2024
Enfermagem Comunitária
Nome: Enfermagem Comunitária
Cód.: ENF14458L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Os conteúdos da UC permitem compreender as dinâmicas atuais da enfermagem comunitária.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender as dinâmicas atuais da enfermagem comunitária
Adquirir conhecimentos que potenciem a capacidade para a conceção e prestação de cuidados na comunidade
Compreender a organização dos CSP integrados no SNS
Compreender a necessidade, natureza e abrangência dos programas de promoção e educação para a saúde
Conhecer os programas de saúde prioritários
Adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética e a sua influência no processo saúde/doença, ao longo do ciclo de vida
Conhecer o PNV e questões centrais da vacinação
Utilizar as orientações técnicas da DGS na prestação de cuidados na comunidade
Desenvolver capacidade de planeamento, execução e avaliação da consulta de enfermagem
Conhecer os princípios básicos de enfermagem de saúde no trabalho
Aprofundar capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas de saúde da comunidade
Desenvolver competências de autoaprendizagem e utilização da evidência disponível na resposta aos cuidados na comunidade
Adquirir conhecimentos que potenciem a capacidade para a conceção e prestação de cuidados na comunidade
Compreender a organização dos CSP integrados no SNS
Compreender a necessidade, natureza e abrangência dos programas de promoção e educação para a saúde
Conhecer os programas de saúde prioritários
Adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética e a sua influência no processo saúde/doença, ao longo do ciclo de vida
Conhecer o PNV e questões centrais da vacinação
Utilizar as orientações técnicas da DGS na prestação de cuidados na comunidade
Desenvolver capacidade de planeamento, execução e avaliação da consulta de enfermagem
Conhecer os princípios básicos de enfermagem de saúde no trabalho
Aprofundar capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas de saúde da comunidade
Desenvolver competências de autoaprendizagem e utilização da evidência disponível na resposta aos cuidados na comunidade
Conteúdos Programáticos
1. Dinâmicas atuais da Enfermagem Comunitária
2. Os Cuidados de Saúde Primários no Sistema Nacional de Saúde Português
3. A promoção da saúde e a prevenção da doença
4. A educação para a saúde
5. Planeamento em saúde e Intervenção na comunidade
6. O Plano Nacional de Saúde
7. Programas de Saúde Prioritários
8. Nutrição e dietética: Alimentos e Nutrientes, Nutrição no ciclo de vida e a sua influência no processo saúde/doença. Enfermagem no domínio da intervenção nutricional: nutrição normal e modificações dietéticas
9. A vacinação, o PNV e as vacinas extra PNV
10. A consulta de enfermagem
11. As orientações técnicas da DGS
12. A gestão de recursos da comunidade
13. Enfermagem de saúde no trabalho
2. Os Cuidados de Saúde Primários no Sistema Nacional de Saúde Português
3. A promoção da saúde e a prevenção da doença
4. A educação para a saúde
5. Planeamento em saúde e Intervenção na comunidade
6. O Plano Nacional de Saúde
7. Programas de Saúde Prioritários
8. Nutrição e dietética: Alimentos e Nutrientes, Nutrição no ciclo de vida e a sua influência no processo saúde/doença. Enfermagem no domínio da intervenção nutricional: nutrição normal e modificações dietéticas
9. A vacinação, o PNV e as vacinas extra PNV
10. A consulta de enfermagem
11. As orientações técnicas da DGS
12. A gestão de recursos da comunidade
13. Enfermagem de saúde no trabalho
Métodos de Ensino
Serão selecionadas metodologias que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, assentes num trabalho de pesquisa reflexão, questionamento crítico e análise contínua
Serão também criados espaços de trabalho individual e de grupo, no âmbito de cada bloco de assuntos, recorrendo à utilização de técnicas de leitura orientada, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica.
As práticas laboratoriais serão atempadamente agendadas. O método usado nestas aulas será a simulação da consulta de enfermagem e o desenvolvimento de sessões de Educação para a Saúde.
O regime de avaliação contempla a avaliação contínua e regime de exame de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUE).
Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevêem-se dois momentos de avaliação (Prova escrita:70%; avaliação aulas Práticas Laboratoriais: 30%)
Os alunos que não obtiverem nota igual ou superior a 9,5 valores ficam sujeitos a exame.
Serão também criados espaços de trabalho individual e de grupo, no âmbito de cada bloco de assuntos, recorrendo à utilização de técnicas de leitura orientada, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica.
As práticas laboratoriais serão atempadamente agendadas. O método usado nestas aulas será a simulação da consulta de enfermagem e o desenvolvimento de sessões de Educação para a Saúde.
O regime de avaliação contempla a avaliação contínua e regime de exame de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUE).
Para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua prevêem-se dois momentos de avaliação (Prova escrita:70%; avaliação aulas Práticas Laboratoriais: 30%)
Os alunos que não obtiverem nota igual ou superior a 9,5 valores ficam sujeitos a exame.
Bibliografia
Dovera, D., S., T., (2017). Nutrição Aplicada à Enfermagem. São Paulo: NOVA GUANABARA. ISBN 9788527712538.
Néné M & Sequeira C.(2020).Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas , lda
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Ver. Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Gomez-Cantarino, S.; Espina-Jerez, B.; Dominguez-Isabel, P.; Bouzas-Mosquera, C.; Dias, H.; Caldeira, E.; Sim-Sim, M. (2019). P16 Students attitudes toward the patients sexuality versus the perception of their sexual life. European Journal of Public Health 29 (Supplement_2), junho 2019, ckz093. 01. Oxford University Press.1
-Reis, M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M. & Sousa, L. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 2):e20190843
Néné M & Sequeira C.(2020).Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas , lda
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Ver. Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Gomez-Cantarino, S.; Espina-Jerez, B.; Dominguez-Isabel, P.; Bouzas-Mosquera, C.; Dias, H.; Caldeira, E.; Sim-Sim, M. (2019). P16 Students attitudes toward the patients sexuality versus the perception of their sexual life. European Journal of Public Health 29 (Supplement_2), junho 2019, ckz093. 01. Oxford University Press.1
-Reis, M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M. & Sousa, L. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 2):e20190843