2024
Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Nome: Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Cód.: ENF14459L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC permite aquisição de competências teórico-práticas relacionadas com as intervenções específicas de enfermagem pediátrica.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer a evolução dos cuidados à criança e adolescente.
2. Valorizar nos ambientes pediátricos, a parceria de cuidados centrados na família.
3. Demonstrar conhecimentos sobre as intervenções de enfermagem potenciadoras do bem-estar, recuperação e adaptação da criança/adolescente e família em situação de doença e hospitalização.
4. Identificar as manifestações clínicas das doenças comuns em pediatria e o regime terapêutico subjacente.
5. Demonstrar competências teórico-práticas relacionadas com as intervenções específicas de enfermagem pediátrica.
2. Valorizar nos ambientes pediátricos, a parceria de cuidados centrados na família.
3. Demonstrar conhecimentos sobre as intervenções de enfermagem potenciadoras do bem-estar, recuperação e adaptação da criança/adolescente e família em situação de doença e hospitalização.
4. Identificar as manifestações clínicas das doenças comuns em pediatria e o regime terapêutico subjacente.
5. Demonstrar competências teórico-práticas relacionadas com as intervenções específicas de enfermagem pediátrica.
Conteúdos Programáticos
Evolução da assistência à criança em Portugal e no mundo. Indicadores de saúde infantil.
Modelos de intervenção em enfermagem pediátrica: modelo de parceria de cuidados de Anne Casey.
Direitos da criança. Carta da criança hospitalizada. A criança maltratada ou negligenciada.
Nutrição e dietética, do primeiro ano de vida à idade jovem.
Processo de cuidados à criança, jovem e família em situação de hospitalização.
Cuidados de enfermagem ao recém-nascido de risco.
A criança submetida a cirurgia.
Perturbações frequentes em pediatria: gastrointestinais, respiratórias, génito- urinárias, neurológicas, endócrinas, hematológicas, cardiovasculares.
Emergências em pediatria. Suporte Básico de Vida Pediátrico.
Cuidados enfermagem à criança com febre.
Prevenção e controlo da dor.
Cuidar a criança, jovem/família portadora de doença crónica, e fim de vida.
Modelos de intervenção em enfermagem pediátrica: modelo de parceria de cuidados de Anne Casey.
Direitos da criança. Carta da criança hospitalizada. A criança maltratada ou negligenciada.
Nutrição e dietética, do primeiro ano de vida à idade jovem.
Processo de cuidados à criança, jovem e família em situação de hospitalização.
Cuidados de enfermagem ao recém-nascido de risco.
A criança submetida a cirurgia.
Perturbações frequentes em pediatria: gastrointestinais, respiratórias, génito- urinárias, neurológicas, endócrinas, hematológicas, cardiovasculares.
Emergências em pediatria. Suporte Básico de Vida Pediátrico.
Cuidados enfermagem à criança com febre.
Prevenção e controlo da dor.
Cuidar a criança, jovem/família portadora de doença crónica, e fim de vida.
Métodos de Ensino
As sessões teóricas incluem a participação dos alunos. As sessões práticas decorrem em laboratório dirigidas a grupos de 10/12alunos para treino de procedimentos de enfermagem pediátrica.
As atividades de trabalho não presencial incidem no trabalho autónomo do estudante para estudo e pesquisa bibliográfica, análise prévia de textos com orientação explícita por parte do docente.
A avaliação contínua da unidade curricular consistirá na realização de duas provas de avaliação de conhecimentos, com a ponderação de 50% cada uma, constituída por questões de escolha múltipla e questões com problemas da prática clínica; resolução de caso(s) práticos relacionados com temas abordados nas sessões letivas. Os estudantes deverão obter a classificação mínima de 9,5 valores.
As atividades de trabalho não presencial incidem no trabalho autónomo do estudante para estudo e pesquisa bibliográfica, análise prévia de textos com orientação explícita por parte do docente.
A avaliação contínua da unidade curricular consistirá na realização de duas provas de avaliação de conhecimentos, com a ponderação de 50% cada uma, constituída por questões de escolha múltipla e questões com problemas da prática clínica; resolução de caso(s) práticos relacionados com temas abordados nas sessões letivas. Os estudantes deverão obter a classificação mínima de 9,5 valores.
Avaliação
Na avaliação contínua da unidade curricular serão efetuadas duas provas escritas, com questões de escolha múltipla e de resolução de problemas da prática clínica e ou resolução de caso(s) práticos.
O teste terá uma ponderação de 80% na classificação final da unidade curricular. O estudante deve ter um mínimo de 8 valores em cada frequência.
A avaliação das aulas práticas de laboratório, terá um peso de 20% na avaliação final. A classificação final resulta da média das classificações obtidas nos diversos momentos de avaliação e os estudantes deverão obter a classificação mínima de 9,5 valores. Em caso de reprovação, de acordo com o ponto 7, art.º 105 do Regulamento Académico-Despacho nº53/2022, o estudante que repita a unidade curricular será dispensado da frequência, de um dos contextos clínicos, desde que tenha obtido aproveitamento positivo, nos dois anos curriculares anteriores. Neste caso mantém-se a classificação obtida nessa componente.
O teste terá uma ponderação de 80% na classificação final da unidade curricular. O estudante deve ter um mínimo de 8 valores em cada frequência.
A avaliação das aulas práticas de laboratório, terá um peso de 20% na avaliação final. A classificação final resulta da média das classificações obtidas nos diversos momentos de avaliação e os estudantes deverão obter a classificação mínima de 9,5 valores. Em caso de reprovação, de acordo com o ponto 7, art.º 105 do Regulamento Académico-Despacho nº53/2022, o estudante que repita a unidade curricular será dispensado da frequência, de um dos contextos clínicos, desde que tenha obtido aproveitamento positivo, nos dois anos curriculares anteriores. Neste caso mantém-se a classificação obtida nessa componente.
Bibliografia
Cruz MD, Fernandes AM, Oliveira CR. (2016). Epidemiology of painful procedures performed in neonates: A systematic review of observational studies. Eur J Pain. 20(4):489-498. doi:10.1002/ejp.757.
Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. (2018). Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, 6ª e. Editorial Médica Panamericana. ISBN-13: 978-8491103943
Hockenberry, Marilyn J.; Wilson, David. (2016). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 10ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
RAMOS, Ana Lúcia; Barbieri-Figueiredo, MC. (2020). Enfermagem em saúde da criança e do jovem (Child and youth health nursing). Portugal: Lidel.
Webgrafia:
APED. Portal da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor. https://www.aped-dor.org/
SPP. Portal Sociedade Portuguesa de Pediatria. https://www.spp.pt/
Guerrero-Fernández J., Cartón Sánchez A, Barreda Bonis A., Menéndez Suso J., Ruiz Domínguez J. (2018). Manual de Diagnóstico y Terapéutica en Pediatría, 6ª e. Editorial Médica Panamericana. ISBN-13: 978-8491103943
Hockenberry, Marilyn J.; Wilson, David. (2016). Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 10ª ed, Vol I e Vol II. Lusociência - Edições Técnicas e Científicas.
RAMOS, Ana Lúcia; Barbieri-Figueiredo, MC. (2020). Enfermagem em saúde da criança e do jovem (Child and youth health nursing). Portugal: Lidel.
Webgrafia:
APED. Portal da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor. https://www.aped-dor.org/
SPP. Portal Sociedade Portuguesa de Pediatria. https://www.spp.pt/