2023

Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Nome: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF14459L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC permite aquisição de competências teórico-práticas relacionadas com as intervenções específicas de enfermagem pediátrica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer a evolução dos cuidados à criança e adolescente.
2. Valorizar nos ambientes pediátricos, a parceria de cuidados centrados na família.
3. Demonstrar conhecimentos sobre as intervenções de enfermagem potenciadoras do bem-estar, recuperação e adaptação da criança/adolescente e família em situação de doença e hospitalização.
4. Identificar as manifestações clínicas das doenças comuns em pediatria e o regime terapêutico subjacente.
5. Demonstrar competências teórico-práticas relacionadas com as intervenções específicas de enfermagem pediátrica.

Conteúdos Programáticos

• Evolução da assistência à criança em Portugal e no mundo. Indicadores de saúde infantil.
• Modelos de intervenção em enfermagem pediátrica: modelo de parceria de cuidados de Anne Casey.
• Direitos da criança. Carta da criança hospitalizada. A criança maltratada ou negligenciada.
• Nutrição e dietética, do primeiro ano de vida à idade jovem.
• Processo de cuidados à criança, jovem e família em situação de hospitalização.
• Cuidados de enfermagem ao recém-nascido de risco.
• A criança submetida a cirurgia.
• Perturbações frequentes em pediatria: gastrointestinais, respiratórias, génito- urinárias, neurológicas, endócrinas, hematológicas, cardiovasculares.
• Emergências em pediatria. Suporte Básico de Vida Pediátrico.
• Cuidados enfermagem à criança com febre.
• Prevenção e controlo da dor.
• Cuidar a criança, jovem/família portadora de doença crónica, e fim de vida.

Métodos de Ensino

As sessões teóricas incluem a participação dos alunos. As sessões práticas decorrem em laboratório dirigidas a grupos de 10/12alunos para treino de procedimentos de enfermagem pediátrica.
As atividades de trabalho não presencial incidem no trabalho autónomo do estudante para estudo e pesquisa bibliográfica, análise prévia de textos com orientação explícita por parte do docente.

A avaliação contínua da unidade curricular consistirá na realização de duas provas de avaliação de conhecimentos, com a ponderação de 50% cada uma, constituída por questões de escolha múltipla e questões com problemas da prática clínica; resolução de caso(s) práticos relacionados com temas abordados nas sessões letivas. Os estudantes deverão obter a classificação mínima de 9,5 valores.

Bibliografia

Cruz MD, Fernandes AM, Oliveira CR. (2016). Epidemiology of painful procedures performed in neonates: A systematic review of observational studies. Eur J Pain. 20(4):489-498. doi:10.1002/ejp.757.

Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. (2018). Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, 6ª e. Editorial Médica Panamericana. ISBN-13: 978-8491103943

Hockenberry, Marilyn J.; Wilson, David. (2016). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 10ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.

RAMOS, Ana Lúcia; Barbieri-Figueiredo, MC. (2020). Enfermagem em saúde da criança e do jovem (Child and youth health nursing). Portugal: Lidel.


Webgrafia:
APED. Portal da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor. https://www.aped-dor.org/
SPP. Portal Sociedade Portuguesa de Pediatria. https://www.spp.pt/