2023
Enfermagem Psiquiátrica
Nome: Enfermagem Psiquiátrica
Cód.: ENF14469L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC permite obter competências que permitam desenvolver o processo de cuidados à pessoa com alterações da saúde mental, envolvendo a família e a comunidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo de aprendizagem:
Adquirir conhecimentos e competências que permitam desenvolver o processo de cuidados à pessoa com alterações da saúde mental, envolvendo a família e a comunidade.
Competências:
Compreende as teorias e os fatores precipitantes da doença mental;
Compreende o impacto da doença mental no autocuidado individual e familiar e na funcionalidade da pessoa, em contexto;
Demonstra capacidade para estabelecer uma relação terapêutica;
Desenvolve o processo de raciocínio clínico aplicado à pessoa com alterações da saúde mental, em contexto simulado;
o Faz avaliação diagnóstica e identifica focos;
o Faz planeamento de cuidados;
o Identifica e utiliza instrumentos de intervenção terapêutica;
o Faz avaliação de resultados em saúde;
Desenvolve competências metacognitivas de pensamento crítico;
Adquirir conhecimentos e competências que permitam desenvolver o processo de cuidados à pessoa com alterações da saúde mental, envolvendo a família e a comunidade.
Competências:
Compreende as teorias e os fatores precipitantes da doença mental;
Compreende o impacto da doença mental no autocuidado individual e familiar e na funcionalidade da pessoa, em contexto;
Demonstra capacidade para estabelecer uma relação terapêutica;
Desenvolve o processo de raciocínio clínico aplicado à pessoa com alterações da saúde mental, em contexto simulado;
o Faz avaliação diagnóstica e identifica focos;
o Faz planeamento de cuidados;
o Identifica e utiliza instrumentos de intervenção terapêutica;
o Faz avaliação de resultados em saúde;
Desenvolve competências metacognitivas de pensamento crítico;
Conteúdos Programáticos
Principais modelos teóricos explicativos do adoecer mental
Indicadores de avaliação do estado mental
Funções mentais e psicofisiológicas
Perturbações mentais e o impacto no autocuidado e na funcionalidade
Perturbações do humor
Perturbações de ansiedade
Perturbações psicóticas
Perturbações relacionadas com Substâncias e Perturbações Aditivas
Perturbações neuro cognitivas
Perturbações da alimentação e ingestão
Treino de Avaliação Diagnóstica
Entrevista de avaliação clínica
Instrumentos de avaliação
Treino de organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, conhecimento científico e taxonomias
Treino de planeamento de cuidados e de prescrição de intervenções terapêuticas
Treino de estratégias de prestação de cuidados no respeito pela individualidade e de acordo com o planeado:
Relação terapêutica
Gestão terapêutica
Técnicas de relaxamento
Orientação para a realidade
Atividades recreativas com objetivo terapêutico
Treino de pensamento crítico
Indicadores de avaliação do estado mental
Funções mentais e psicofisiológicas
Perturbações mentais e o impacto no autocuidado e na funcionalidade
Perturbações do humor
Perturbações de ansiedade
Perturbações psicóticas
Perturbações relacionadas com Substâncias e Perturbações Aditivas
Perturbações neuro cognitivas
Perturbações da alimentação e ingestão
Treino de Avaliação Diagnóstica
Entrevista de avaliação clínica
Instrumentos de avaliação
Treino de organização e interpretação dos dados recolhidos de acordo com os modelos teóricos, conhecimento científico e taxonomias
Treino de planeamento de cuidados e de prescrição de intervenções terapêuticas
Treino de estratégias de prestação de cuidados no respeito pela individualidade e de acordo com o planeado:
Relação terapêutica
Gestão terapêutica
Técnicas de relaxamento
Orientação para a realidade
Atividades recreativas com objetivo terapêutico
Treino de pensamento crítico
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas recorrer-se-á à metodologia expositiva e argumentativa, promovendo-se a discussão de grupo.
Nas aulas de PL serão utilizadas técnicas pedagógicas didáticas com recurso a casos clínicos. Será treinado o processo de raciocínio clínico aplicado à pessoa com alterações da saúde mental, em contexto simulado.
Avaliação: na componente teórica uma frequência 40%; na componente prática, os estudantes analisam um caso clínico, em grupo, e elaboram uma proposta de plano de cuidados 60%.
Nas aulas de PL serão utilizadas técnicas pedagógicas didáticas com recurso a casos clínicos. Será treinado o processo de raciocínio clínico aplicado à pessoa com alterações da saúde mental, em contexto simulado.
Avaliação: na componente teórica uma frequência 40%; na componente prática, os estudantes analisam um caso clínico, em grupo, e elaboram uma proposta de plano de cuidados 60%.
Bibliografia
Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European Psychiatric/Mental Health Nursing in the 21st Century: A Person-Centred Evidence-Based Approach. Springer.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel Edições Técnicas, Lda.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Townsend, M. C. (2011). Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Conceitos de Cuidado na Prática Baseada na Evidência. Lusociência.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel Edições Técnicas, Lda.
Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental diagnósticos e intervenções. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN 978-989-752-413-4
Townsend, M. C. (2011). Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Conceitos de Cuidado na Prática Baseada na Evidência. Lusociência.