2024
Ensino Clínico II - Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica ao adulto e Idoso em contexto Médico e Cirúrgico
Nome: Ensino Clínico II - Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica ao adulto e Idoso em contexto Médico e Cirúrgico
Cód.: ENF14448L
30 ECTS
Duração: 15 semanas/780 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Através da Unidade Curricular pretende-se que o estudante desenvolva de forma gradual o processo de cuidados ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo Geral:
1. Desenvolver paulatinamente o processo de cuidados ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas.
Competências:
1. Faz uma avaliação clínica inicial ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas recorrendo a todas as fontes e todos os instrumentos considerados adequados;
2. Demonstra alguma capacidade de interpretação dos dados à luz das teorias e da evidência empírica;
3. Demonstra capacidade para sugerir diagnósticos e intervenções terapêuticas adequadas à situação;
4. Desenvolve, sob tutoria, algumas das funções inerentes ao processo de cuidados:
4.1. Função de ajuda
4.2. Função de educação e guia
4.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
4.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
5. Demonstra conhecimento sobre critérios de avaliação de resultados da intervenção terapêutica.
6. Revela competências metacognitivas de pensamento crítico.
1. Desenvolver paulatinamente o processo de cuidados ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas.
Competências:
1. Faz uma avaliação clínica inicial ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas recorrendo a todas as fontes e todos os instrumentos considerados adequados;
2. Demonstra alguma capacidade de interpretação dos dados à luz das teorias e da evidência empírica;
3. Demonstra capacidade para sugerir diagnósticos e intervenções terapêuticas adequadas à situação;
4. Desenvolve, sob tutoria, algumas das funções inerentes ao processo de cuidados:
4.1. Função de ajuda
4.2. Função de educação e guia
4.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
4.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
5. Demonstra conhecimento sobre critérios de avaliação de resultados da intervenção terapêutica.
6. Revela competências metacognitivas de pensamento crítico.
Conteúdos Programáticos
1. Processo de cuidados ao adulto e idoso com afeções, agudas ou crónicas, médicas e cirúrgicas.
1.1. Avaliação inicial com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
1.2. Análise e interpretação dos dados conjugando mais que duas variáveis;
1.3. Participação no planeamento através da sugestão de diagnósticos e intervenções adequadas;
1.4. Prestação de cuidados, sob tutoria, de acordo com o planeado;
1.5. Participação na avaliação de resultados em saúde
2. Funções inerentes ao processo de cuidados:
2.1. Função de ajuda
2.2. Função de educação e guia
2.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
2.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
3. Competências metacognitivas de pensamento crítico
1.1. Avaliação inicial com recurso aos instrumentos clínicos necessários em cada situação;
1.2. Análise e interpretação dos dados conjugando mais que duas variáveis;
1.3. Participação no planeamento através da sugestão de diagnósticos e intervenções adequadas;
1.4. Prestação de cuidados, sob tutoria, de acordo com o planeado;
1.5. Participação na avaliação de resultados em saúde
2. Funções inerentes ao processo de cuidados:
2.1. Função de ajuda
2.2. Função de educação e guia
2.3. Função de diagnóstico e de vigilância do doente
2.4. Administração e vigilância dos protocolos terapêuticos
3. Competências metacognitivas de pensamento crítico
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são a supervisão clínica e a supervisão pedagógica e envolve: Estudante, enfermeiro (tutor) e professor. Os estudantes fazem o Ensino Clínico em unidades/serviços, preferencialmente com idoneidade formativa, pela Ordem dos Enfermeiros, supervisionados por Enfermeiros Supervisores Clínicos, preferencialmente com competências acrescidas em supervisão clínica.
As estratégias utilizadas são: orientação, supervisão direta, colaboração, demonstração, discussão e análise dos processos de cuidados.
Cada estudante realiza pelo menos três processos de cuidados aplicados no contexto médico/ geriatria e três no contexto cirúrgico.
