 Determinantes do Envelhecimento Ativo
2 Contributos das perspetivas biológica, social e psicológica
3-Perspetiva holística sobre o Envelhecimento e Bem-estar
3.1 Relação entre Bem-estar e envelhecimento
3.2 Enfermagem para o Bem-estar
3.2.1Transições no curso de vida
3.2.2 Teoria da promoção do bem-estar (focos e intervenções)
3.2.3 Funcionalidade: Avaliação multidimensional
3.2.4. Cuidados de enfermagem focando as atividades cognitivas, mobilidade, sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e alimentação, nomeadamente aspectos dietéticos e regimes alimentares.
4 Experiência de doença e envelhecimento
4.1 Fatores que interferem com a doença aguda e crónica
4.2 Cuidados de enfermagem: Cuidar dos desequilíbrios da saúde-doença, focando as atividades cognitivas, mobilidade, o sono-repouso, cuidados do corpo e arranjo pessoal, eliminação e a alimentação. Gestão terapêutica. Dependência.
Métodos de Ensino
As metodologias procuram confrontar o estudante com o Envelhecimento, processo natural e inevitável, recorrendo a dados estatísticos e explicações teóricas. A exposição dos temas incentiva a participação, à compreensão sobre responsabilidade das sociedades nos programas de EA. Importa compreender interferência de variáveis adversas no PE, que o fragilizam pela dependência. Entender o fenómeno permite antecipar cuidados de enfermagem e modificar a trajetória. Há ligação estreita da UC com outras, que ocorrem em simultâneo como as de EMC, ER e ESMP
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: um teste escrito e um trabalho de grupo e discussão sobre um tema a propor, valendo 60% e 40% respetivamente.
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: um teste escrito e um trabalho de grupo e discussão sobre um tema a propor, valendo 60% e 40% respetivamente.
Avaliação
As metodologias procuram confrontar o estudante com o Envelhecimento, processo natural e inevitável, recorrendo a dados estatísticos e explicações teóricas. A exposição dos temas incentiva a participação, à compreensão sobre responsabilidade das sociedades nos programas de EA. Importa compreender interferência de variáveis adversas no PE, que o fragilizam pela dependência. Entender o fenómeno permite antecipar cuidados de enfermagem e modificar a trajetória. Há ligação estreita da UC com outras, que ocorrem em simultâneo como as de EMC, ER e ESMP
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: uma reflexão individual e um trabalho de grupo sobre um tema a propor, valendo 40% e 60% respetivamente.
Haverá espaços de reflexão individual e grupal sobretudo nas aulas TP, recorrendo à utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre temáticas, nomeadamente em bases de dados para integrarem a evidência científica, na aprendizagem.
A avaliação contínua tem duas componentes: uma reflexão individual e um trabalho de grupo sobre um tema a propor, valendo 40% e 60% respetivamente.
Bibliografia
Bia, F., Charepe, Z., & Marques-Vieira, C. (2025). Experience of Conjugality Among Older People in Long-Term Care Facilities: A Scoping Review. Journal of Applied Gerontology, 0(0). https://doi.org/10.1177/07334648251369264
Botelho, M. (2014). Envelhecimento e Funcionalidade In Fonseca (Coord) Envelhecimento, saúde. p 31-62. Lisboa: Coisas de Ler.
Freitas; Py (2011). (Eds) Tratado de Geriatria e Gerontologia, 3ª Ed, Rio Janeiro: G. Koogan.
Mendes; F., Fernandes, M., Reis, G., Fonseca, C., Caldeira, E., Bule, M.J. et al, (2017) Relatório Diagnóstico de saúde da população das IPSS associadas da CNIS. Évora: UÉ, CNIS
Miller, C. (2018). Nursing for Wellness in Older Adults. 8th ed, New York: W. Kluwer
Paúl, C.; Ribeiro, O. (2012). Manual de envelhecimento ativo. Porto: Lidel
Reis, G.., Casas-Novas, V., Serra, I., Magalhães, D. & Sousa, L. (2021). Importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo, REBEN, 73, (Supl 3).
Nações Unidas. https://news.un.org/pt/story/2022/06/179
Botelho, M. (2014). Envelhecimento e Funcionalidade In Fonseca (Coord) Envelhecimento, saúde. p 31-62. Lisboa: Coisas de Ler.
Freitas; Py (2011). (Eds) Tratado de Geriatria e Gerontologia, 3ª Ed, Rio Janeiro: G. Koogan.
Mendes; F., Fernandes, M., Reis, G., Fonseca, C., Caldeira, E., Bule, M.J. et al, (2017) Relatório Diagnóstico de saúde da população das IPSS associadas da CNIS. Évora: UÉ, CNIS
Miller, C. (2018). Nursing for Wellness in Older Adults. 8th ed, New York: W. Kluwer
Paúl, C.; Ribeiro, O. (2012). Manual de envelhecimento ativo. Porto: Lidel
Reis, G.., Casas-Novas, V., Serra, I., Magalhães, D. & Sousa, L. (2021). Importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo, REBEN, 73, (Supl 3).
Nações Unidas. https://news.un.org/pt/story/2022/06/179