2024
Raciocínio Clínico em Enfermagem
Nome: Raciocínio Clínico em Enfermagem
Cód.: ENF14449L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC contribui, através dos seus conteúdos programáticos, para a compreensão do que é o raciocínio clínico e o que ele representa no processo de cuidar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos
1. Compreender o que é o raciocínio clínico e o que ele representa no processo de cuidar
2. Compreender a dimensão processual do raciocínio clínico no âmbito da tomada de decisão
3. Compreender diferentes modelos de tomada de decisão
Competências
- Demonstra compreender a necessidade do raciocínio clínico
- Conhece os conceitos que estruturam o raciocínio clínico
- Conhece os modelos de decisão
- Sabe reconhecer os dados clínicos específicos de acordo com um quadro teórico
- Reconhece diferentes fontes de dados e informação
- Sabe pensar criticamente sobre os dados clínicos
- Sabe analisar os dados à luz do conhecimento teórico ou evidência científica
- Sabe associar o raciocínio analítico ao intuitivo
- Sabe realizar juízos diagnósticos
- Sabe refletir sobre as decisões que tomou
1. Compreender o que é o raciocínio clínico e o que ele representa no processo de cuidar
2. Compreender a dimensão processual do raciocínio clínico no âmbito da tomada de decisão
3. Compreender diferentes modelos de tomada de decisão
Competências
- Demonstra compreender a necessidade do raciocínio clínico
- Conhece os conceitos que estruturam o raciocínio clínico
- Conhece os modelos de decisão
- Sabe reconhecer os dados clínicos específicos de acordo com um quadro teórico
- Reconhece diferentes fontes de dados e informação
- Sabe pensar criticamente sobre os dados clínicos
- Sabe analisar os dados à luz do conhecimento teórico ou evidência científica
- Sabe associar o raciocínio analítico ao intuitivo
- Sabe realizar juízos diagnósticos
- Sabe refletir sobre as decisões que tomou
Conteúdos Programáticos
Os ambientes clínicos de enfermagem
A natureza dos problemas clínicos
Os conceitos de dados clínicos, raciocínio clínico, raciocínio diagnóstico, juízos clínicos, avaliação diagnóstica, tomada de decisão, pensamento crítico, processo de enfermagem e supervisão clínica
A recolha de dados clínicos (fontes e estratégias)
Estratégias de análise dos dados clínicos (modalidades do pensamento crítico)
Pensamento analítico
Pensamento indutivo
Pensamento dedutivo
Pensamento intuitivo e analítico
Supervisão e Reflexão sobre a ação
A análise factual, valorativa e interpretativa dos dados clínicos
Exercícios de recolha e análise dos dados reunidos realizados pelos estudantes e sob supervisão dos docentes
As decisões em contexto simulado
As decisões em contexto da ação
A sincronia do pensamento e da ação
Os modelos de decisão
Ensaios de reflexão na ação e sobre a ação
. A relevância de uma linguagem uniformizada
A natureza dos problemas clínicos
Os conceitos de dados clínicos, raciocínio clínico, raciocínio diagnóstico, juízos clínicos, avaliação diagnóstica, tomada de decisão, pensamento crítico, processo de enfermagem e supervisão clínica
A recolha de dados clínicos (fontes e estratégias)
Estratégias de análise dos dados clínicos (modalidades do pensamento crítico)
Pensamento analítico
Pensamento indutivo
Pensamento dedutivo
Pensamento intuitivo e analítico
Supervisão e Reflexão sobre a ação
A análise factual, valorativa e interpretativa dos dados clínicos
Exercícios de recolha e análise dos dados reunidos realizados pelos estudantes e sob supervisão dos docentes
As decisões em contexto simulado
As decisões em contexto da ação
A sincronia do pensamento e da ação
Os modelos de decisão
Ensaios de reflexão na ação e sobre a ação
. A relevância de uma linguagem uniformizada
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas e apresentam o conhecimento disponível sobre o processo de raciocínio clínico. As aulas teórico-práticas são usadas para debate e análise de situações do quotidiano. Cada situação é objeto de análise e interpretação com recurso ao conhecimento de outras unidades curriculares e/ou evidências científicas. O recurso às bases de dados é feito a partir do juízo elaborado com base nos dados simulados. As teórico práticas treinam habilidades instrumentais e de supervisão clínica a partir de situações simuladas. A avaliação da unidade passa por uma frequência que apela à memorização de conceitos básicos e um trabalho de grupo que simula a fase de recolha de dados e juízos diagnósticos sobre os dados recolhidos.
A avaliação por exame tem uma componente teórica e outra de análise de um caso clínico.
Todos os momentos de avaliação obedecem ao regulamento académico.
A avaliação por exame tem uma componente teórica e outra de análise de um caso clínico.
Todos os momentos de avaliação obedecem ao regulamento académico.
Bibliografia
de Souza, L. B. F., & Fernandes, R. M. (2021). Desenvolvimento do raciocínio clínico em enfermagem: um relato de experiência: Development of clinical reasoning in nursing: an experience report.Archives of Health, Retirado de https://latinamericanpublicacoes.com.br
Magalhães, M. D. D. C. D. (2020). A dimensão processual do raciocínio clínico dos enfermeiros. Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2020. Retirado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48506/1/ULSD735309_td_Maria_Magalh%C3%A3es.pdf
Quaresma, A., Xavier, D., & Cezar-Vaz, M. (2019). Raciocínio clínico do enfermeiro: uma abordagem segundo a Teoria do Processo Dual [Nurses clinical reasoning: a Dual Process Theory approach] [Razonamiento clínico del enfermero: un enfoque según la Teoría del Proceso Dual]. Revista Enfermagem UERJ. Retirado de https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.37862
Magalhães, M. D. D. C. D. (2020). A dimensão processual do raciocínio clínico dos enfermeiros. Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2020. Retirado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48506/1/ULSD735309_td_Maria_Magalh%C3%A3es.pdf
Quaresma, A., Xavier, D., & Cezar-Vaz, M. (2019). Raciocínio clínico do enfermeiro: uma abordagem segundo a Teoria do Processo Dual [Nurses clinical reasoning: a Dual Process Theory approach] [Razonamiento clínico del enfermero: un enfoque según la Teoría del Proceso Dual]. Revista Enfermagem UERJ. Retirado de https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.37862
Equipa Docente
- Celso Filipe Boto da Silva [responsável]
- Marta Sofia Inácio Catarino