2023

Ensino Clínico I - Introdução aos contextos e práticas de cuidados

Nome: Ensino Clínico I - Introdução aos contextos e práticas de cuidados
Cód.: ENF14461L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para desenvolver o processo de cuidados de enfermagem, evidenciando as dimensões do raciocínio clínico subjacente com recurso a estratégias de comunicação funcional e terapêutica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Desenvolver o processo de cuidados de enfermagem, evidenciando as dimensões do raciocínio clínico subjacente com recurso a estratégias de comunicação funcional e terapêutica
Competências
Faz a avaliação clínica inicial, essencial e tutorada, recorrendo às fontes e instrumentos adequados à situação
Demonstra capacidades básicas de condução de uma entrevista clínica
Demonstra capacidades básicas de observação clínica
Demonstra capacidades básicas de observação clínica com recurso a instrumentos clínicos
Faz, com orientação, uma análise e interpretação dos dados colhidos, à luz das teorias e da evidência empírica e relacionando pelo menos duas variáveis
Faz sugestões de diagnósticos de necessidades
Colabora na prestação de cuidados - Autocuidado em situação não complexa
Colabora na avaliação de resultados
Faz uso de competências sociais e de estratégias de comunicação funcional e terapêutica
Manifesta competências metacognitivas essenciais de pensamento crítico

Conteúdos Programáticos

• Estrutura concetual enquadradora do processo de cuidados
o Teoria do autocuidado
o Teoria da transição
o Teoria de médio alcance de Lopes (2006)
• Estrutura concetual de raciocínio clínico
o Avaliação diagnóstica
o Planeamento de cuidados
o Prestação de cuidados - Autocuidado em situação não complexa
o Avaliação de resultados
• Comunicação funcional e terapêutica em contexto clínico;
• Metacognição e Pensamento Crítico

Métodos de Ensino

A UC decorre em contexto clínico (equipas ou unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados). Os estudantes fazem o Ensino Clínico em unidades/serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências acrescidas em supervisão clínica.
O processo é continuo para que o estudante desenvolva o raciocínio clínico e se aproprie gradualmente de conhecimentos, habilidades e capacidade de análise. A avaliação resulta da avaliação das competências adquiridas no contexto da prática, através de instrumento de avaliação, e de um trabalho escrito sujeito a uma grelha de critérios previamente definidos. Nota final=60% da nota da prática clinica e 40% nota do trabalho escrito. O professor é responsável pela orientação das atividades desenvolvidas pelo estudante e pela avaliação final. A aprovação implica a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia

Lopes, M. (2006). A relação enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: Formasau-. Coimbra

Lopes, J., Silva, H., Dominguez, C. & Nascimento, M. (2019). Educar para o pensamento crítico na sala de aula. Lisboa: Pactor

Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra,I. et al. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. The continuity of health care from the perspective of users Revista Ciência & Saúde Coletiva, 3(22), 841-853

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda. Lisboa:Lidel. ISBN:978-989-752-168-3

Zangão, O. (2016). Desenvolvimento de competências relacionais na preservação da intimidade durante o processo de cuidar. Lisboa:Chiado Editor

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