2024
Ensino Clínico III - Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Contexto Comunitário e Domiciliar, Saúde Mental e Psiquiatria
Nome: Ensino Clínico III - Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica em Contexto Comunitário e Domiciliar, Saúde Mental e Psiquiatria
Cód.: ENF14465L
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC permite desenvolver competências de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa e/ou família em contexto comunitário e de psiquiatria.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo
Desenvolver competências de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa e/ou família em contexto comunitário e de psiquiatria
Competências
Efetua com orientação, uma avaliação diagnóstica em enfermagem à pessoa e/ou família, recolhendo dados pertinentes recorrendo a todas as fontes e instrumentos considerados adequados;
Demonstra capacidade de interpretação dos dados à luz das teorias e da evidência empírica
Demonstra capacidade para sugerir diagnósticos e intervenções terapêuticas adequadas à situação
Desenvolve, sob tutoria, algumas das funções inerentes ao processo de cuidados:
o Função de ajuda
o Função de educação e guia
o Função de diagnóstico e de vigilância
o Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
Avalia com orientação, os resultados das intervenções
Coopera com a equipa interdisciplinar, comunicando de forma assertiva
Revela competências metacognitivas de pensamento critico
Desenvolver competências de avaliação diagnóstica e intervenção terapêutica na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa e/ou família em contexto comunitário e de psiquiatria
Competências
Efetua com orientação, uma avaliação diagnóstica em enfermagem à pessoa e/ou família, recolhendo dados pertinentes recorrendo a todas as fontes e instrumentos considerados adequados;
Demonstra capacidade de interpretação dos dados à luz das teorias e da evidência empírica
Demonstra capacidade para sugerir diagnósticos e intervenções terapêuticas adequadas à situação
Desenvolve, sob tutoria, algumas das funções inerentes ao processo de cuidados:
o Função de ajuda
o Função de educação e guia
o Função de diagnóstico e de vigilância
o Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
Avalia com orientação, os resultados das intervenções
Coopera com a equipa interdisciplinar, comunicando de forma assertiva
Revela competências metacognitivas de pensamento critico
Conteúdos Programáticos
1. Processo de cuidado
1.1. Avaliação inicial com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
1.2. Análise e interpretação dos dados conjugando, pelo menos, duas variáveis;
1.3. Participação no planeamento através da sugestão de diagnósticos e intervenções adequadas;
1.4. Prestação de cuidados, sob tutoria, de acordo com o planeado;
1.5. Participação na avaliação de resultados em saúde
2. Funções inerentes ao processo de cuidados:
2.1. Função de ajuda
2.2. Função de educação e guia
2.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
2.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
3. Competências metacognitivas de pensamento crítico
1.1. Avaliação inicial com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
1.2. Análise e interpretação dos dados conjugando, pelo menos, duas variáveis;
1.3. Participação no planeamento através da sugestão de diagnósticos e intervenções adequadas;
1.4. Prestação de cuidados, sob tutoria, de acordo com o planeado;
1.5. Participação na avaliação de resultados em saúde
2. Funções inerentes ao processo de cuidados:
2.1. Função de ajuda
2.2. Função de educação e guia
2.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
2.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
3. Competências metacognitivas de pensamento crítico
Métodos de Ensino
Conta com supervisão pedagógica de um docente, os estudantes fazem o Ensino Clínico em unidades/serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências acrescidas em supervisão clínica. As atividades são centradas na observação e recolha de informações necessárias à prestação de cuidados de enfermagem, análise da informação para definição de diagnósticos, planeamento de cuidados, execução e avaliação. Avaliação contínua, cada contexto (comunitária e psiquiatria) terá uma avaliação distinta. Serão realizadas avaliações formativas e sumativas. Método de quantificação: prestação direta de cuidados 70%; reflexões sobre a prática de cuidados e processo de cuidados à pessoa e/ou família 30%. A aprovação implica a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos contextos (comunitária e psiquiatria) que resulta da média das duas.
Avaliação
Com supervisão pedagógica de um docente, os estudantes realizam o EC em unidades supervisionados por Enfermeiros, preferencialmente com competências em supervisão clínica. As atividades serão centradas na observação, recolha e análise de informações necessárias à definição de diagnósticos, planeamento, execução e avaliação de cuidados. Na avaliação contínua, o contexto comunitário e de psiquiatria terão avaliação distinta. Serão feitas avaliações formativas e sumativas. Prestação direta de cuidados 70%; processo de cuidados 15% e reflexão 15%. Aprovação com nota igual ou superior a 9,5 valores em cada contexto, bem como na componente clínica e na concetual. Nota final é a média aritmética dos dois contextos. Para a avaliação do EC será tido em conta o definido no Regulamento Académico da Universidade de Évora.
Bibliografia
- Figueiredo, M. H. (2023). Enfermagem de Saúde Familiar. Lidel
- Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Eduel
- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lidel
- Mendes F., Gemito L., Caldeira E., Serra I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853
- Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European psychiatric/mental health nursing in the 21st century: a person-centred evidence-based approach. Springer
- Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel
- Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental, diagnósticos e intervenções. Lidel
- Marcon, S., Teston, E., Barreto M. & Elsen, I. (2019). A família como foco no fazer cotidiano do ensino, pesquisa e assistência de enfermagem. Eduel
- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública. Lidel
- Mendes F., Gemito L., Caldeira E., Serra I. & Casas-Novas, M. (2017). Continuity of care from the perspective of users. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 841-853
- Santos, J. C., & Cutcliffe, J. R. (Eds.). (2018). European psychiatric/mental health nursing in the 21st century: a person-centred evidence-based approach. Springer
- Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lidel
- Sequeira, C. & Sampaio, F. (2020). Enfermagem em Saúde Mental, diagnósticos e intervenções. Lidel
Equipa Docente
- Anabela Pereira Coelho
- António Artur Querido Mendes
- Carla Maria dos Santos Remédios Calça
- Carla Vitória Serrano Santanita
- Celso Filipe Boto da Silva
- Maria de Fátima Santos Rosado Marques
- Maria João Revés Mendes Silva
- Maria Laurência Grou Parreirinha Gemito [responsável]
- Sara Catarina Ribeiro Martins