Instrumentos para avaliação: grelhas de observação aplicadas por enfermeiro (60%) e professor (40%). A avaliação é contínua, com reuniões formativas. Realizam-se dois momentos de avaliação formativa e dois de avaliação sumativa. Para aprovação a notação é superior ou igual a 9,5 valores em ambas as avaliações sumativas.
As estratégias utilizadas são: orientação, supervisão direta, colaboração, demonstração, discussão e análise dos processos de cuidados.
Cada estudante realiza pelo menos três processos de cuidados aplicados no contexto médico/ geriatria e três no contexto cirúrgico.
Instrumentos para avaliação: grelhas de observação aplicadas por enfermeiro (60%) e professor (40%). A avaliação é contínua, com reuniões formativas. Realizam-se dois momentos de avaliação formativa e dois de avaliação sumativa. Para aprovação a notação é superior ou igual a 9,5 valores em ambas as avaliações sumativas.
Avaliação
Cada estudante realiza pelo menos três processos de cuidados aplicados no contexto médico/geriatria e três no contexto cirúrgico. Instrumentos para avaliação: grelhas de observação aplicadas por enfermeiro (60%) e professor (40%). Só é permitida a avaliação contínua com reuniões formativas. Realizam-se dois momentos de avaliação formativa e dois de avaliação sumativa. Para aprovação a notação é superior ou igual a 9,5 na avaliação do enfermeiro supervisor e 9,5 na avaliação do docente, nos dois contextos medicina e cirúrgico. A aprovação no EC II requer notação superior ou igual a 9,5 valores em ambas as avaliações sumativas. A nota mínima em cada um dos contextos é 9,5 valores, se existir nota inferior a 9,5 em um dos contextos, o estudante tem de repetir o EC no contexto em que obteve nota inferior a 9,5. A nota positiva será guardada durante 2 anos conforme descrito no regulamento académico.
Bibliografia
Hinkle, J. L., & Cheever, K. H. (2016). Brunner e Suddarth:Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (13 ed.). Editora Guanabara Koogan LTDA.
Lopes, M. (2006). A relação entre enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma terapia de médio alcance. Formasau.
Lourenço, M. J., Ferreira, Ó., & Baixinho, C. L. (2016). Terapêutica de posição - Contributo para um cuidado de saúde seguro. Lusodidacta.
Marques-Vieira, C., Sousa, L., Baixinho, C. L., (Eds.). (2021). Cuidados de Enfermagem à Pessoa com doença aguda (1 ed.). Sabooks Editora.
Marques-Vieira, C., & Sousa, L. (2017). Cuidados de enfermagem de reabilitação à pessoa ao longo da vida (1ª ed.). Loures: Lusodidacta.
Lopes, M. (2006). A relação entre enfermeiro-doente como intervenção terapêutica: proposta de uma terapia de médio alcance. Formasau.
Lourenço, M. J., Ferreira, Ó., & Baixinho, C. L. (2016). Terapêutica de posição - Contributo para um cuidado de saúde seguro. Lusodidacta.
Marques-Vieira, C., Sousa, L., Baixinho, C. L., (Eds.). (2021). Cuidados de Enfermagem à Pessoa com doença aguda (1 ed.). Sabooks Editora.
Marques-Vieira, C., & Sousa, L. (2017). Cuidados de enfermagem de reabilitação à pessoa ao longo da vida (1ª ed.). Loures: Lusodidacta.
Equipa Docente
- Ana Isabel Ramalho Galhanas
- António José Marmelo Lista
- Cátia Sofia Ferrão Ganito
- Cláudia Sofia Orvalho Mendes
- Maria do Céu Mendes Pinto Marques [responsável]
- Maria José Abrantes Bule
- Maria Margarida Palma Goes
- Miguel Jorge Serra Sapateiro Pinto Pedrosa
- Nelson Duarte Valverde Mestrinho
- Rui Miguel Figueira Pereira
- Rute Isabel Quadrado Pires
- Vanda Cristina da Silva Franco Pascoal Ferreira
- Vânia Raquel Dias Nascimento